Tecnologia

Significado de browser: veja a definição e conceito desse termo

O que é?

Browser refere-se a um programa desenvolvido para a navegação na internet, capaz de processar diversas linguagens, como PHP, ASP e HTML. A interface varia de acordo com a marca escolhida pelo usuário.

Definição:

  • Origem: Do inglês “browser”, que significa “procurar”.
  • Sinônimos: Navegador.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino.

Entenda melhor o que significa browser

browser nada mais é que um navegador para internet. Em tradução literal para o português, o termo significa olhar casualmente para alguma coisa ou procurar. Logo, pode-se dizer que um browser é um navegador que ajuda o usuário a encontrar o que procura na internet.

Na prática, o web browser, como também é chamado, é encarregado de guiar a comunicação com os servidores, processando os dados recebidos pelos servidores de internet, bem como as respostas a eles. Anos atrás, os primeiros browsers continham apenas textos. Porém, com o tempo, passaram a ser aperfeiçoados com mecanismos para interagir com o internauta, a partir de interfaces coloridas, rápidas e de fácil acesso.

A título de curiosidade, o primeiro browser foi criado em 1990, chamado de World Wide Web e, pouco tempo depois, foram criados outros. Alguns dos principais navegadores são o Internet Explorer, surgido em 1995, e que passou muitos anos como o browser mais usado em todo o mundo. Porém, atualmente, perdeu a liderança para outros, como o Mozzila Firefox, criado em 1994; para o Safari, lançado em 2003 pela Apple; e, ainda, para o Google Chrome, disponibilizado em 2008 pelo Google e até hoje o mais usado.

No fim das contas, o fato é que todos os navegadores possuem a mesma função, que é a de possibilitar o uso da internet pelo usuário. No entanto, vale a pena acertar na escolha e optar por aqueles que são mais ágeis e rápidos. Outros possuem novas técnicas e são mais modernos. Seja qual for o que você escolher, de acordo com a marca de sua preferência, a disputa é acirrada no mercado de tecnologia, mas todos permitem a experiência de navegação na internet.

Além disso, os browsers possuem plugins que podem ser instalados para ativar diferentes funcionalidades, possibilitando para que o internauta possa acessar diferentes tipos de aplicativos e conteúdos na web. Um browser game (ou “jogo browser”, em tradução para o português) é um jogo que permite que o usuário jogue online, a partir de um navegador que é utilizado para acessar a internet.

E aí? Gostou de saber o significado de browser? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Até a próxima…

Leave a Comment