Educação Língua Portuguesa

Tese é a apresentação ou defesa de algo que possui caráter intelectual. Confira!

O que é tese

Tese é uma palavra de origem grega que significa proposta, proposição ou apresentação intelectual.

Trata-se de um termo muito utilizado no meio acadêmico para fazer referência à defesa ou ao posicionamento de alguém sobre algo ou sobre algum assunto. Elas são, no geral, baseadas em pressupostos ou em hipóteses para que o autor consiga apresentar de forma satisfatória sua opinião sobre algo ou para que haja um debate sobre um determinado tema.

Veja também – Significado de pressuposto

Além disso, a palavra também pode ter como significado: “em teoria”, “em geral”, “em discussão” “de acordo com o que foi suposto”, etc.

Tese de doutorado

Como dito acima, tese tem como significado ‘proposta intelectual’. Sendo assim, no meio acadêmico, mais especificamente no ensino superior, por anos os alunos precisam apresentar teses e defendê-las para provar que estão preparados para exercerem as funções que se propuseram aprender, pois já conseguiram adquirir o conhecimento necessário.

Tese de doutorado é, portanto, uma tese que o doutorando precisa defender perante doutores para garantir que estar apto a receber a titularidade de doutorado.

Essa tese é como um trabalho acadêmico, só que mais intenso, onde o estudante precisará abordar um dos temas referente a sua área e seguindo metodologias particularizadas.

Esses trabalhos geralmente são realizados a partir de pesquisas experimentais, documentais, teóricas, etc. Precisam, necessariamente, abordar problemas e suas soluções de forma empírica e lógica.

Sendo assim, podemos afirmar que tese de doutorado é a defesa e apresentação de um trabalho acadêmico que contribui de alguma forma para a área científica de cada área e, ao mesmo tempo, é o momento que o aluno prova que está pronto para adquirir  a posição  almejada.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica