Arte Educação

Expressionismo: movimento artístico que busca valorizar os sentimentos e expressões humanas. Entenda!

O que é Expressionismo

Expressionismo é o nome dado ao movimento artístico que teve início no século XX, na Europa.

Trata-se de um dos representantes das vanguardas históricas e um dos primeiros movimentos a valorizar os sentimentos e expressões humanas.

Expressionismo Resumo

Entre 1918 e 1939, a Europa foi palco dos dois maiores conflitos mundiais que causaram muito sofrimento, muitas perdas e muitos problemas para a humanidade.

Esse período que ficou conhecido como “os anos loucos”, foi o responsável por levar muitas pessoas à loucura e a não conseguirem mais imaginar ou planejar o futuro. Sendo assim, para essas pessoas, o único momento que importava era o presente, pois a morte já estava às estreitas.

Ainda durante esse período de loucura, desequilíbrio e insatisfação, surgiram diversos movimentos artísticos conhecidos como ‘vanguardas europeias’, que se preocuparam em reproduzir uma nova interpretação e expressão da realidade.

Dessa forma, Expressionismo foi o nome dado a uma dessas vanguardas que, assim como o próprio nome diz, representa a expressão das emoções humanas, abordando através de suas obras a visão funesta do ser humano durante os anos loucos.

Além disso, esse movimento teve uma reação ao positivismo do movimento impressionista (que tinha um caráter técnico quanto à visão de cores e não dava importância as expressões humanas), sendo, portanto, pós-impressionista.

Em resumo, o conflitos causados um pouco após o surgimento desse movimento (Primeira Guerra Mundial) quase o destruiu, mas não o extinguiu. E é justamente nessa desgraça causada pela guerra que os artistas se reergueram mostrando toda a dor provocada nas pessoas durante esse período.

Quando surgiu o Expressionismo

Como dito acima, o Expressionismo foi um movimento que surgiu no século XX, na Europa.

No entanto, vale ressaltar que esse movimento não possui um local de origem definido, mas o consenso em que especialistas chegaram é que ele surgiu em meados de 1905, na Alemanha.

Nesse mesmo ano surgiram vários artistas dessa vertente no país alemão e, por isso, o movimento também é denominado como Expressionismo Alemão.

Expressionismo Características

Por conta de seu contexto histórico, o Expressionismo tinha como foco mostrar todo o sentimentalismo do ser humano. Sendo assim, as principais características desse movimento são:

  • Captação dos sentimentos mais profundos dos seres humanos;

  • Revela o lado pessimista da vida;

  • É uma escola que procurou fazer uso da arte para mostrar angustia existencial e o desespero (fruto da revolução industrial);

  • Valorização do psicológico;

  • Expressão das emoções e sentimentos do autor;

  • Intensifica o impacto emocional do observador distorcendo e exagerando os temas;

  • Retratação da solidão e loucura (reflexo do espírito das pessoas da época).

Características das obras:

  • Intensidade e contraste das cores;

  • Distorção linear;

  • Vigor e dinamismo;

  • Composição violenta;

  • Técnica com grossas camadas de tinta;

  • Valorização do trágico e do sombrio;

  • Despreza a perceptiva de luz, pois a maneira de sentir o mundo é o que importa;

  • Valorização de temas sombrios, trágicos.

Expressionismo artistas

Edvard Munch = Pintor norueguês considerado o precursor do Expressionismo ou Expressionismo alemão. Suas obras são retratadas de formas extremamente emocionais e impactantes. Sua obra mais famosa é ‘O Grito (1893)’.

Wassily Kandinsky= Artista russo que mais tarde conquistou cidadania alemã, foi professor da Bauhaus (até ela ser fechada pelos nazistas). Era do movimento estético expressionista e uma de suas mais importantes obras é o ‘Der Blaue Reiter (1903)’.

Oskar Kokoschka = Pintor austríaco que mais tarde se mudou para a Alemanha e se juntou à Secessão vienense em Berlim. É um famoso pintor expressionista e uma de suas principais obras é a ‘Hans Tietze and Erica Tietze-Conrat (1909)’.

 Expressionismo Obras

Confira algumas das principais obras do movimento:

O Grito

expressionismo

O grito (1893), Artista: Edvard Munch

Der Blaue Reiter

expressionismo

Der Blaue Reiter (1903) Artista: Wassily Kandinsky

Hans Tietze and Erica Tietze-Conrat (1909)

expressionismo

Hans Tietze and Erica Tietze-Conrat (1909) ; Artista: Oskar Kokoschka

Artigos relacionados:

About the author

Jessica