Língua Portuguesa Uncategorized

O que é exceção? Conceito e exemplos

O que é exceção?

Usamos a palavra exceção sempre que queremos fazer referência a algo que não é comum, que não segue às regras ou padrões. Quando dizemos que algo é uma exceção quer dizer que aquilo é anormal, que é inédito, diferente e não costuma acontecer.

Uma exceção ocorre quando um fato foge às expectativas e apresenta-se de uma maneira inesperada. É quando aquilo que é comum, esperado, tradicional não acontece da mesma maneira de sempre, ou seja, aconteceu uma exceção à regra.

Ela também pode indicar um favorecimento, um privilégio ou vantagem de escapar das normas, de realizar algo diferente daquilo que é esperado. E ainda, pode representar uma forma de exclusão ao indicar que algo não está dentro de uma norma ou padrão.

Exceção: o que é?

Quando algo acontece de uma maneira inesperada, diferente daquilo que se está acostumado, gerando um ineditismo, uma surpresa, fugindo do que acontece sempre, temos uma exceção. Por exemplo, se ao final de todas as aulas a professor tem o costume de passar uma atividade e hoje isto não aconteceu, houve uma exceção.

A expressão pode ser utilizada em relação à objetos, pessoas ou situações. Assim, podemos usar a palavra para dizer, por exemplo, que um funcionário é uma exceção. Ou seja, estamos mencionando que algo no comportamento dele o faz diferente dos demais. Ou ainda, quando dizemos que o sabor menor azedo daquele limão, é uma exceção se comparado ao sabor dos demais.

Exceção também pode ser entendido como a apresentação de algo raro, ou seja, neste sentido a palavra é utilizada para designar que algo inédito acontece, que é possível se identificar um fato diferente daquilo que é comum. É a ruptura com o que é tradicional.

A quebra de uma expectativa também é uma exceção. É quando algo que é comum, por algum motivo não acontece, ou quando ocorre diferentemente da maneira como se está acostumado. Este fato inédito é uma exceção. É o inusitado ou surpreendente.

E ainda, podemos usar o termo para explicarmos aquilo que, por algum motivo esteja distante ou separado dos demais. Por exemplo, se dissermos “aquele aluno era o único que ainda não havia completado a tarefa, mas com o a ajuda dos colegas, ele deixou de ser a exceção da turma”.

O que é exceção?

Exceção: conceito, definição e significado

A palavra exceção é um substantivo feminino, originado na expressão em Latim “excedere” que quer dizer “ir além da conta, retirar-se, ir embora, abandonar ou sair”. Com o passar do tempo o termo passou a designar tudo aquilo que foge ao comum.

Segundo os dicionários, a palavra designa aquilo que se desvia das regras, normas e expectativas. A exceção é algo que não segue o padrão, que se apresenta de uma forma diferente do esperado. Uma exceção é um desvio, uma surpresa, algo inédito.

A palavra se escreve corretamente utilizando “ç” e o termo “excessão” não está correto, mas é frequentemente confundido por ser derivado da palavra excesso. Porém ambas palavras possuem diferentes significados.

Um comportamento inusitado ou diferente do normal, pode ser entendido como um exemplo de exceção. A falta ou atraso de um funcionário, que é sempre pontual, é uma exceção em seu comportamento.

Dependendo do contexto, a palavra também pode ser usada para fazer referência à uma situação de obtenção de vantagem ou de privilégio. Quando se diz que “foi aberta uma exceção”, isto pode indicar que alguém conseguiu fugir à regra, não precisou submeter-se à uma norma, tendo recebido benefícios em razão desta exceção.

A palavra também pode ser utilizada no sentido de excluir. Assim, dependendo do uso ela poderá indicar a exclusão, isenção, reserva, ressalva ou restrição. Por exemplo, quando dizemos “todos precisam usar o crachá, exceto o dono da empresa”.

Na legislação e no estudo do direito, a palavra exceção ganha um sentido mais amplo. No qual, a palavra é utilizada para se referir à chamada defesa indireta. Isto ocorre quando o réu solicita a exceção de se encerrar a causa em razão da demora em acontecer o julgamento. Assim, busca-se adiar, paralisar ou encerrar o caso.

Uma expressão popular, na qual o termo também é utilizado, é a frase “toda regra tem uma exceção”. Segundo este ditado, tudo aquilo que possui uma norma, um ordenamento também possui possibilidades de escapar, desviar, fugir do que é normal.

Assim, segundo a lógica do ditado popular, em toda regra existiriam maneiras de se isentar, desrespeitar ou não cumprir com o padrão, com aquilo que é determinado. Infelizmente, esta expressão é muito usada para justificar comportamentos antiéticos.

As palavras mais comuns, que são sinônimos de exceção são exclusão, desvio, regalia, reserva, ressalva, restrição, isenção, vantagem. Já os antônimos da palavra são: comum, normal, padrão, regra, norma, inclusão.

Tudo aquilo que é uma exceção mostra-se diferente dos demais. Ou seja, suas características são melhores, piores ou diferentes quando comparados aos demais.

Portanto, exceção se refere aquilo que rompe com o padrão, que se apresenta de maneira excepcional, aquilo que não era esperado, que surpreende ou se difere.

O que é exceção?

Exceção: exemplos de utilização da palavra

Como vimos, a palavra exceção possui alguns significados que ganham sentido dependendo do contexto ou situação na qual ela é utilizada. Vamos acompanhar alguns exemplos do uso da expressão e sentido para qual foi empregado.

“Não haverá exceções nesta norma, qualquer desvio será devidamente punido”.

“Exceto três alunos, todos os outros vieram para o passeio com o uniforme escolar. ”

“Com exceção do padre, todos os presentes aplaudiram o discurso”.

“Os horários de atendimento estão preenchidos mas tentaremos abrir uma exceção para o seu caso”.

“Infelizmente o seu comportamento correto é uma exceção entre os demais”.

“Haverá apenas esta exceção para entrega dos documentos, aproveite e não perca o prazo. ”

“Oferecer um desconto maior é uma exceção que foge à política de preços da empresa”

“Não esperávamos um desempenho tão bom. Foi uma exceção ao que estamos acostumados”.

“Todos, sem exceção, devem entregar o trabalho na data que foi determinada. ”

“Os resultados da equipe nos últimos jogos se mostram uma exceção em relação ao desempenho apresentado ao longo da competição. ”