Meio Ambiente

Meio ambiente: conceito e significado

O meio ambiente é o ambiente que nos rodeia, o que afeta e condiciona as circunstâncias da vida de um sujeito ou de uma sociedade.

Ele é o conjunto de componentes:

  • Biológicos;
  • Físico-químicos;
  • Sociais;
  • Culturais.

Estes existem em um determinado lugar, influenciando a vida dos seres humanos. Incluem não apenas o espaço, mas também o solo, o ar, o clima, a água e seus relacionamentos.

As transformações do meio ambiente

Devido à sua etimologia, a palavra “meio” significa “gênero neutro” e ambiente vem de ambiens, que significa “estar em ambos os lados”.

O espaço onde os seres vivos interagem (fatores bióticos) é o ambiente. Este sistema é moldado não apenas pelos seres vivos, mas também por fatores abióticos (solo, clima, água). Isso inclui elementos artificiais como a urbanização e qualquer trabalho feito pelo homem através da construção, folclore e costumes do lugar.

O desenvolvimento das civilizações, o crescimento demográfico e os avanços da ciência e tecnologia, permitiram um avanço do homem sobre a natureza. Por sua vez, isso teve um impacto nocivo sobre o meio ambiente.

A partir da revolução industrial começa uma era em que grandes mudanças são feitas cada vez mais, gerando poluição ambiental. As ações que afetam seriamente a sustentabilidade, bem como a qualidade de vida das futuras gerações são:

  • A exploração da mineração e recursos fósseis;
  • O abate indiscriminado de florestas;
  • O esgotamento dos recursos naturais;
  • A destruição do equilíbrio ecológico.

A poluição ambiental pode ter origem doméstica, familiar e industrial. Esta última seria a partir dos resíduos tóxicos, com efeitos prejudiciais para a saúde e a segurança, não só do homem, mas também do resto dos seres vivos.

Meio ambiente: um assunto em pauta há anos

Hoje em dia, a expressão “meio ambiente”, é frequentemente usada por quase todas as pessoas à nossa volta, na televisão e nos jornais. Cada um está falando sobre a proteção do nosso meio. Cúpulas globais estão sendo realizadas regularmente para discutir questões ambientais.

Durante os últimos cem anos, a relação mútua entre meio ambiente, organização social e cultura foi discutida em sociologia, antropologia e geografia. Tudo isso mostra a importância crescente dessa questão. Além disso, é um fato que a vida está ligada diretamente ao meio em que vivemos.

A ecologia como matéria de estudo

As ciências sociais tomaram emprestado o conceito de ecologia da biologia. Como ramo da biologia, a ecologia é o estudo da relação entre os seres vivos e seu meio ambiente.

A sociologia tem sido muito influenciada pela biologia. A sociologia também estuda a relação entre homem e meio ambiente através da ecologia. O campo de estudos da ecologia humana na sociologia está centrado no homem e em seu habitat.

O crédito de começar o estudo da ecologia humana no campo da sociologia vai para Park e Burgess. Existe uma estreita relação entre homem e meio ambiente. Por um lado, o homem nasce no ambiente e estabelece harmonia com o meio ambiente. Por outro lado, o homem se cansa de controlar seu ambiente e o muda de acordo com suas exigências. Por isso, requer uma compreensão do ambiente como um todo do qual o homem faz parte.

Significado e definição

O termo meio ambiente foi derivado de uma palavra francesa “Environia” significa cercar. Refere-se a ambientes abióticos (físicos ou não vivos) e bióticos (vivos).

O meio ambiente e os organismos são dois componentes dinâmicos e complexos da natureza. O ambiente regula a vida dos organismos, incluindo seres humanos. Os seres humanos interagem com o meio ambiente com mais vigor do que os outros seres vivos. Comumente, o ambiente refere-se aos materiais e forças que envolvem o organismo vivo.

Meio ambiente é a soma total das condições que nos rodeiam em um determinado ponto de tempo e espaço. É composto pelos sistemas de interação de elementos físicos, biológicos e culturais que estão interligados tanto individualmente quanto coletivamente.

Ambiente é a soma total das condições em que um organismo tem que sobreviver ou manter seu processo de vida. Ele influencia o crescimento e desenvolvimento de formas vivas.

Em outras palavras, o meio ambiente se refere àqueles ambientes que cercam os seres vivos de todos os lados e afetam suas vidas. Consiste em atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Seus principais componentes são solo, água, ar, organismos e energia solar. Ele nos fornece todos os recursos para levar uma vida confortável.

Algumas outras definições sobre ambiente e meio ambiente

  • O ambiente é qualquer coisa que rodeie imediatamente um objeto e exerça uma influência direta sobre ele;
  • O meio ambiente é uma força externa que nos influencia;
  • O ambiente refere-se a qualquer coisa que esteja imediatamente ao redor de um objeto e exerça uma influência direta sobre ele;
  • O meio ambiente se refere àquelas coisas que, embora distintas de nós, afetam nossa vida ou atividade;
  • O ambiente pelo qual o homem é cercado e afetado por fatores que podem ser naturais, artificiais, sociais, biológicos e psicológicos.

Componentes do meio ambiente

O meio ambiente consiste principalmente de atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Mas pode ser dividido em dois tipos, como:

  • Micro ambiente – O micro ambiente refere-se ao entorno local imediato do organismo;
  • Macro ambiente – O macro ambiente refere-se a todas as condições físicas e bióticas que envolvem o organismo externamente.

Também pode ser dividido em dois outros tipos, como:

  • Físico – O ambiente físico refere-se a todos os fatores abióticos ou condições como temperatura, luz, chuva, solo, minerais, etc. É composto de atmosfera, litosfera e hidrosfera;
  • Ambiente biótico – O ambiente biótico inclui todos os fatores bióticos ou formas vivas como plantas, animais, microrganismos.

Comentar