Língua Portuguesa

Sensata: palavra utilizada para descrever quem possui bom senso. Entenda!

O que significa sensata

A palavra ‘sensata’ é um adjetivo feminino usado para caracterizar seres que possuem sensatez ou bom senso. Ou seja, seres que têm a capacidade de julgar de forma correta e coerente cada situação individualmente.

Uma pessoa sensata é uma pessoa que possui grandes virtudes e conhecimentos de vida e, através desse conhecimento, consegue tomar decisões assertivas ou inequivocadas.

Veja também – Significado de absenteísmo

A palavra sensata, dependendo do contexto, pode ainda fazer menções a alguém modesto, quieto ou discreto em suas atitudes.

Sendo assim, ser sensata é ser alguém que age somente depois de pensar bastante, que tem equilíbrio em suas atitudes e que possui discernimento no momento da fala.

Obviamente, como não é difícil de imaginar, o oposto de uma pessoa sensata é justamente uma pessoa insensata. Isso quer dizer que quando um indivíduo age com imprudência, inconsequência e sem bom senso, essa pessoa está sendo insensata.

Sensata sinônimo

São considerados sinônimos de sensata as seguintes palavras:

  • Equilibrada, sábia, cautelosa, ponderada, discreta, reservada, recatada, etc.

Sensatamente

A palavra ‘sensatamente’ é classificada como um advérbio, cujo sentido está relacionado a agir de forma sensata. Ou seja, ao agirmos de modo prudente, cauteloso, com sabedoria… estamos agindo sensatamente.

Fada sensata

O termo ‘fada sensata’ é uma gíria usada na internet para caracterizar positivamente a figura de uma mulher.

Ao proferir o termo a alguém, você estará dizendo a essa pessoa que ela está agindo de forma correta ao falar ou ao se comportar de alguma forma.

Por ter surgido nesse “mundo online”, a gíria começou a ser disseminada principalmente nas redes sociais. No entanto, o termo não ficou apenas na internet, pois toda vez que uma mulher profere um comentário inteligente e coerente com determinada situação, essa pessoa pode ser chamada de ‘fada sensata’, seja aonde for.

O vocábulo surgiu no meio LGBTQ para fazer menção a pessoas que agiam com bom senso em falas e comportamentos. Hoje, é utilizada para elogiar atitudes e, principalmente, discursos de mulheres empoderadas e inteligentes.

A palavra ‘fada’ sempre muito utilizada para caracterizar aspectos físicos ou comportamentos fofos, mas a partir do ano de 2018, a palavra sofreu um upgrade e hoje é utilizada para dar espaço de fala a mulheres que sabem do que estão falando.

Artigos relacionados

About the author

Jessica