Geral

O que é disciplina? Qual seu conceito? Por que é importante ter?

Disciplina

Ter disciplina é essencial em vários aspectos da vida das pessoas de todo o planeta, desde a realização de objetivos pessoais até a manutenção da ordem para que o convívio em sociedade seja possível.

Sem disciplina você não conseguiria sair da cama todos os dias para praticar uma atividade física, ou não alcançaria as metas do seu trabalho, da mesma forma que sem disciplina a vida em sociedade se tornaria impraticável e o mundo seria completamente diferente.

Nesse artigo você vai aprender mais sobre a origem da palavra disciplina, seus vários significados e sinônimos que podem ser muito úteis. Boa leitura.

Origem

A palavra disciplina é um substantivo feminino que tem sua origem na palavra em latim disciplina, que significa “a educação que o discípulo recebia do seu mestre”, originando-se da palavra discipulus, utilizada para fazer referência àquele que aprende.

Qual é o significado da palavra disciplina?

A palavra disciplina é, na grande maioria das vezes, empregada com dois sentidos diferentes.

O primeiro, e mais comum, é para fazer referência a obediência e ao acatamento de regras, normas e procedimentos estipulados em alguma espécie de regimento.

Nesse caso a disciplina também pode ser algo que não está definido em nenhum lugar físico, mas que se entende de consenso de todos, como nas escolas onde alunos que não se comportam da forma como os professores consideram adequada são chamados de indisciplinados, por não seguirem as “regras” de conduta.

No ramo acadêmico a palavra disciplina é utilizada para designar uma área específica do conhecimento, e dentro das escolas dá nome ao grupo de aulas que os alunos receberão e pelas quais serão examinados como forma de avaliação.

Em outras áreas, como nas forças policiais e no mundo corporativo, as regras estão claramente definidas através de regimentos e códigos de conduta previamente definidos, que devem ser observados por todos que estão inseridos naquele contexto, sob pena de punição em casos de indisciplina.

Disciplina

O que é a disciplina militar?

A disciplina militar consiste na observação e acatamento incondicional das regras, leis, normas e disposições que tem como objetivo fazer com que todos cumpram seus deveres de maneira a manter toda a estrutura militar dentro da mais perfeita ordem.

O que é uma disciplina científica?

A disciplina científica, também conhecida como disciplina academia diz respeito a uma área mais específica do conhecimento que é estudada nas universidades, centros acadêmicos e instituições de ensino superior.

Essas disciplinas acadêmicas possuem reconhecimento oficial concedido através de publicações acadêmicas que publicam os resultados dos estudos de determinada área do conhecimento, tanto científicos quanto filosóficos.

Sinônimos para disciplina

  • Regra;
  • Norma;
  • Obediência;
  • Respeito;
  • Organização;
  • Regulamento;
  • Subordinação.

O que é disciplina intelectual?

Apesar de ser um termo ainda considerado recente, a disciplina intelectual surgiu ao mesmo tempo que termos como inteligência operativa, inteligência psicológica e inteligência competitiva estão cada vez mais presentes no cotidiano.

Disciplina intelectual pode ser definida como a capacidade que uma pessoa tem de fazer alguma coisa, mesmo que num primeiro momento não traga qualquer tipo de prazer satisfação ou sensação de realização, mas que se mostra extremamente benéfica no longo prazo.

Disciplina na infância

Disciplina para enfrentar os desafios da vida adulta é essencial, pois sem ela fica praticamente impossível conseguir realizar qualquer coisa de maneira efetiva e duradoura, mas a importância da disciplina começa muito mais cedo.

É na infância que o comportamento das crianças começa a ser moldado, e a noção de regras e deveres precisa começar a fazer parte da rotina dos pequenos para que eles já comecem a compreender a importância da disciplina para diversas áreas da vida.

O primeiro contato mais forte, e muitas vezes chocante, que a criança tem com a disciplina é quando passa a frequentar a escola.

É nessa fase que a criança se vê fora do espaço que ela conhece bem, e muitas vezes controla totalmente, tendo que lidar com outro conjunto de normas impostas por outras pessoas.

Assim essas crianças começam a compreender a disciplina em vários aspectos, tanto na questão escolar quanto na obediência as regras do ambiente onde ela está inserida.

Disciplina

Disciplina e hábitos

A disciplina é essencial também no cotidiano onde precisamos criar, pois é fundamental para que todos possam criar hábitos de acordo com suas necessidades diárias e objetivos de vida.

Ter disciplina é o passo fundamental para que você consiga criar qualquer hábito, desde ler 1 livro por semana, até se preparar para correr uma maratona.

É a disciplina que vai fazer com que você se mantenha motivado para atingir seus objetivos, mesmo naqueles dias em que você não tem a menor vontade de realizar qualquer tipo de tarefa.

Existem provas científicas de que a única forma de se criar hábitos é através da repetição desse novo hábito por um período determinado, e para que isso aconteça a sua disciplina será fundamental.

Autodisciplina

Conjunto de responsabilidades e regras que o próprio indivíduo ou grupo de pessoas se impõe sem que haja qualquer tipo de orientação de terceiros.

Apenas com a autodisciplina é que os indivíduos conseguem criar maneiras de alcançar seus objetivos, como por exemplo a perda de peso para uma pessoa que sofra com a obesidade, ou o fumante que decidiu parar de fumar para evitar problemas de saúde mais graves.

Mesmo que existam grupos onde diversas pessoas se reúnam para ajudar quem sofre com esse tipo de problema, se o indivíduo que se encontra nessa situação não tiver autodisciplina será muito difícil conseguir sucesso em seus objetivos.

Conclusão

Como ficou claro, ser disciplinado é fundamental em diversos aspectos da vida de todas as pessoas que vivem ao redor do mundo, pois sem isso as pessoas não seriam capazes de colocar seus planos em prática, lutar para cumprir desafios e buscar novos limites em todas as áreas da vida.

Além disso, sem disciplina no sentido da obediência as leis e regras, o convívio em sociedade seria muito mais complicado do que já temos atualmente, mesmo sob um vasto conjunto de normas criadas para regular o convívio e a interação entre as pessoas.

Comentar