Língua Portuguesa

GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar): o que é?

A tecnologia ajudou para que muitos processos fossem digitalizados e integrados, facilitando a maneira como órgãos públicos fazem a administração de cidades, estados e do próprio Brasil. Eles são importantes para otimizar serviços e garantir que a população receba uma gestão de qualidade. Em São Paulo, uma das provas disso é a GDAE (Gestão Dinâmica de Administração Escolar), órgão da Secretária de Educação do Estado que tem como objetivo facilitar a vida de alunos da rede pública e privada de ensino.

Essa plataforma foi criada em 2002 com o intuito de integrar todas as informações relacionadas à educação no Estado de São Paulo, suas Coordenadorias de Ensino, Diretorias de Ensino, Escolas Estaduais, Escolas Municipais e Escolas Particulares.

Veja também – Significado de amianto

Pela internet, é possível ter acesso a dados de como está a situação educacional da rede estadual, saber a localização e a quantidade e disponibilidade de vagas em uma instituição de ensino, realizar matrículas, conferir classes e alunos, entre outros, que buscam interligar as regionais que fazem parte da Secretaria de Educação de São Paulo.

Através dos dados cadastrais da Gestão Dinâmica de Administração Escolar, o usuário pode acessar, também, a plataforma da Secretaria Escolar Digital (SED), que permite a consulta pública de várias informações, como o histórico escolar digital de alunos de todos os níveis educacionais (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante de Nível Técnico).

Passos para se inscrever na GDAE

Os interessados em realizar um cadastro na GDAE devem, primeiramente, acessar o site da Secretária Escolar Digital. Assim que a página inicial carregar, o usuário encontrará os campos destinados ao preenchimento de login e senha. Abaixo, encontrará o link destinado aos que estão realizando o primeiro acesso.

Ao clicar nessa opção, o usuário será redirecionado para uma página cadastral onde deverá fornecer algumas informações pessoais, como nome completo, CPF e endereço com CEP. Para finalizar o cadastro, ele seleciona o tipo de perfil que quer: aluno, professor e servidor ou pais e responsáveis.

GDAE

Qual a finalidade?

Acima, já falamos que um dos objetivos da GDAE é reunir a informação de todos os alunos que estão inseridos no ensino público e privado do Estado de São Paulo. Com isso, a Gestão Dinâmica de Administração Escolar consegue cruzar os dados de demanda dos alunos com o de oferta das instituições de ensino de nível público.

Com essas informações, a Secretária de Educação do Estado de São Paulo espera ter um panorama da atual situação da educação para saber as áreas carentes, os pontos fortes e, com isso, produzir políticas públicas que supram as necessidades da região e que aumentem a qualidade daquilo que já está dando certo.

Na plataforma da GDAE, professores, pais e alunos conseguem acompanhar de maneira rápida, prática e sempre que quiserem o boletim escolar do aluno, sua frequência em sala de aula, as escolas por onde ele passou durante a sua formação básica e o seu histórico escolar.

Como esse sistema funcionava antes da GDAE?

Antes da integração da Gestão Dinâmica da Administração Escolar com a Secretária de Educação, as escolas ficavam encarregadas de elaborar laudas com os nomes de todos os seus alunos. Essa informação era repassada para a Supervisão, depois para a Diretoria de Ensino, antes de finalmente chegar às Coordenadorias, que se encarregavam de analisar cada lauda e encaminhar para que fossem publicadas no Diário Oficial. Os documentos escolares só eram validados após o contato com a Secretaria da Educação do Estado e a solicitação de um carimbo “visto-confere” em cada documento.

Isso gerava uma burocracia imensa, que tornava os processos lentos e dificultava bastante o acesso às informações básicas de um estudante. Por exemplo, quando instituições de ensino superior, empresas ou órgãos públicos necessitavam realizar uma consulta para verificar a veracidade dos dados fornecidos por uma pessoa, eles precisavam passar por um longo processo.

Com a implantação da Gestão Dinâmica da Administração Escolar, qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode, por meio do acesso à internet, conferir informações sobre um aluno sem passar por processos burocráticos. Mais do que isso, uma Resolução posterior permitiu que a publicação feita no site tivesse a mesma validade que documentos carimbados, eliminando a necessidade de solicitação de visto e de conferência da veracidade.

GDAE

GDAE para escolas particulares

Ainda que a relação de oferta e demanda de alunos e instituições de ensino atribuída a GDAE não se encaixe para as escolas particulares, elas também devem estar inscritas na plataforma da Secretaria de Educação de São Paulo, assim como os seus alunos. Para esse tipo de instituição, o mesmo acesso à informação obtida nas escolas públicas é válido e fundamental para a formação do aluno.

Caso haja alguma irregularidade ou alguma falha da instituição de ensino privada ou do sistema, o aluno que se formou no Ensino Médio, por exemplo, pode não conseguir a validação necessária para cursar o Ensino Superior – em alguns casos, o estudante cursa e descobre na hora de solicitar o diploma que sua situação possui problemas que impossibilitam a obtenção do certificado, mesmo com o TCC aprovado.

Na maioria dos casos – e não se limita somente ao ensino privado –, o que ocorreu foi que a instituição não foi até a plataforma da Gestão Dinâmica da Administração Escolar fazer os procedimentos de concluinte do aluno, que certifica que ele encerrou os seus estudos no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Outras facilidades

A GDAE possui muitos recursos para alunos, professores e pais (para saber todos, confira o site da plataforma). Além de todas as facilidades oferecidas por colocar processos em ambiente digital, o site também contribui bastante para a formação de cidadãos, permitindo o acesso a notícias relacionadas ao Estado de São Paulo, às Secretarias do Estado e ao site do PoupaTempo.

No site, o usuário também encontra um tutorial para conhecer todos os recursos e aprender como utilizá-los, além de ter disponível uma página com perguntas e respostas frequentes – esses manuais podem ser salvos no computador ou smartphone para depois serem acessados sem a necessidade de uma conexão com a internet.

About the author

yasmin