Expressões em inglês

Significado de feedback: entenda o que quer dizer a expressão inglesa

O que é?

Feedback significa realimentar ou dar resposta a determinado acontecimento ou pedido. A palavra é de origem inglesa e costuma ser bastante utilizada nas áreas de psicologia, administração e engenharia elétrica. Um feedback pode ser negativo ou positivo.

Definição:

  • Origem: Do inglês feed, que significa “alimentação” ou “alimentar”; e back, que quer dizer “de volta”.
  • Sinônimos: Parecer, apreciação, retorno, resposta, reação, retroalimentação, realimentação.
  • Classe gramatical: Substantivo comum.

Saiba mais sobre o que significa feedback

feedback

A expressão feedback pode ser compreendida como a maneira como se reage a algo ou resposta que se dá diante de uma situação, posição, pedido ou proposta. Aqui no Brasil, esse termo é bastante usado nas áreas de psicologia, administração e engenharia elétrica, principalmente, entre outras.

Na Comunicação

Na comunicação, por exemplo, o feedback representa um elemento crucial no processo comunicativo, no qual um emissor envia uma mensagem para um receptor, a partir de determinado canal.

Veja também – Significado de SOS

Neste caso, nesse meio processo, a mensagem poderá ser alterada por algum tipo de barreira (o que chamamos de ruído), o que poderá interferir na interpretação desta por parte do receptor. Após a mensagem ser interpretada, o receptor poderá encerrar todo o processo de comunicação com um feedback, que aqui representa a reação ou resposta deste último à mensagem enviada.

Na Administração de Empresas

Já na área de administração de empresas, o significado de feedback está relacionado a um parecer que é dado sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um determinado trabalho. A ideia é avaliar o desempenho e revelar quais foram os pontos negativos e positivos do trabalho executado, visando sempre a melhoria do mesmo.

Na Psicologia

Já no ramo de psicologia, o feedback, que também é chamado de devolutiva ou retroação, se trata de uma linha da comunicação interpessoal que serve para reduzir os conflitos entre indivíduos. Na prática, essa linha diz respeito às respostas ou reações que se manifestam em cada pessoa – conscientemente ou não – a partir do momento em que entra em contato com ações e palavras de outras pessoas. Estamos falando aqui da ideia de que os discursos e ações de uma pessoa afetam as outras pessoas, levando-as a comportamentos observáveis e distintos de uma para uma.

Na engenharia elétrica ou eletrônica

Nestas áreas, o termo feedback é usado para se referir à realimentação de um sistema, ou seja, à transferência do sinal de saída para a entrada do mesmo circuito ou sistema, o que pode resultar em um aumento do nível de saída (feedback positivo) ou redução do nível de saída (feedback negativo). Por exemplo, no caso de um sistema de som, o feedback tem relação com o retorno de uma fração do sinal de saída de um amplificador ou microfone para a entrada do mesmo, causando uma distorção do som produzido.

Na Educação Física

Enquanto isso, na área de Educação Física, o termo feedback é fundamental na chamada aprendizagem motora. Especificamente neste caso, consiste nas respostas atingidas quando o elemento que está aprendendo faz uma determinada movimentação motora. O feedback (respostas) pode acontecer durante ou após a movimentação em questão.

Feedback positivo e negativo

feedback

Como você leu no início desse artigo, um feedback pode ser positivo ou negativo. Neste sentido, ele serve como um método para controle de sistemas, onde os resultados alcançados em alguma atividade específica em uma determinada área de atuação são reintroduzidos no sistema, visando mudanças pertinentes e, desta maneira, permitindo o controle e a otimização de seu comportamento.

Com isso, podemos concluir que em um sistema pode-se obter um feedback positivo ou negativo. O feedback negativo é aquele que colabora para a manutenção do equilíbrio do sistema regulando e neutralizando suas atividades. Já o feedback positivo permite que esse mesmo sistema evolua, cresça e se transforme com o intuito de obter um outro estado de equilíbrio.

E aí? Achou esse artigo interessante? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas também o vejam…

Até a próxima!

About the author