Expressões em inglês

Aplicativos de idiomas: É possível aprender uma nova língua online?

Uma das ferramentas mais utilizadas da atualidade para aprender um novo idioma é o aplicativo. Mas é possível aprender uma nova língua online? Descubra!

O avanço da tecnologia permitiu que mudanças consideráveis acontecessem em diferentes âmbitos. A educação foi uma das áreas mais impactadas, com a chegada de mídias que propõem novos formatos de aprendizado, como acontece com os aplicativos de idiomas. Mas será que é possível aprender uma nova língua online?

Os aplicativos de língua estrangeira

Dominar outro idioma tem sido um desejo cada vez mais frequente no Brasil, com um número crescente de pessoas em busca de aplicativos e outros métodos online para seus estudos.

E engana-se quem pensa que somente o inglês é visado. De acordo com a plataforma de idiomas Babbel, depois da língua inglesa, o espanhol é o idioma mais procurado pelos estudantes brasileiros, com centenas de inscritos no curso de espanhol online.

Independentemente da língua escolhida, o que os aplicativos de língua estrangeira têm em comum é a proposta de transformar o ensino de um idioma em algo mais simples, acessível e atrativo para os estudantes.

Como os aplicativos de idiomas funcionam

Um dos aspectos mais importantes dos aplicativos é o conceito de gamificação. Trata-se de uma ciência que utiliza princípios de jogos para a realização das mais variadas tarefas – incluindo o aprendizado de um novo idioma.

A proposta segue a prerrogativa de que nosso cérebro é naturalmente atraído por competições, sistemas de cooperação, conclusão de tarefas e recebimento de recompensas. Os aplicativos de idiomas utilizam esses conceitos para manter o usuário engajado no processo de aprendizagem.

Além disso, os apps tem a tecnologia como grande aliada. Isso permite que o estudante seja relembrado de coisas que já aprendeu com uma certa frequência, seguindo a técnica Flash Cards, que tem sido utilizada até mesmo pelo Google Tradutor.

A possibilidade de fazer uma lição a qualquer momento do dia, sem o compromisso fixo de uma aula presencial, também é um dos benefícios dos aplicativos de idiomas. Ao ter liberdade de escolha, o estudante tende a se sentir mais responsável pelo seu aprendizado, impactando na automotivação.

Mas os apps são eficientes?

Ao optar por um aplicativo completo, com diferentes recursos e com lições elaboradas por um time de profissionais, o aluno tem todas as ferramentas para dominar um outro idioma.

Avaliações de estudantes que aprenderam por meio de aplicativos representam um claro demonstrativo da eficiência da ferramenta online.

É claro que esse tipo de aprendizagem depende muito da dedicação do estudante. Mas ao utilizar conceitos de gamificação, flash cards e tecnologias específicas, como reconhecimento de fala, qualquer pessoa tem os recursos necessários para falar uma nova língua.

4 dicas para reforçar o aprendizado

Os especialistas em aprendizado de idiomas são unânimes quando falam sobre a importância de estar sempre em contato com a língua que se quer dominar. Por isso, além de utilizar um app no seu dia a dia, confira 4 dicas para reforçar o aprendizado do idioma estrangeiro:

1. Estabeleça metas com o aprendizado

Nosso cérebro costuma dar mais importância para focar em determinado assunto quando temos uma meta clara. É essa meta que nos mantém motivados no processo de aprendizagem.

Com os idiomas, você pode estabelecer objetivos como: assistir um filme em inglês sem legendas, visitar um país falante de espanhol com domínio do idioma, fazer o pedido em um restaurante no idioma local, enfim.

2. Tente inserir uma palavra nova no seu dia a dia

Uma das vantagens de aprender um idioma com aplicativo é que, todos os dias, você vai aprender alguma palavra nova.

Que tal escolher um termo e tentar usar ao longo do seu dia? Se for um objeto, você pode colar um post-it com a palavra no idioma de estudo, se for um adjetivo, você pode elogiar alguém com ele e, se for um verbo, pode realizar a atividade pensando no termo.

3. Assista séries e ouça podcasts no idioma

Escutar um idioma estrangeiro é fundamental para a compreensão. Por isso, pesquise por séries e podcasts na língua que você está estudando, para acompanhar ao longo do dia.

A Babbel, aplicativo que citamos anteriormente, tem uma sessão de podcasts de diferentes línguas, que são produzidos internamente para diferentes níveis de ouvintes. Além de ouvir no app da Babbel, é possível acompanhar pelas plataformas da Apple e do Spotify.

4. Chame um amigo para aprender

Assim como acontece com a atividade física, em que a prática em equipe costuma ser mais motivadora, chamar um amigo para aprender outro idioma cria a sensação de comprometimento.

Você pode combinar com um amigo uma meta diária em que ambos precisam cumprir. Assim, um incentiva e lembra o outro de que é preciso estudar.

Com a prática diária pelo aplicativo e o reforço com pequenas atividades, evoluir em um idioma estrangeiro é possível de realizar por conta própria. Nada melhor do que utilizar a tecnologia à nosso favor!

Imagem: Freepik

About the author

Pedro