Geral

Gratidão: definição, origem e significado

Gratidão

A palavra gratidão vem sendo muito usada ultimamente como forma de dizer obrigado por alguma gentileza, auxílio ou favor recebido. Para se ter uma ideia, essa palavra é uma das mais utilizadas nas redes sociais. Vamos entender de onde ela surgiu e porque começou a ser usada aqui no Brasil? Boa leitura!

Cerca de aproximadamente 1,1 milhão de pessoas estão mencionando a hashtag gratidão neste exato momento em que você lê esse artigo. Datas comemorativas como o Natal e o Ano Novo por exemplo, esse número pode duplicar.

Expressar o sentimento de reconhecimento por algo bom que nos aconteceu faz muito bem para a saúde de um modo geral. Sentimentos como amizade, fidelidade e amor nascem desse gesto, pessoas que sofrem com depressão podem se beneficiar com essa prática de agradecer.

Utilizar essa palavra deve ser no sentido de expressar o obrigado sem receber nada em troca. Aliás, não existe troca! Isso faz com que a pessoa que provocou o bem estar se sinta muito feliz, e sem pedir acabou recebendo também.

O que é gratidão e de onde surgiu essa palavra?

A palavra gratidão vem do latim gratitudine e em português significa o reconhecimento por algo benéfico que tenha acontecido com você. Aliás, essa é uma das qualidade da pessoa que é grata, ela consegue reconhecer os benefícios recebidos.

De acordo com o mais importante pesquisador sobre o tema, o cientista Dr. Robert Emmons, existem dois importantes componentes que são responsáveis por gerar sentimentos positivos tanto na pessoa que expressa o sentimento de gratidão, quanto na pessoa que recebe.

  • Reconhecer que existem coisas boas e positivas no mundo e que esses benefícios e dádivas podem chegar até você;
  • Reconhecer que esse sentimento só é possível se existir humildemente a pequena dependência de outro ser que nos ajuda a tornar-nos melhores.

É a partir desses dois importantes componentes que é possível dizer que esse sentimento tem uma importante comoção social e que só existe se realmente tiver a troca com outra pessoa, ser ou filosofia de vida.

De onde veio a palavra?

Acredita-se que a palavra gratidão tenha surgido das filosofias orientais como o Yoga e o zen budismo. Inclusive para as pessoas que praticam esses ensinamentos, ser grato é uma coisa completamente natural.

Gratidão

Como funciona ser grato?

Ter esse sentimento de gratidão é algo que transcende o nosso conhecimento racional. É um estado de espírito onde é possível, onde não existe relação apenas a acontecimentos bons. É possível ser grato a acontecimentos não tão agradáveis.

Geralmente ter esse sentimento em situações desagradáveis é reconhecer que alguma lição pode ser aprendida neste momento.

Pessoas que sofrem de depressão tendem a enxergar a vida apenas de uma maneira e na maioria delas, negativamente. Ao desenvolver o agradecimento pelos fatos da vida, sejam eles bons ou ruins, a tendência da tristeza diminuir é enorme.

Inclusive existem cada vez mais pesquisas que indicam que pessoas gratas sofrem menos.

Benefícios observados com a prática da gratidão

Muitos benefícios são observados em pessoas de qualquer idade que começam a praticar a gratidão. Essa emoção social e fortificadora permite que os relacionamentos se estabeleçam.

Os benefícios mais evidentes estão nos aspectos físicos, emocionais e social.

Fizemos uma lista para você conhecer que benefícios são esses que foram observados. Confira:

Benefícios físicos

  • Aumento e fortalecimento do sistema imunológico;
  • Baixa pressão arterial;
  • Diminuição de dores no corpo físico;
  • Sono tranquilo e regular.

Benefícios sociais

  • Tendência positiva em perdoar com mais facilidade;
  • Aumento da generosidade;
  • Diminuição do sentimento de solidão;
  • Aumento da disposição de fazer novas amizades;
  • Melhora da autoestima.

Benefícios psicológicos

  • Melhoria da concentração;
  • Melhoria da disposição e da concentração;
  • Aumento dos sentimentos de felicidade e otimismo;
  • Aumento dos níveis de emoções positivas.

Gratidão

5 dicas para você começar a praticar a gratidão

Tudo aquilo que fazemos como prática pode se tornar um hábito se tivermos disciplina. Para começar a praticar a gratidão e torná-la um hábito, basta se empenhar nas dicas que vamos te dar a seguir.

Listamos 5 dicas muito especiais para te ajudar a ter esse sentimento presente na sua vida. Esperamos que goste!

1 – Creia em alguma coisa

Crer em alguma coisa não se limita apenas em filosofias religiosas. Estudos apontam que quando cremos em algo e nos reportamos a ele quando situações acontecem, o cérebro cria conexões de esperança e fé.

Esse pode ser um excelente gatilho para você experimentar esse sentimento de gratidão.

2 – Ligue para pessoas queridas

Faça uma lista de todas as pessoas que você gostaria de conversar e tenha como meta, fazer uma ou duas ligações por semana para saber como elas estão. Essa ligação deve ser regada de muito amor e sentimentos fraternos.

Evite fazer ligações para brigar com alguém ou ter algum desentendimento. O foco é se tornar uma pessoa grata.

3 – Experimente fazer algum trabalho voluntário

Sim, o trabalho voluntário é muito importante para quem está passando por algum problema na vida.

Pesquisas apontam que quando estamos em contato com pessoas em situações menos favorecida do que a nossa, o surgimento da solidariedade e fraternidade acontece de maneira mais fácil.

4 – Que tal conversar com o autor?

Sabe aquele livro que você está lendo e de certa forma ele acabou te tocando de maneira muito positiva? Então, que tal de repente escrever para o autor e dar a ele um feedback positivo?

Ele vai se sentir muito feliz! E não pense que é difícil assim conseguir o contato dele não! As redes sociais estão aí para encurtar o caminho.

5 – Construa laços de amizade positivas

A ingratidão e os sentimentos negativos podem estar diretamente ligados com o tipo de amizade que você tem sabia?

Analise a sua rede de amigos, como eles são?

Possuem maior tendência a gratidão ou não? Se a resposta for negativa, e você quer construir sentimentos nobres dentro de você, acho que está na hora de fazer novos laços, o que acha?

Eu sei que para fazer uma nova amizade pode levar um tempo, mas se valer a pena, qual o problema? Mesmo demorando, serão laços duradouros.