Língua Portuguesa

Burocracia: o que é? Significado, conceito, definição

Você com certeza já deve ter ouvido falar da palavra burocracia ou que alguma coisa que queria fazer tinha um processo burocrático muito grande. Essa palavra está muito presente no nosso dia a dia, principalmente quando se refere a algo complicado de se resolver. A seguir você vai entender seu verdadeiro significado e onde poderá emprega-la de maneira correta.

Os sistemas de atendimento dos setores públicos brasileiros nem sempre são rápidos, aliás na maioria das vezes são bem demorados e isso causa na população, um desconforto enorme.

Você já deve ter ouvido alguma expressão do tipo, “nossa quanta burocracia para conseguir registrar a minha marca” ou “é uma burocracia danada para fechar minha empresa”. Esta palavra está muito presente no dia a dia do brasileiro que principalmente, precisa estar em contato com serviços nos setores públicos.

Entenda o conceito e o que significa burocracia

A palavra burocracia tem origem na língua francesa e no latim, basicamente seu significado em francês é repartições públicas ou simplesmente escritório. Alguns também afirmam que a sua tradução também indica o poder que os funcionários exerciam nos escritórios ou qualquer outro ambiente de trabalho.

Existe uma definição também que atribui essa palavra ao conceito de que existe um exagero do poder administrativo em alguns processos, tanto no poder público como nos negócios privados.

A grande maioria dos funcionários que fazem parte desse tipo de sistema, onde a ordem burocrática é muito grande, possuem as mesmas características, o cansaço desses processos.

Pode reparar, os sistemas de atendimento onde esse conceito de burocracia se aplica, sempre são os mais ultrapassados, onde a tecnologia é uma coisa totalmente nova e fora do alcance dos funcionários, o sistema é meticuloso e fora da realidade, além de ter uma visão completamente ortodoxa e fechada.

É preciso entender que a base que constitui uma burocracia está algum tipo de disciplina. Isso significa que ela serve como uma simplificação conjunta. Como exemplo, podemos citar o Governo Central, que faz a divisão do trabalho e exerce a dominação de seus funcionários.

Existem muitos exemplos de burocracia que podemos ver diariamente, por exemplo, na parte administrativa dos hospitais, igrejas, tribunais, exército, escolas e empresas tanto públicas como privadas.

Outro ponto importante observado nesse tipo de conceito está a hierarquia presente. Por exemplo, em um hospital, cabe ao supervisor e principalmente ao diretor tomar as devidas decisões sobre como farão a distribuição dos recursos em cada departamento. Nos departamentos, são os médicos, chefes de departamento e enfermeiros que decidirão a organização dos recursos recebidos, assim como a sua utilização com gastos em materiais, manutenção de salas de operação etc.

Existe a maneira pejorativa também de se utilizar a palavra burocracia, principalmente quando a referência é feita em relação a demora de alguns trâmites legais obrigatórios. Por exemplo, quando uma pessoa se interessa em abrir uma empresa, são tantas etapas que muitas acabam desistindo da ideia. E não para por aí, abrir um processo na justiça ou fazer a emissão de documentos originais também costumam dar bastante dor de cabeça.

Alguns especialistas afirmam que a burocracia moderna não funciona dessa maneira e que ela será no futuro, um dos modos mais eficientes de se administrar empresas dos setores públicos ou privados.

Como funciona uma hierarquia organizacional?

A hierarquia organizacional dentro de uma empresa é muito importante, pois faz a devida organização dos seus sistemas, de líderes e colaboradores. Com ela é possível fazer uma correta classificação e atribuir de maneira justa as funções de cada cargo, etapa fundamental para o sucesso de uma empresa.

Quando colocamos em prática esse tipo de hierarquia fica mais fácil organizar e gerenciar cargos e funções de forma mais efetiva. Quando isso acontece, são nos líderes que ficam centralizadas as ações necessárias para um planejamento estratégico eficaz e nos colaboradores a concretização da realização de diversos tipos de demandas que encaminhas para a realização dos projetos.

O líder dentro de uma hierarquia é tido como um profissional de respeito, pois detém de todo o conhecimento pertinente a sua função e a dos demais. Para uma empresa, esse tipo de sistema é completamente positivo, pois faz com que os demais colaboradores almejem alcançar esse tipo de cargo mais importante.

O que é a teoria da burocracia?

Max Weber, um economista alemão estudou muito o conceito dessa palavra e criou o que ele chamou de teoria da burocracia.

Nesta teoria ele buscou de maneira bem simples, explicar a forma que todas as empresas utilizam para se organizar.

A definição de burocracia para Weber era que toda organização que a utilizava era composta por regras bem definidas e procedimentos padrões. Isso queria dizer que cada indivíduo tinha a sua função, sua especialização, responsabilidade e cumprimento de tarefas.

Além disso, Weber também definiu que esse tipo de burocracia concentra todas as diferenças entre os funcionários como o nível social, hierárquico e também econômico. Algumas teorias são fundamentais para esse tipo de conceito, são elas:

  • Formalizar todas as regras;
  • Determinar como será a divisão de trabalho;
  • Estabelecer os níveis hierárquicos;
  • Manter a impessoalidade no ambiente de trabalho;
  • Exigir competências técnicas atualizadas;
  • Separa as propriedades e a previsibilidade dos funcionários.

Ainda de acordo com Weber, existem algumas particularidades atribuídas exclusivamente a esse sistema burocrático, são elas:

  • A maioria dos funcionários que ocupam esse tipo de cargo com funções burocráticas são do regime público;
  • A contratação dos funcionários se dá pelas suas qualificações específicas e competências técnicas;
  • O cumprimento das regras e regulamentos específicos é obrigatório;
  • Os salários são pagos em dinheiro;
  • Existe um cumprimento das regras hierárquicas onde a relação de autoridade é bem estabelecida.

Como é a burocracia no Brasil?

O Brasil é um dos países onde a burocracia está ligada principalmente com as atividades exercidas pelo Estado em seus processos administrativos. Por conta disso, muitos processos acabam não se concretizando de maneira correta.

Essa burocratização exagerada está relacionada principalmente como a forma que a sociedade foi organizada, por conta disso novos órgãos e funções foram criadas. Especialistas afirmam que as conquistas feitas no setor administrativo vêm se perdendo para a ineficácia política.