Língua Portuguesa Religião

Convento é onde habita uma comunidade religiosa: confira

O que é um Convento?

Convento, de acordo com o dicionário da língua portuguesa, é uma espécie de moradia em que habita uma comunidade religiosa e onde as pessoas abdicam de suas vidas para se dedicarem exclusivamente à religião.

Origem da palavra

O termo convento, do latim ‘conventus’,  significa “assembleia” e advém originalmente da assembleia romana, onde os cidadãos se reuniam para fins administrativos ou de justiça.

Posteriormente, passou-se a utilizar o termo no sentido religioso do monasticismo, quando para melhor servir e amar a Deus, os homens se retiravam do mundo, primeiro sozinhos, depois em grupos de monges (comunidades religiosas), para edifícios concebidos para este fim, chamados de conventos.

Quando surgiram os conventos no Brasil?

A Coroa Portuguesa sempre estimulou a vinda de portugueses solteiros, que não  hesitavam em manter relações sexuais com as nativas, e de mulheres brancas portuguesas para se casarem com os colonos. Porém, mesmo com a vinda de muitos portugueses, ainda havia um grande desequilíbrio entre homens e mulheres no país, o que obrigou a criação dos conventos masculinos na colônia.

No entanto, apesar desta necessidade social, muitos foram os pedidos para a implantação destas instituições, inclusive para as mulheres devotas ou que estivessem com a honra em perigo por não ter mais um pai, marido ou por conta da ausência prolongada dos pais e demais familiares.

Com o passar do tempo e com a crescente violência contra as mulheres, o padre Manoel da Nóbrega suplicou à coroa para que organizassem “casas de recolhimento com freiras para abrigar meninas indígenas” e assim protegê-las dos “vícios da carne” que se alastravam pela colônia. A criação destas casas foi, de fato, medida eficaz para determinar a abertura de conventos femininos.

Posteriormente, os conventos começaram a ser usados por famílias ricas e religiosas para o envio de jovens que precisavam ser educadas mais rigidamente, costume esse que perdurou por muitos anos

Atualmente, ainda há muitos conventos espalhados pelo Brasil que abrigam homens e mulheres que assumem os compromissos da castidade, da obediência e da pobreza por meio de votos e  renunciam a vida comum para se dedicarem aos serviços da igreja que frequentam, mais conhecidos como monges, padres e freiras.

Conheça alguns dos conventos do Brasil:

Convento do Carmo de Angra dos Reis

O Convento do Carmo de Angra dos Reis está situado na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. O conjunto arquitetônico abrange o edifício do convento, a Igreja do Carmo e a Igreja da Ordem Terceira, ambas igrejas separadas por uma torre sineira. Localiza-se na Rua do Comércio, ao lado da Praça General Osório, no centro da cidade.

Convento do Carmo de Santos

O Convento do Carmo é um convento carmelita da cidade de São Paulo, Brasil, onde pode ser encontrado o do túmulo do patriarca da independência, José Bonifácio

Convento da Lapa

Importante monumento histórico, religioso e arquitetônico localizado na cidade de Salvador, Bahia, no Brasil. É o segundo mais antigo convento feminino fundado em solo brasileiro, sendo o mais antigo o Convento de Santa Clara do Desterro. Ambos estão localizados na Avenida Joana Angélica, na região central da capital baiana.

Convento do Carmo

O histórico Convento do Carmo do Rio de Janeiro localiza-se na Praça XV, no centro da cidade. O atual convento situa-se na Rua Morais e Vale, 111.

Convento de Santo Antônio

O Convento de Santo Antônio é um mosteiro católico pertencente à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Está localizado no alto do Morro de Santo Antônio e voltado para o Largo da Carioca, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. O convento forma, junto com a vizinha Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, um dos mais antigos e importantes conjuntos coloniais remanescentes da cidade.

Convento Ipuarana

O Convento Ipuarana se localiza no município de Lagoa Seca, no estado da Paraíba.

De 1941 até 1971 funcionou no convento o Seminário Seráfico de Santo Antônio (Ipuarana), que durante estes 30 anos formou mais de 3000 alunos.

O Convento de Ipuarana é hoje uma referência para católicos de todo o estado e até mesmo do país, funcionando atualmente como um centro de encontros e convenções.

