Geral Educação Língua Portuguesa Meio Ambiente Natureza

Ecossistema significa um sistema estável onde organismos interagem entre si. Confira!

Ecossistema significado

Ecossistema é o nome que se dá a uma espécie de comunidade onde há uma interação entre os habitantes e onde há interação desses seres com o meio ambiente. Constituindo, dessa forma, um complexo sistemático autossuficiente e equilibrado.

Em outras palavras, é um local onde é possível encontrar características que permitem a existência de vida vegetal e animal.

Veja também – O que é uma procuração?

Nesse tipo de sistema é possível encontrar organismos vivos e não vivos que conseguem ter uma relação entre si, permitindo, dessa maneira, a coexistência de um sistema estável.

Os nomes utilizados para fazer referência a esses dois tipos de organismos são:

  • Abiótico= organismos não vivos que garantem a existência de diversas espécies. São exemplos desses organismos: a água, a atmosfera, a luz e o solo.
  • Bióticos= organismos vivos que desempenham diversos papéis dentro de um ecossistema. São exemplos desses seres: os animais e as plantas. Além disso, eles podem ocupar níveis tróficos distintos exercendo papéis de consumidores, produtores ou decompositores.

É importante ressaltar que um ecossistema pode existir independente do seu tamanho. Uma árvore sozinha em uma floresta pode ser considerada um ecossistema, pois vários aspectos existem naquele local para permitir sua vida. Outro exemplo é um aquário que possui algas, peixes e plantas. Em ambos os casos, vários organismos interagem entre os fatores biótico e abiótico.

Dessa forma, pode-se afirmar que de uma forma ou de outra todos os ecossistemas estão interligados, pois um precisa do outro para garantir a sobrevivência do planeta.

Há ainda, diversos ecossistemas que possuem características semelhantes. A esses ecossistemas parecidos, damos o nome de bioma.

Já o conjunto de todos os ecossistemas existentes no mundo, damos o nome de biosfera.

O termo ecossistema pode ser subdividido em duas subespécies: aquático e terrestre

Ecossistema aquático

São considerados parte do ecossistema aquático todos os organismos que fazem parte de um ambiente de água.

Assim como os demais ecossistemas, o ecossistema aquático também apresentam todos os tipos de interação abiótica e biótica.

O ecossistema aquático possui como principais características a salinidade, a movimentação da água, a profundidade, salinidade e o recaimento de raios solares.

Existem dois tipos principais de ecossistema aquático. São eles:

  • Ecossistema marinho = mares e oceanos
  • Ecossistema de água doce = geleiras, lagoas, rios, córregos, lagos…

Ecossistema terrestre

Pode ser entendido como ecossistema terrestre os organismos vivos que habitam a terra e interagem entre si e entre as características da região.

Florestas, savanas, pradarias e desertos são os principais tipos de ecossistema terrestre.

Ecossistema e sua importância

Em um ecossistema, cada organismo possui uma função. Eles podem ser decompositores, consumidores ou produtores. Confira:

  • Produtores= seres que produzem seu próprio alimento. Plantas que se alimentam através do processo de fotossintetize e de minerais existentes no solo são exemplos de organismos produtores.
  • Decompositores= seres que ajudam a natureza a realizar o processo de decomposição de organismos orgânicos para que eles possam virar alimentos para plantas, por exemplo. Fungos e bactérias são exemplos de seres decompositores.
  • Consumidores= seres consumidores, como o próprio nome diz, são seres que se alimentam dos demais organismos, pois não possuem a capacidade de produzir o próprio alimento. O ser humano e animais que se alimentam de frutas, vegetais e outros animais são exemplos de organismos consumidores.

Além disso, dentro dos organismos consumidores ainda existem três subespécies:

  • Primário= seres que se alimentam dos produtores. Exemplo: herbívoros.
  • Secundários= seres que se alimentam de herbívoros.
  • Terciário= predadores do topo da cadeia alimentar, que se alimentam de grandes animais e são considerados grandes predadores. Exemplo: Leão, tubarão…

Ecossistema brasileiro

O Brasil é um dos maiores países existentes no planeta terra. O fato de ser um país tropical com a oportunidade de possuir todos os climas de todas as estações, o Brasil é considerado um país rico no quesito ecossistema. Assim sendo, são exemplos de ecossistemas da nossa nação:

  • Pantanal
  • Floresta Amazônica
  • Manguezais
  • Caatinga
  • Mata Atlântica
  • Restingas
  • Cerrado
  • Campos

Artigos relacionados:

About the author

Jessica