Educação Expressões em latim Língua Portuguesa

Áurea: Conceito e definições da palavra. Confira!

O que é Áurea?

Áurea é uma palavra derivada do latim ”Aurum” e, de acordo com o dicionário da língua portuguesa, significa algo que é feito ou brilha como ouro.

Significado de áurea

Áurea e Aura

Embora pareçam, as palavras não podem ser confundidas, pois possuem significados distintos.

O termo ‘Aura’ diz respeito a algo místico. Para quem acredita, Aura é o nome dado a um campo energético que fica em volta do nosso corpo físico. Ainda de acordo com o conceito da palavra, todos os seres humanos e os animais possuem essa manifestação energética.

Veja também – GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar): o que é?

A aparência da Aura é de um campo luminoso de cores variadas. Esse campo pode possuir várias camadas e pode variar muito de acordo com o estado interior de cada pessoa, ou seja, de como está o seu humor, das atividades que ela está desenvolvendo, etc.

Significado de áurea

Lei Áurea

A lei Áurea foi uma lei sancionada pela princesa Isabel no dia 13 de me maio de 1888, e foi a lei responsável pela abolição da escravidão no Brasil.

Alguns anos antes da Lei Áurea, algumas leis que ‘impediam’ a escravidão de filhos de escravos e que ‘tornavam’ livres escravos com mais de 60 anos, já haviam sido aprovados no Brasil colônia. No entanto, era absurdo o fato de que ainda existisse escravos no Brasil. Muitos cidadãos eram favoráveis à abolição da escravidão, mas nada era feito para colocar um fim nessa situação.

No dia 11 de maio de 1888, a Lei Áurea foi elaborada pelo senador Rodrigo Augusto da Silva e, após três dias, a lei já havia sido aprovada pelos demais senadores da época. Dessa forma, no dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, que ocupava o lugar de seu pai, Dom Pedro II, enquanto ele estava fora do país, sancionou a lei que ficou conhecida por extinguir a escravidão no Brasil.

Áurea Mediocritas

Áurea Mediocritas, de autoria do filósofo romano Horácio, diz respeito à verdadeira felicidade.

Em seu poema, Horácio leva o leitor a acreditar que tudo o que ele tem é tudo que ele precisa para ser feliz, não precisando, dessa forma, conquistar mais nada.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica