Língua Portuguesa Educação Geral

Lauda: o que é, para que serve e como usa-la. Confira!

O que é lauda

Se você é estudante, com certeza já ouviu a palavra ‘lauda’ alguma vez na vida, certo? Caso não, pode esperar mais alguns aninhos, pois certamente em breve esse termo se fará muito presente em sua vida. Isso porque lauda é um dos nomes dados a cada lado da folha de um caderno, arquivos livros, etc.

Toda vez que você ouvir alguém falando de um conjunto de configuração de uma página, tais como: fonte, espaçamento, quantidade de caracteres e tamanho da letra, por exemplo, essa pessoa estará lhe informando a padronização de uma lauda.

Veja também – Significado de UF (Unidade de Federação)

No entanto, apesar de as laudas serem caracterizadas por suas configurações, não existem padrões estipulados para o seu uso. Portanto, dependendo do que foi pedido e do contexto de produção, a lauda poderá apresentar modelos diferentes de formatação.

Lauda ABNT

No Brasil, temos uma associação muito conhecida pelos acadêmicos e por pessoas que trabalham com escritas que estipula, de uma certa forma, regras que as laudas devem apresentar para cada tipo de texto. Estamos falando da ABNT – Associação Brasileira de Normas e Técnicas, e é ela a responsável por “padronizar” as laudas, assim como os seus textos.

De acordo com a ABNT, a formatação de trabalhos científicos, acadêmico e teses, por exemplo, deve seguir a seguinte formatação:

  • Formato de papel: A4
  • Margem superior: 3,0 cm
  • Margem inferior: 2,0 cm
  • Espaçamento das linhas: 1½
  • Tipo de letra: Times New Roman ou Arial (Padrão)
  • Tamanho de letra: 12
  • Margem direita: 2,0 cm
  • Margem esquerda: 3,0 cm

Lauda jornalismo

No jornalismo, as configurações da lauda são extremamente importantes na hora da diagramação e na hora da edição do texto, por exemplo.

Normalmente, dentro do jornalismo as laudas seguem o seguinte padrão:

  • linhas= 20 a 25 (Sendo 70 caracteres por linha, aproximadamente)
  • Caracteres geral= entre 1220 e 1700

Assim como no jornalismo, diversas outras profissões que também trabalham com a escrita, baseiam suas laudas em padrões da ABNT e do SINTRA- Sindicato Nacional de Tradutores.

Lauda ou página

Como dito acima, a principal característica da lauda é seguir configurações para cada tipo de texto. Logo, sempre que houver quantidade de caracteres, tipo e tamanho de letra… estamos falando de lauda.

Já a página, não precisa seguir formatações, ela se limita apenas a carregar o texto, sem se importar, portanto, se o texto está seguindo ou não um tipo de padrão.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica