Geral Língua Portuguesa

O que é ilusão? Significados e conceitos

A palavra ilusão tem a sua origem no latim, illudere que tem por significado “iludir” e “enganar”. Portanto, a palavra é utilizada para se referir a algo que confunde (ou engana) os nossos sentidos e a nossa mente. O resultado disto é que o nosso cérebro interpreta de forma errado o fato ou a sensação sentida.

Com a ilusão a aparência real das coisas é trocada por uma ideia falsa. Podendo se referir também à um devaneio, um produto da imaginação ou mesmo um sonho.

Tipos de ilusão

Existem diversas formas de ilusão que podem ser utilizadas no nosso dia-a-dia. Veja a seguir quais são estes tipos.

Ilusões de ótica

Nas ilusões de ótica, o sentido enganado é a visão, onde a mente interpreta o que vê de maneira equivocada. Dentre as principais ilusões deste tipo é possível destacar:

  • Figuras ambíguas, em que duas ou mais formas formam figuras completamente diferentes;
  • Perspectiva, como por exemplo a famosa foto de alguém segurando a torre de Piza;
  • Tamanho,
  • Cor, um bom exemplo é aquela foto que viralizou na internet e foi muito discutida sobre o vestido ser azul e preto ou branco e dourado,
  • Ilusões de luminosidade

O cinema, a televisão e diversas outras formas de animação utilizam muito a ilusão de movimento. Neste caso a velocidade com que o estímulo visual é processado dão a impressão de movimento. Este fenômeno é chamado de “persistência da retina”.

Os filmes 3D foram criados especificamente para confundir o cérebro dos espectadores. Eles são a impressão de que as imagens são reais, autênticas e parecem estar saindo da tela.

As miragens são uma forma bastante conhecidas de ilusões. Elas são o resultado da atmosfera, permitindo até mesmo ser fotografadas. As miragens são um estímulo visual real, apesar de causar percepções incorretas. Sem dúvida a miragem de ver água no deserto é a mais conhecida delas.

Muitos números de mágica também exploram as ilusões visuais para entreter o público.

Ilusões auditivas

As ilusões auditivas são muito utilizadas em efeitos sonoros e processamento de áudio. Um exemplo é como a tecnologia permite simular tons mais graves do que realmente eles são e do que o equipamento permitiria produzir.

Outro bom exemplo de ilusão auditiva é o famoso áudio 5.1, muito comum na casa de muitas pessoas e nos cinemas. Através de diferentes canais de som, todos posicionados de forma estratégica, você tem a impressão de estar dentro do filme.

Ilusões gustativas, táteis e olfativas

Há ainda diversas outras situações que são capazes de enganar os outros sentidos. Estas ilusões são geradas baseando-se na persistência de uma determinada situação ou no contrato entre situações.

Podemos citar como exemplo a seguinte situação: se você mantiver a mão em água fria por muito tempo, e em seguida colocá-la em uma água que está à temperatura ambiente, a sensação sentida é de que a água está quente. O mesmo tipo de contraste pode ser observado no caso da ingestão de um alimento que seja muito doce e em seguida outro amargo. O gosto amargo parecerá mais forte do que ele realmente é.

Como ilusão tátil é possível citar uma que tem natureza médica. Quando um indivíduo possui um membro que foi amputado, o cérebro ainda “sente” este membro. Esta alucinação é o chamado membro fantasma. Como a mente ainda acredita que o membro existe, a pessoa sente dor e coceira neste membro que está ausente.

Cinemas modernos, a combinação de diferentes ilusões

Uma grande tendência dos cinemas modernos é sem dúvida alguma a combinação de diversas ilusões.

Os cinemas 3D ganharam um público muito fiel. Nos filmes exibidos nestes cinemas você recebe um óculos ao entrar na sessão, que permitiram que você tenha realmente a sensação 3D. Os filmes mais exibidos nestes cinemas são os filmes de ação, em que você consegue ver carros, motos, aviões e até mesmo pessoas pulando da tela em sua direção.

Mas, além deste que mencionamos, há ainda os cinemas 4D, que são considerados uma verdadeira revolução do mundo cinematográfico. Quem optar por ver um filme em um destes cinemas, com certeza terá um experiência única.

Neste tipo de salas, é possível ter a experiência de muitos outros fenômenos que ocorrem no filme. Eles possem tecnologia capaz de adicionar movimento, vibrações, vento, neblina, perfume, iluminação e outros efeitos físicos a um filme. Todas as ilusões e efeitos utilizados são meticulosamente preparados, de forma a transportar o telespectador diretamente para dentro do filme.

Os museus da ilusão pelo mundo

As pessoas se sentem tão atraídas pelo fenômeno das ilusões, não apenas pelos shows de mágica que são um grande sucesso, mas também pelos chamados “Museus das Ilusões”. É possível encontrar estes estabelecimentos pelo mundo todo.

Recentemente Toronto, no Canadá inaugurou um museu. Mas eles também podem ser encontrados em Berlim (Alemanha), Vilnius (Lituânia), Nova York (Estados Unidos da América), Atenas (Grécia), Dubai (Emirados Árabes), Viena (Áustria) e muitos outros. Portanto, se você é fã destas experiência, na sua próxima viagem de férias, procure se a cidade que você irá  visitar possui um museu das ilusões e se divirta tirando muitas fotos engraçadas.

Em geral, estes museus são muitos interativos. Os visitantes podem criar as suas próprias ilusões. Além disso, é bastante comum que eles tenham diferentes salas, cada uma com uma temática diferente.

As salas contendo cômodos inteiros de cabeça para baixo, com imagens 3D e brincando com a perspectiva. O resultado é que eles são realmente divertidos, e dá para ser divertir muito visitando um destes museus.

Diga-nos o que você achou do nosso artigo sobre ilusão. Ainda ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência de ilusão que marcou a sua vida? Deixei um comentário abaixo que nós responderemos. E não se esqueça de compartilhar este texto nas suas redes sociais.