Turismo

Dicas para conhecer o Rio de Janeiro num veleiro

Para esquecer a derrota da seleção no Qatar e começar 2023 em alta, nada melhor do que começar a planear umas férias e alugar um veleiro, não acha? E, calma, falamos em alugar uma embarcação, não em comprar uma! Essa ideia de que umas férias num barco é coisa de gente rica, não é bem assim, como vai ver!

Hoje em dia, é possível alugar um barco com a mesma facilidade de quem aluga um carro ou uma casa de férias. Com a vantagem, é claro, dos preços serem mais convidativos e acessíveis.

E se não tem licença para conduzir uma embarcação marítima, isso não é um problema, uma vez que pode fazer o seu aluguer requerendo a presença de um capitão licenciado a bordo. O que acaba por ser outra vantagem, pois certamente será alguém que não só conhece bem o barco em questão, como também terá um bom conhecimento da zona, podendo mostrar-lhe os recantos menos turísticos e ainda partilhar os segredos da região.

A par de tudo isto, umas férias de barco – seja de um ou vários dias – são sempre uma forma de desconectar, longe das multidões e da confusão! No seu barco só subirá a bordo quem você quiser! Juntos navegarão ao vosso ritmo, parando sempre que quiserem – e onde quiserem – seja para um mergulho, uma refeição ou praticar algum desporto aquático.


Se já está mais convencido desta ideia, explicamos-lhe agora como pode fazer!

Como alugar um barco

Vamos, então, supor que decidiu alugar um veleiro no Rio de Janeiro para as próximas férias – uma excelente opção na nossa opinião!!


Após definir o tipo de embarcação e o destino, deverá indicar o número de dias – colocando a data (ou datas) – e o número de pessoas a bordo. Estes detalhes são muito importantes, pois permitem-lhe ficar a saber a real disponibilidade. Já o número de pessoas pode ser decisivo no preço. Afinal, alugar um barco para mais gente, implica necessitar de uma embarcação maior, o que, eventualmente, acabará por ficar mais caro. Para isso, pode também usar o filtro relacionado com o preço, de modo a impor limites de custo, pesquisando apenas dentro do seu orçamento.

Outros filtros úteis dizem respeito ao número de cabines que necessita (leia-se quartos) e ao número de camas a bordo – algo importante se vai passar mais do que um dia a navegar. Se é um entendido de barcos vai, com certeza, gostar de saber de que dispõe ainda de filtros mais técnicos referentes a aspectos como:

  • Potência do barco
  • Ano de construção
  • Fabricante
  • Etc.

Depois, receberá vários resultados que irão ao encontro do seu pedido. Posto isto, só precisa de selecionar o seu favorito.

Além das descrições alusivas aos veleiros disponíveis para alugar, pode ainda encontrar várias fotografias ilustrativas do exterior e interior do barco.

Igualmente importante é que lhe é logo apresentado o preço, tornando todo o processo muito claro e transparente. Uma vez feita a escolha, só tem de selecionar, indicando os seus dados e fazendo o seu pagamento, que é feito online e de forma segura.

Passeios de veleiro no Rio de Janeiro

Como já viu, alugar o veleiro é bem fácil! Depois só tem de preparar o fato de banho e…. desfrutar do passeio! E para lhe deixar aqui um pouco de água na boca, deixamos-lhe aqui três dicas para um passeio de veleiro pelo Rio de Janeiro.

  1. De veleiro pela Baía de Guanabara

Se optar por fazer um passeio de um dia, a Baía de Guanabara é uma excelente opção. Mesmo para quem conhece bem o Rio, este passeio de barco  permite-lhe conhecer a cidade de outra perspectiva: do lado do mar!

Neste passeio de veleiro, irá percorrer alguns dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como a Urca, o Pão de Açúcar, a enseada de Botafogo ou a Praia do Flamengo. Pode ainda passar por Niterói que, sem dúvida, tem a melhor vista para o Rio de Janeiro!

  1. As principais atracções do Rio

Alugar um barco no Rio, implica um passeio por Angra dos Reis e Búzios. Sim, são certamente destinos populares, mas é fácil entender o porquê – e verá como valem bem a pena! São verdadeiros destinos-postal, de águas limpas e cristalinas, que convidam a muitos mergulhos e banhos de sol. Não se vai arrepender – e vai querer voltar!

Se puder alugar um veleiro no Rio por mais do que um dia, ainda melhor!

  1. Passeio de barco alternativo

Um passeio de veleiro mais alternativo é Paquetá. Muitos referem-se a Paquetá como a “ilha perdida”! A verdade é que apesar de pouco considerada, Paquetá vale bem a pena!

Entre a Baía de Guanabara e um bairro carioca, terá de passar por baixo da Ponte Rio-Niterói. No destino, encontrará um Rio bem calmo, com uma vibe mais de interior, onde várias praias desertas esperam por si. Aproveite para visitar Paquetá e as suas igrejas e ruelas.

 

Agora que as suas próximas férias estão definidas, permita-nos, antes de terminarmos, uma última dica: não se esqueça do protetor solar!

About the author

Pedro