Flores

Significado de girassol: entenda o conceito dessa palavra

O que é?

Girassol – ou flor de girassol – é uma planta conhecida pelo nome científico de Helianthus annus, que quer dizer “flor do sol”. Ela tem esse nome por ser heliotrópica, isto é, ter a característica principal de girar o caule e posicionar a flor sempre na direção do sol.

Definição:

  • Origem:De Helianthus annus, que em tradução para o português significa “flor do sol”.
  • Sinônimos: Tornassol, heliotrópio, helianto.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino.

Saiba mais sobre o que significa girassol

O girassol – ou flor de girassol, como também é conhecida – é uma planta originária da América do Norte. Como o nome já diz, ela se move na direção do sol, por possuir a particularidade de ser heliotrópica. O seu caule pode atingir até três metros de altura e, ainda, tem variadas utilidades no nosso cotidiano, tais como as suas sementes, que podem ser usadas para a alimentação de pássaros, na produção de óleo de cozinha ou para a fabricação de biodiesel.

A planta também pode ser utilizada na fabricação de sabonetes e lubrificantes, enquanto a fibra presente em seu caule é ideal para fabricar papel. Além disso, graças à sua exuberância e beleza, o girassol também é bastante procurado para a ornamentação, já que muitos acreditam que a planta traz boas vibrações e sorte ao ambiente. Não é à toa que a flor é sempre utilizada no Feng Shui, uma vez que possui características do sol.

Já para arranjos de decoração, o girassol é ideal para ser plantado na terra ou em um vaso, o que lhe confere maior destaque ao decorar interiores. Em relação ao seu significado, a planta está diretamente associada ao sucesso, fama, longevidade, calor, poder, nutrição. Isto quer dizer que, na prática, ao oferecer um girassol a uma pessoa que acabou de começar um negócio, como forma de presente, você desejará bons ganhos e sucesso a ela.

Além disso, o girassol também carrega o significado de felicidade. Mais que isso, as suas pétalas amarelas também podem indicar lealdade, calor, vitalidade, entusiasmo, simbolizando o que poderia refletir a energia positiva do sol. Por outro lado, o significado da planta também pode penar para o negativo, representando para muitos algo como altivez, ou seja, soberba ou arrogância.

Outro fato curioso é que, de acordo com a crença popular, as sementes do girassol, ao serem deixadas ao sol, podem curar a infertilidade. É por esta razão que na Hungria muitos nativos acreditam que, se na casa onde mora uma mulher grávida forem deixadas as sementes da planta na janela, o bebê que ela está esperando nascerá menino. Já na Espanha, acredita-se que um indivíduo que possuam 11 girassóis tenha a sorte ao seu lado.

A simbologia do girassol na mitologia grega

Dentro da mitologia grega, existe uma lenda que explica o surgimento da flor de girassol. Segundo os relatos, a ninfa Clítia (ou Clície) era apaixonada por Hélio, o “deus do sol”, e ao ser trocada por Leucoteia, começou a enfraquecer. Com isso, ela ficava sempre sentada no chão frio, sem beber ou comer, alimentando-se somente de suas próprias lágrimas de sofrimento.

Diz-se que, enquanto o sol ainda estava a raiar, Clície sequer desviada o olhar dele, nem por um segundo. Porém, era durante a noite, quando o sol se deitava, que o seu rosto se virava para o chão e continuava a chorar. O tempo foi passando e os pés da jovem criaram raízes e o seu rosto se transformou em uma flor, que continuava a seguir a direção do sol. E foi assim que, segundo a miologia grega, surgiu o primeiro girassol do mundo. Interessante, concorda?

Gostou de conhecer o significado de girassol? Então, compartilhe esse artigo com os seus amigos nas redes sociais para que eles também leiam e descubram!

Até a próxima…

Leave a Comment