Igreja e Convento de Nossa Senhora da Piedade

É um templo e convento católico localizado na cidade de Salvador, Bahia. No dia 01 de agosto de 2016, a Igreja foi elevada a título de Santuário Arquidiocesano, pelo Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, em comemoração pelo jubileu dos 330 anos de construção.

Convento da Penha

O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado no município de Vila Velha, estado do Espírito Santo. Está situado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude, sendo uma das igrejas mais antigas do estado, cujas obras avançavam aos poucos e tiveram início por volta de 1558, a mando de frei Pedro Palácios.

Convento de Santa Clara do Desterro

Convento de Santa Clara do Desterro é o mais antigo convento feminino do Brasil. Foi fundado em 1677, em Salvador, capital da Bahia, por monjas clarissas vindas do Mosteiro de Évora, Portugal. Está localizado no bairro do Desterro, a poucos metros da estação de metrô do Campo da Pólvora e da famosa Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana.

Convento e Igreja de Santo Antônio

O Convento e Igreja de Santo Antônio formam um importante complexo edificado da cidade brasileira de Cairu, no estado da Bahia.

A fachada da igreja é considerada uma obra-prima, sendo a primeira manifestação do Barroco arquitetônico no Brasil, e um expressivo e influente exemplo da arquitetura franciscana no país, imitada em vários outros templos nacionais. O convento tem uma decoração mais sucinta, mas também possui vários espaços bastante ornamentados, e em geral suas condições se preservam mais íntegras. Pela sua importância histórica e artística, o complexo foi tombado pelo IPHAN em 1941.

Igreja e Convento de São Raimundo

A Igreja e Convento de São Raimundo é uma construção do século XVIII que foi elevada à categoria de Santuário de Exposição e Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento em 1933, por ocasião do Primeiro Congresso Eucarístico Nacional em Salvador da Bahia.

Localiza-se na rua São Raimundo, região central da capital baiana, entre a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Avenida Sete de Setembro, e a Capela das Relíquias da Beata Lindalva, na rua do Salette.

Convento de Santo Antônio do Paraguaçu

O Convento de Santo Antônio do Paraguaçu foi o primeiro a ser estabelecido no Brasil logo após a independência da custódia de Portugal. Está localizado no povoado de São Francisco do Paraguaçu, Cachoeira e pertence à Ordem Religiosa Franciscana. O imóvel foi tombado em 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Igreja e Convento de São Francisco

A Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas da cidade de Salvador, na Bahia.

Localizadas no coração da cidade, as estruturas foram erguidas entre os século XVII e XVIII e são consideradas uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro. Além disso, foram tombadas pelo Iphan, classificadas como uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo, e fazem parte do Centro Histórico de Salvador, que hoje é Patrimônio da Humanidade.

Convento de Santa Teresa

O Convento de Santa Teresa do Rio de Janeiro, foi fundado no século XVIII e localiza-se no bairro de Santa Tereza dessa cidade.

Convento e Igreja de Santo Antônio

O Convento e Igreja de Santo Antônio é um conjunto arquitetônico católico pertencente à ordem franciscana e está localizada na cidade do Recife, capital de Pernambuco, Brasil.

Do complexo de edifícios, além do convento e da igreja, fazem parte a Capela Dourada (primeiro templo brasileiro a ser integralmente coberto de decoração barroca) e a igreja da ordem terceira de São Francisco.

Convento de Santo Antônio

O Convento de Santo Antônio, localizado no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, é um dos mais antigos do Brasil. Foi fundado em 1606 pelo frei Leonardo de Jesus, na época, Ministro Provincial da Custódia Franciscana.

Hoje é considerado como um bem do patrimônio artístico e histórico, tendo sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 1937.

Convento de São Felix

Localizado na comunidade da Areinha no bairro do Pina, Recife, o convento é conhecido por ter sido residencia de frei Damião e por abrigar, numa capela anexa, o seu túmulo, que recebe milhares de visitantes anualmente.

Convento de São Francisco 

O Convento de São Francisco é parte de um conjunto arquitetônico católico de excepcional importância, que inclui a igreja de nossa senhora das Neves, a capela de São Roque, o claustro e a sacristia. Está situado na cidade brasileira de Olinda em Pernambuco e é o convento franciscano mais antigo do Brasil.

Artigos Relacionados: