Língua Portuguesa

Complexo: entenda o conceito da palavra

Complexo é uma palavra usada para definir algo ou alguém formado por várias partes, elementos ou características. Trata-se do conjunto de elementos, condições ou ações que estão interligados e formam algo. Por exemplo, o corpo humano é um complexo formado por diferentes órgãos, estruturas ósseas e sistemas que trabalham em conjunto.

Dizemos que algo é complexo quando queremos demonstrar que não é simples, que é de entendimento difícil, que não se mostra de maneira clara ou até que é confuso. Para muitas pessoas, as variações da economia ou os índices do mercado econômico são exemplo de fenômenos complexos.

Veja também – Significado de recepção

Também podemos utilizar esta palavra para designar tudo aquilo que pode ser percebido sob diferentes ângulos, que necessita de diferentes informações e pontos de vistas para ser melhor compreendido. A questão dos usuários de crack é vista como um problema complexo pois envolve questões químicas, sociais, econômicas, policiais, de saúde pública, entre outras.

Conceito e definição

A palavra “complexo” é um adjetivo substantivo masculino que significa um conjunto formado por várias partes, interdependentes, que formam um todo de difícil compreensão e que apresenta diferentes aspectos.

Também utilizamos o termo para designar algo composto por inúmeros elementos que estão ligados ou que funcionam como se fossem algo único. O motor do carro, por exemplo, é um complexo formado por vários sistemas interdependentes: sistema de combustão, sistema elétrico, sistema hidráulico e outros.

A origem da palavra vem do latim complexus, que se refere àquilo “que rodeia, que inclui”. Também estão relacionados ao sentido do termo palavras como “junto”, “entrelaçado” e similares.

Existem muitas palavras que são sinônimos de complexo, entre elas: emaranhado, composto, multíplice, complicado, difícil, confuso, rede, intricado, diverso, variado, numeroso, enredado, conjunto, completo, todo, contexto, heterogêneo, enigmático.

Complexo

Já as principais palavras antônimas são: simplicidade, descomplicado, fácil, compreensível, claro, lógico.

Como dissemos, algo complexo é tudo aquilo que é formado por muitas partes, que não é de fácil compreensão ou que só pode ser entendido se observado por vários ângulos diferentes. É tudo aquilo que possui vários elementos interligados que formam um todo.

Usamos a expressão para se referir aquilo que é confuso, complicado, que não é percebido com clareza, que se mostra intrincado, obscuro ou de difícil explicação.

Um complexo também pode fazer referência à um conjunto de várias ideias ou de várias coisas que atuam conjuntamente. Os processos cerebrais são um exemplo de um complexo formado por elementos físicos, químicos e elétricos que agem conjuntamente.

O sistema bancário é outro exemplo, no qual diferentes bancos, que possuem regras e sistemas de funcionamento próprios, que atuam conjuntamente para conseguirem realizar transações econômicas entre eles e para seus clientes.

Exemplos de utilização da palavra complexo

A palavra “complexo” pode ser utilizada em diferentes circunstâncias, apresentando significados próprios dependendo do contexto na qual for empregada.

Ao dizermos que um problema é complexo, estamos nos referindo aos vários elementos ou situações que envolvem a questão. Estamos afirmando que a solução não é simples em razão das muitas partes ou situações envolvidas.

Um trabalho complicado, que requer algum tipo de especialidade para sua realização, que envolva várias pessoas ou que dependa de diferentes condições ou ferramentas é um bom exemplo de uma tarefa complexa.

É comum ouvirmos a expressão “complexo B” quando o assunto é vitaminas. Este termo se refere a um conjunto de oito vitaminas importantes para manter a saúde. Estas vitaminas influenciam sistemas como a saúde do cabelo, unhas e pele, a regulação do sistema digestivo, o consumo de energia, além do apetite e do humor.

Complexo

No estudo da anatomia, usamos esta palavra para designar os músculos envolvidos nos movimentos da região da cabeça e região cervical. Já para os matemáticos, um número complexo é aquele que possui uma parte real e outra imaginária.

Na gramática e na linguística, a palavra também é utilizada: complexo verbal é uma sequência de verbos em que um é protagonista e os demais apenas o auxiliam. Já em linguística, uma palavra complexa é aquela formada por uma derivação ou uma composição.

Em química também podemos encontrar o termo sendo utilizado para se referir a algum composto de moléculas formadas por ligações de átomos ou quando algum tipo de sal é formado pela junção um íon com outras substâncias.

A sociologia usa o termo “complexidade” para se referir aos conjuntos de traços culturais que formam uma sociedade em determinado período histórico. Para a arquitetura, um complexo industrial ou residencial é a soma de construções com as mesmas características e finalidades.

Uma sociedade complexa é formada por diferentes grupos, manifestações culturais heterogêneas, que assimila valores, conceitos e comportamentos de várias origens, formando um retrato único resultante destas diferenças e potencialidades.

Outra ciência que faz uso da palavra é a psicologia. São várias situações psicológicas que ganharam o sinônimo de complexo. Começando pela própria expressão que para os psicólogos designa as ideias, impulsos e sentimentos que estão ligados, inconscientemente, e que ajuda na formação da personalidade e na manifestação do comportamento.

Ele também representa a soma dos sentimentos reprimidos no inconsciente que podem ocasionar sofrimento mental e até despertar comportamentos doentios.

A palavra também é utilizada para designar sintomas como complexo de inferioridade, quando a pessoa possui baixa autoestima, se sente incapaz, culpada, inferior ou não merecedora de algo. O contrário são pessoas que se julgam melhores e superiores às demais, refletindo-se em comportamentos de desprezo, falta de empatia ou desrespeito.

Sigmund Freud, o criador da psicanálise, cunhou dois termos usando a palavra: complexo de Édipo e de Elektra para explicar um comportamento infantil no qual a criança passa a ficar extremamente apegada ao pai ou mãe do sexo oposto ao seu. Esta fase é caracterizada por uma necessidade muito grande de atenção e manifestações exageradas de ciúmes.

O termo “complexo” designa tudo aquilo que possui vários e diferentes elementos e que, para ser compreendido, precisa ser analisado por seus ângulos todos. Sem o entendimento correto, algo complexo torna-se incompreensível, confuso e desinteressante.

About the author

yasmin