Expressões em latim

Autocarro (outro nome para “ônibus”): saiba tudo a respeito

Autocarro

Autocarro não é uma palavra que faz parte do vocabulário e do dia a dia do brasileiro, pelo menos não dessa forma.

Nesse artigo você vai entender por que essa palavra, por mais que não pareça, faz sim parte da vida da maior parte das pessoas que vivem no Brasil, e em todas as partes do mundo.

Origem da palavra autocarro

O termo autocarro é bastante utilizado em Portugal, mas no Brasil é praticamente desconhecido, ficando restrito apenas as colônias portuguesas espalhadas pelo país, como a localizada em São Paulo.

A palavra autocarro é derivada do termo original auto-ónibus, utilizada para definir os veículos que faziam o transporte de passageiros em Portugal até a década de 1940.

Desde então a palavra autocarro passou a ser utilizada como referência para os veículos de transporte coletivo.

Significado de autocarro

A palavra autocarro, ou ônibus no Brasil, significa “veículo de transporte para todos” e tem origem no termo em latim omnibus.

O termo omnibus significa “para todos”, e por isso passou a ser utilizado para identificar os veículos que realizavam o transporte público de passageiros.

Quando surgiu o autocarro?

Segundo historiadores, os autocarros surgiram no século XIX com um tipo de veículo que era puxado por cavalos e realizava o transporte de passageiros nas principais cidades de todo o mundo.

A ideia da utilização de veículos para transporte de passageiros teria surgido em Nantes, na França, como forma de proporcionar transporte entre a região central da cidade para diversas instalações localizadas nos arredores da cidade.

Os primeiros veículos que podem ser chamados de ônibus, ou autocarros, eram ainda pequenos em comparação aos modelos disponíveis atualmente, comportando cerca de 8 pessoas em bancos de madeira, com uma única porta instalada na parte traseira desses veículos.

Rapidamente empresários com visão para novas oportunidades enxergaram no transporte de passageiros uma atividade economicamente extremamente interessante, e logo começaram a surgir as primeiras empresas que se dedicavam exclusivamente a essa atividade.

Autocarro

Paralelamente ao início da utilização do autocarro nas ruas de Nantes e arredores, outras cidades francesas como Lyon e Bordeaux também já colocavam seus veículos para transporte de passageiros para funcionar.

Nos Estados Unidos os primeiros autocarros surgiram por volta de 1830, primeiro em Nova York e nos anos seguintes na Filadélfia, Baltimore e Boston.

O surgimento deste tipo de serviço em várias partes do mundo ocorreu ao mesmo tempo em que ocorria um grande aumento populacional nas grandes cidades do mundo, aumentando muito a demanda por meio de locomoção que pudessem levar as pessoas para seus destinos de forma mais rápida.

Em pouco tempo os serviços de transporte que utilizavam os autocarros passaram a enfrentar um novo concorrente, que proporcionava a seus passageiros uma viagem mais confortável do que os veículos motorizados: o bonde elétrico.

Mesmo com essa concorrência na época, o transporte sobre trilhos dentro das cidades acabou se tornando apenas uma lembrança do passado, enquanto o autocarro segue fazendo parte do dia a dia de bilhões de pessoas em todo o mundo.

Capacidade máxima de um autocarro

A quantidade de passageiros que podem ser transportados por um autocarro pode variar muito de um tipo de veículo para outro.

Se os primeiros ônibus não comportavam mais do que 8 pessoas, hoje os menores autocarros disponíveis no mercado, os micro-ônibus, comportar aproximadamente trinta passageiros.

Um autocarro convencional pode transportar cerca de 50 pessoas, entre passageiros sentados e em pé.

O ônibus articulado tem capacidade para transportar até mais do que o dobro de passageiros transportados pelo autocarro convencional.

Já um autocarro biarticulado, que possui uma unidade de reboque e mais duas articulações, pode chegar a levar em uma única viagem cerca de 300 passageiros, o que em uma cidade onde o deslocamento é muito difícil principalmente em horários de pico pode ser um grande benefício para todos.

Autocarro autoguiado

O que só parecia possível nos filmes de ficção científica já é uma realidade.

Os veículos guiados totalmente por computadores já estão sendo testados em diversas cidades dos Estados Unidos, e os autocarros já fazem parte desse universo futurista.

Cidades como Las Vegas já contam com ônibus autoguiado em operação normal em suas ruas, além de outros testes estarem em andamento em outras partes do país.

A expectativa é que, sem o elemento humano responsável por decisões que acabam causando acidentes, o número de ocorrências desse tipo seja reduzido consideravelmente.

Ainda assim, existe uma grande polêmica envolvendo os autocarros autoguiados no que diz respeito as responsabilidades em casos de acidentes.

Questiona-se quem deveria ser responsabilizado caso o computador cometa um erro e acabe causando um acidente.

Autocarro

Autocarro comum

Esse é o tipo de autocarro mais utilizado em todo o mundo, tanto para transporte de passageiros, transporte escolar ou turismo.

Seu formato compacto permite que circule tanto em largas avenidas quanto por ruas estreitas de qualquer cidade do mundo.

Além do seu tamanho, o seu custo de aquisição e manutenção são muito menores em comparação com os autocarros articulados ou biarticulados.

Autocarro biarticulado

Com o crescimento cada vez mais acelerado da população nas grandes cidades do mundo a necessidade de oferecer alternativas mais eficientes de transporte foi fundamental para a criação deste tipo de ônibus.

Um autocarro biarticulado pode transportar em uma única viagem a mesma quantidade de passageiros que seria transportada por 2 ou 3 ônibus comuns, dependendo de seu tamanho.

Em grandes centros onde o trânsito é cada vez mais caótico, essa é uma grande alternativa para reduzir o número de carros nas ruas, oferecendo um transporte público mais eficiente.

Ônibus de dois andares

O principal representante desse tipo de ônibus é uma das marcar registradas que circula pelas ruas de Londres e outras cidades da Inglaterra.

O ônibus de dois andares é muito utilizado em diversas partes da Europa devido a largura reduzida das ruas da grande maioria das cidades europeias.

Com ruas muito estreitas a circulação de ônibus articulados ou biarticulados é praticamente impossível, tornando o ônibus de dois andares a melhor alternativa para que o transporte público possa transportar mais pessoas e se locomover com facilidade por toda a cidade.

Considerações finais

O autocarro, ou ônibus para nós brasileiros, é fundamental para que as pessoas possam se locomover e assim conseguir chegar ao trabalho, encontrar a família e qualquer outro tipo de compromisso.

Em tempos onde o trânsito nas grandes cidades é cada vez mais superlotado optar pelo transporte público representa economia de tempo, energia, dinheiro, além de reduzir o impacto ambiental que os veículos motorizados causam na atmosfera do planeta.