Geral

Significado de empatia: descubra o que realmente quer dizer esse termo

O que é?

Empatia significa a capacidade psicológica compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias que ela, analisando e percebendo a sua visão da realidade, postura e opiniões livre de preconceitos.

Definição

  • Origem: De “em + phatos (Gr) + ia (estado de alma)”. Ainda, a palavra vem do grego empatheia, que significa “paixão” (pelo outro).
  • Sinônimos: Compreensão, simpatia, identificação, afinidade, entendimento, sintonia.
  • Antônimos: Indiferença, antipatia, aversão, estranhamento, repúdio, repulsa, repugnância, desprezo, resistência.
  • Classe gramatical: Substantivo feminino.

Saiba mais sobre o conceito de empatia…

A empatia nada mais é que a capacidade psicológica que uma pessoa pode ter de compreender os sentimentos, emoções e reações de outra, de maneira objetiva, racional e livre de preconceitos, como se estivesse em uma mesma situação vivenciada por esta. Na prática, trata-se da capacidade de se colocar no lugar do outro, o que pode ajudar não só o próximo, como também a si, na compreensão da convivência humana.

Segundo o autor Augusto Cury, “A capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das funções mais importantes da inteligência. Demonstra o grau de maturidade do ser humano”. Afinal, é entendo o outro que podemos descobrir mais de nós mesmos, ajudando-nos em conjunto.

A empatia está diretamente relacionada ao altruísmo (interesse e amor pelo próximo) e, ainda, a capacidade de ajudar. E isso acontece quando um indivíduo consegue sentir a dor, tristeza, medo, alegria e angústia do outro, ao colocar-se no seu lugar, que é de onde parte a vontade de ajudá-lo.

Portanto, ser uma pessoa empática significa ter afinidades e identificar-se com outra pessoa, através da habilidade de saber ouvi-la e compreender as suas emoções e problemas. Quando alguém diz que “houve empatia imediata entre nós”, quer dizer que houve uma identificação imediata e compatibilidade, um sentimento de alegria, prazer, satisfação para com a outra, ou seja, o oposto da antipatia.

De um modo geral, entende-se por empatia uma comunicação afetiva com outra pessoa, que, por sua vez, é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos. Neste sentido, essa capacidade psicológica é diferente da simpatia, já que esta diz respeito maioritariamente a uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva.

Ou seja, uma pessoa simpática sente vontade de estar na presença de outra pessoa e de tentar agradá-la, enquanto uma pessoa empática possui a vontade de conhecer a fundo e entender a outra pessoa. Na psicanálise, por exemplo, a empatia está relacionada à capacidade de um terapeuta de se identificar com o seu paciente, resultando em uma conexão intuitiva e afetiva.

Como é uma pessoa empática?

Uma pessoa empática, ou seja, dotada da capacidade de se colocar no lugar do outro, possui algumas características e atitudes no dia a dia que visam sempre ajudar e tentar entender os demais indivíduos à sua volta, tais como:

  • Quando não usa apenas palavras para consolar alguém em uma situação ruim, mas também um abraço, um beijo, um tapinha no ombro e uma carícia.
  • Quando aprende a ouvir e compreender os sentimentos dos outros sem estar tão dependente das próprias palavras e dela mesma.
  • Quando se expressa com cortesia e delicadeza.
  • Quando alguém está com um problema e a ajuda, por exemplo, com senso de humor.
  • Quando não mostra atitudes de irritação, aborrecimento e cansaço diante daquilo que os outros a conta.
  • Quando consegue fazer, por exemplo, com que uma criança ou idoso compreenda que os entendeu.
  • Quando não faz uma piada, comentário ou uma brincadeira que sabe que vai chatear o outro.
  • Quando é capaz de trazer calma aos outros e os ajuda a resolver problemas.

E aí? Gostou de saber o significado da palavra empatia? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que os seus amigos também entendam mais sobre esse assunto!

Até a próxima…

Leave a Comment