Animais Geral Língua Portuguesa Meio Ambiente

Significado de metamorfose: conceito e definição. Confira!

O que é e qual é o significado de metamorfose?

Metamorfose, do grego ‘metabole’, significa mudança e é utilizada para explicar as mudanças na estrutura de um organismo durante o seu desenvolvimento, como na dos insetos, por exemplo.

Na linguagem figurada, utilizamos a palavra metamorfose para indicar uma mudança interior ou exterior, mais especificamente, para indicarmos que nos tornaremos uma outra pessoa, seja por conta da nossa aparência ou das nossas atitudes.

significado de metamorfose

Metamorfose dos animais

A metamorfose dos animais é um processo biológico que indica a sua mudança da forma de nascimento até a maturidade.

Muitos insetos, moluscos e crustacitos realizam essas transformações, já que elas estão ligadas ao seu habitat e meio natural.

Veja também – GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar): o que é?

Nos insetos, o processo de metamorfose envolve a ruptura dos tecidos larvais e a substituição dos números de célula. Ela ocorre em várias etapas:

  • Primeira: óvulo
  • Segunda: larva
  • Terceira: pupa (que é a fase intermediária da fase larval com a fase adulta)

Na metamorfose dos insetos, se destaca dois processos: o Hemimetabolismo e Holometabolismo.

  • Hemimetabolismo: é quando um indivíduo passa por diversas mudanças sem deixar de se alimentar, e um exemplo disso seria os gafanhotos e percevejos.
  • Holometabolismo: é um processo mais complexo. Aqui, o óvulo nasce como larva e passa por diversas etapas até chegar na fase Pupa (que seria a fase adulta). Por esse ser um processo mais complexo, os animais param de comer, como, por exemplo, borboletas, besouros, moscas e vespas.

Os anfíbios possuem a metamorfose completa, pois uma de suas características é apresentar várias mudanças morfológicas até atingir a fase e aparência adulta.

Os ovos desses anfíbios eclodem na água e deles nascem girinos (formas larvais aquáticas), que possuem cauda e branquias.

A medida que o girino cresce, as branquias desaparecem e surgem as pernas. É o que acontece com os anuros. Neles, as pernas posteriores são as primeiras a serem formadas, depois as anteriores e, logo em sequência, a cauda encolhe.

Um exemplo é o sapo jovem, que enquanto jovem a cauda ainda é visível, sumindo completamente apenas quando esses animais se tornam adultos, fase em que seus pulmões estão completamente formados.

Nesses animais de sangue frio, a metamorfose é controlada por dois hormônios secretados pela glândula tireoide, o t4 e t3, sendo a última a mais importante.

Outro grupo que também realiza esse processo são os anelídeos, os crustáceos, os equinodermos e os moluscos, que carregam outro tipo de metamorfose, denominada incompleta.

Isso significa que os organismos nascem com aspecto muito semelhante aos que possuem quando adultos, mas a principal diferença é que, em cada mudança, eles desenvolvem estruturas mais complexas e adequadas para reprodução.

Alguns dos exemplos típicos de metamorfose incompleta é a dos gafanhotos e das cigarras, que passam pela fase de larva, mas não precisam jejuar por um longo período de tempo, pois vão sofrendo mudanças até o aparecimento da fase adulta.

significado de metamorfose

Metamorfose das borboletas

Ao eclodirem os ovos., as lagartas apresentam o formato de larvas. Essas larvas são muito comilonas e constantemente estão se alimentando de folhas, e isso acontece até se crescerem (lagartas que conhecemos). Após essa fase, essas lagartas entram na fase da pupa e ficam encasuladas, até se tornarem adultas e se transformarem em borboletas, fase em que deixam o casulo.

significado de metamorfose

Metamorfose como letra de música

A palavra ‘metamorfose’ virou ainda letra de música sendo interpretada pelo cantor Raul Seixas, durante a década de 70.

A música contava a história de uma pessoa que dizia preferir viver uma vida louca e de mudanças do que se acomodar a algo e viver com aquilo ou com aquela verdade para sempre.

Confira a letra da música ‘metamorfose ambulante’:

Prefiro ser essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Sobre o que é o amor
Sobre que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator

É chato chegar a um objetivo num instante
Eu quero viver nessa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

A cifra da música metamorfose ambulante você pode encontrar aqui.

Metamorfose Brasil

A palavra virou ainda nome de loja fitness, justamente para fazer menção a essa evolução corporal das pessoas que gostam de cuidar do corpo.

Na loja, podem ser encontradas roupas para musculação, tanto femininas quanto masculinas.

Saiba mais clicando aqui.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica