Expressões em inglês

Significado de upload: conceito e definição

Para algumas pessoas, muitos termos e nomenclaturas tecnológicas ainda são uma incógnita. O termo upload, por exemplo, muitas pessoas usam, mas não sabem ao certo o seu real significado. Seja de maneira online ou não, ele sempre está lá. Vamos entender a seguir o seu significado e para que ele serve de fato.

Com o avanço tecnológico, fomos obrigados a aprender a mexer nos computadores, mesmo não tendo muitas habilidades, para diversos processos ele é essencial e fundamental.

Acontece que a cada ano, novos termos surgem e nos perdemos um pouco sobre para que de fato ele serve dentro desse emaranhado tecnológico.

A velocidade da internet é absurdamente rápida, e nos mantermos atualizados é ótimo para nossa ascensão tecnológica. Upload é um dos termos que deixam as pessoas extremamente confusas e cheias de dúvidas.

O que é upload?

De origem inglesa, o termo upload significa basicamente o ato de enviar alguns dados de um computador local para um servidor remoto, por exemplo, utilizando geralmente a internet para fazer essa ação.

Você já deve ter ouvido falar do YouTube. Este site é o maior em envios de vídeos na internet. Quando um usuário acessa a internet utilizando um browser qualquer e envia um dos seus vídeos para o YouTube, esta ação que está fazendo chama-se upload.

Ou seja, ele está enviando o vídeo do computador dele para um servidor localizado no YouTube.

Essa mesma ação acontece em outros sites também, por exemplo, quando queremos a nossa foto exposta em alguma galeria online, a imagem deverá ser enviada por upload.

Como funciona uma transferência de dados?

A comunicação e operações feitas em uma rede de computadores é feita através da comunicação entre uma ou mais partes. As páginas acessadas através de um navegador, contém um computador que está pedindo essas informações e outro que disponibiliza.

Esse tal computador que disponibiliza as informações é chamado de servidor pelos técnicos em informática. Já os computadores que estão pedindo as informações, são chamados de clientes. Durante o acesso as páginas da internet, diferentes informações são trocadas como textos, imagens, vídeos e conteúdos diversos.

O que é um download?

O download ocorre quando um servidor manda dados para o computador de um cliente. Já o upload é o caminho inverso, é quando o computador do cliente que manda conteúdos para o servidor de internet.

A maioria dos usuários de internet estão mais acostumados com o termo download do que upload. Isso acontece, porque a maioria das pessoas acessam a internet com a finalidade principal de baixar arquivos e conteúdo do que o mandar para a rede.

Com base nesses dados não é à toa que o Brasil foi considerado um dos públicos que mais consomem informações na internet.

O que significa salvar na rede?

O termo upload é muito mais aplicado quando ocorre o envio de dados para um servidor e onde esse conteúdo precisa necessariamente ser salvo. Portanto, mesmo que esse termo seja usado frequentemente, ele faz mais sentido quando esses dados forem salvos em um servidor por um determinado tempo.

Quando você envia um arquivo anexado em um e-mail, ele pode ser chamado com esse termo, porém, quando você faz uma simples pesquisa no Google do seu computador, ele não recebe esse nome. Mesmo sendo leigo dá para entender o que esse termo significa.

É normal você estar navegando na internet e se deparar com um botão escrito upload. Em alguns sites essa opção é mais normal, principalmente naqueles próprios de hospedagem de conteúdo, site de fotos como o Picasa ou até mesmo quando mandamos novos vídeos para o YouTube. Nesses sites, todo o conteúdo é enviado pelos usuários que fazem o envio de arquivos.

Upload na nuvem, o que é?

O termo upload nunca esteve tão em evidência quanto com a nova tendência chamada de “Computação nas nuvens” ou “Cloud Computing”. Neste serviço, os dados são disponibilizados de maneira a facilitar a vida do usuário que possui diversos arquivos e dados e que principalmente precisam ser acessados de qualquer lugar a qualquer hora ou que tenham pouca memória em seus computadores.

O serviço de armazenamento na nuvem ou cloud possibilita o envio de arquivos por diferentes vias e não somente por links vindos de um site. O Dropbox é um exemplo de que você pode salvar os seus arquivos normalmente. A única diferença nesse processo é que o conteúdo acaba ficando salvo de maneira sincronizado com a sua contraparte na internet.

Taxa de upload na sua conexão

Um dos detalhes mais importantes durante o seu upload diz respeito a velocidade que a sua internet possui. A maioria das operadoras quando vendem seus serviços de internet sempre colocam na propaganda em letras garrafais quantos megas oferecem e qual a taxa de download, ocultando a de upload.

Essa taxa oferecida pelas operadoras para fazer o upload não chega nem na metade do que oferecem para download. Isso não é tão prejudicial assim, se você for fazer tarefas simples. Agora se jogar um game online, com certeza os atrasos lhe darão nos nervos. Portanto, não tenha receio de fazer todas as perguntas em relação a essas taxas.

Antigamente utilizava-se muito o torrent, para fazer o compartilhamento de aplicativos. Esses programas permitem que mais pessoas peguem arquivos de você, fazendo com que o consumo da taxa de envio seja muito alto, prejudicando e muito a velocidade de navegação.

3 dicas para melhorar a sua internet

Para melhorar a velocidade da sua internet e com isso fazer com que o seu upload seja feito de maneira mais rápida, listamos algumas dicas bem legais. Acompanhe:

1 – Verifique o seu computador

As vezes o problema com a velocidade da internet está justamente no próprio computador, então a dica é fazer uma bela limpeza nele e verificar se ainda vale a pena mante-lo com você.

Muitas vezes comprar um novo pode ser a solução.

2 – Faça um controle sobre os seus aplicativos

Preste atenção em todos os aplicativos que estão presentes no seu computador, eles podem estar sugando toda a sua internet.

Netflix, jogos online, e torrentes podem ser os verdadeiros vilões, principalmente se na sua casa tiver Wi-Fi.

3 – Posicione o seu roteador em um lugar bom

Um transmissor de sinal como o roteador deve ficar em um local livre de obstáculos e alto para poder transmitir o sinal perfeitamente.