Expressões em inglês

Game over: tradução, significado e principais usos

A expressão “game over” é conhecida no mundo todo. E se você já jogou algum jogo eletrônico com certeza já viu aparecer na sua tela essa expressão inglesa.

“Game over” quer dizer, numa tradução literal, ‘fim de jogo’. Ela tem uma longa história que acompanhou o desenvolvimento e a evolução dos jogos.

Mas em muitas outras ocasiões a expressão têm ultrapassado o mundo dos jogos e invadido o mundo real. Dessa forma, “game over ” tem ganhando outros significados. Vamos ver quais são?

“Game Over”: como tudo começou

A expressão “game over” começou a usada em máquinas de pinball na primeira versão eletromecânica na década de 1950. Toda vez que o jogador deixava a bola cair no buraco, uma lâmpada incandescente acendia com a expressão “game over”.

Isso indicava que o jogador havia perdido aquela fase da partida. Ele teria então que iniciar tudo de novo. E pior, teria que recomeçar não apenas a fase perdida mas todo o jogo. Pois a possibilidade de salvar as fases já ganhas só foi criada muitos anos depois.

O “Game Over” nos jogos de arcade

Arcade era uma plataforma de jogos eletrônicos que existiu antes de todos os avanços no mundo de jogos que temos hoje. Antes de existirem computadores para uso pessoal. E antes mesmo de existirem consoles de jogos, era o arcade que dominavam a diversão eletrônica da garotada.

O arcade era uma máquina grande que ficava, em geral, em pequenos comércios e bares. E só funcionava após o depósito de moedas ou fichas. Ou seja, o jogador tinha que comprar fichas ou inserir moedas na máquina para poder funcionar.

Nessa época as pessoas se reuniam para jogar juntos e para os jogos de ‘desafio’.  Conquistar o título de maior pontuador nos jogos era muito importante. Essa competição era levada a sério pelas crianças e adolescentes.

No arcade os jogadores tinham uma quantidade de vidas fixas. Essas vidas representavam o número de erros ou tentativas que o jogador poderia ter para continuar no jogo. Se o jogador perdesse todas as suas vidas aparecia a mensagem game over na tela. Isso sinalizava que o jogo tinha terminado e o jogador tinha perdido.

O interessante é que junto com a mensagem de game over aparecia a mensagem ‘play again?’ (jogar novamente?).  E o jogador tinha que inserir mais fichas rapidamente. Caso contrário, o jogo reiniciava e o jogador teria que voltar a jogar de novo a partir da primeira fase do jogo.

A evolução dos jogos

Com a troca dos consoles de arcade para os consoles dos computadores pessoais, as telas de “game over” passaram a ser confirmadas apenas com o pressionar de um botão.

E, conforme a evolução dos jogos, as empresas de jogos eletrônicos passaram a não incluir essas telas nos jogos por não ter nenhum interesse financeiro.

Mesmo assim o conceito de game over permaneceu com uma tela mostrando o fracasso do jogador.

O jogo então forçava o jogador a recomeçar a mesma fase ou, pior ainda, ter que voltar para fases anteriores.

Contudo, a partir do momento em que foi desenvolvido um sistema onde é possível salvar o progresso do jogador, a mensagem de “game over” deixou de ser comum.

A partir de então os jogadores que perdiam uma fase poderiam voltar a fase anterior já salva automaticamente na memória do jogo.

Variações do “Game Over” nos jogos

Alguns jogos inovaram com variações interessantes do “game over”com uma indicação de término que combinavam mais com o tema do jogos:

  • Catherine: lançou uma versão onde a mensagem de game over é “ love is over”, ou seja, o amor acabou;
  • Little King’s Story: a mensagem “life over”, fim da vida, é mostrada quando o personagem morre, significando perda da fase;
  • Nights into Dreams: a mensagem é “Night over”, a noite acabou;
  • Total Distortion, Resident Evil e God of War: Mostram a mensagem “you are dead”;
  • Dark Moon, Luigi’s Mansion e Klonoa: Door to Phantomile: A mensagem é “Good Night”;
  • Devil May Cry 4: Usa uma citação literária, o “abandon all hope”, “abandonai toda a esperança”;
  • Rule of Rose: Mostra um trecho poético “Little princess… and everyone lived happily ever after. END” (Pequena princesa… e todos foram felizes para sempre. Fim);
  • Dante’s Inferno: Mostra como ‘game over’ um trecho do livro que inspirou o jogo;
  • The Terminator: o final do jogo mostra a mensagem “Kile Reese terminated” (Kile Reese foi exterminado) toda vez que o personagem é morto durante o jogo;
  • Super Street Fighter 2: Tem o interessante ‘game over’ de mostrar o retrato do personagem se desfazer em cinzas quando é derrotado;
  • Fatal Fury 3: apenas mostra o personagem que perdeu estendido no chão.

“Game Over” no cinema

A expressão é usada nos filmes da famosa série Jogos Mortais pois o antagonista do filme trata suas fatais armadinhas como se fossem jogos inofensivos.

A expressão é usada no final do filme “Aliens”. E em “Aliens 3” foi mencionada por um dos protagonistas do filme quando este percebe que a nave de resgate é abatida, não restando esperança de salvação para eles.

“Game Over” usado como slogan de resistência social

Em 2011 um protesto se espalhou por todo o Norte africano e pelo Oriente Médio onde os manifestantes usaram o “game over” como slogan de protesto contra os governos dessa região do mundo.

“Game Over” nos esportes

Apesar de ser uma expressão originalmente dos jogos eletrônicos ganhou também os esportes de quadra sendo muito comum ouvir a expressão em jogos de futebol, vólei, basquete no sentido de final de partida.

“Game Over” na gíria do dia a dia

Extremamente popular nos falantes da língua inglesa, a expressão ‘game over’ é utilizada sempre como denotação de fracasso em qualquer situação da vida.

No Brasil também é usada , só que mais ocasionalmente, com a mesmo sentido de derrota nos desafios da vida.

“Game Over” como sinônimo de fim da vida de solteiro

No Brasil é bem comum usar o ‘game over’ como final da vida mais descomprometida de solteiro e início de uma vida mais cheia de responsabilidade de casado.

Também é usado como ‘fim de jogo’ significando o final das aventuras amorosas e das diversões com os amigos.