Siglas

Significado de TCC: saiba o que quer dizer essa sigla

TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso, que nada mais é que um trabalho acadêmico obrigatório dentro do sistema de educação brasileiro para a avaliação final de alunos ao término de um curso de nível técnico ou superior, seja nas modalidades de graduação, pós-graduação ou MBA.

Definição:

  • Origem: Trata-se da sigla para Trabalho de Conclusão de Curso.
  • Sinônimos: Trabalho final de curso, dissertação, trabalho de graduação interdisciplinar, estudo final de curso, trabalho final de graduação, tratado acadêmico, projeto experimental, trabalho acadêmico, projeto de formatura, monografia de curso.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino.

Entenda mais sobre o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é um trabalho acadêmico de cunho obrigatório para a avaliação de alunos ao término de um curso superior. Alguns cursos de nível técnico também exigem este trabalho aos seus futuros formandos, a fim de contemplar a diversidade dos aspectos de sua formação educacional.

Em geral, O TCC deve ser realizado pelos estudantes no último semestre (ou a partir do penúltimo, dependendo de cada instituição de ensino) para procederem a colação de grau e formatura. Inclusive, a aprovação do TCC é um critério para que o estudante receba o seu diploma do curso de graduação, pós-graduação, MBA ou de nível técnico.

Ele pode ser elaborado em forma de dissertação, tendo em vista a iniciação e desenvolvimento do aluno graduando no campo de iniciação científica. Um Trabalho de Conclusão de Curso pode ser feito de maneira individual ou em grupo, mas independente disso, ele deverá ser sempre orientado por um professor responsável, que passa a ser chamado de orientador.

O TCC deve ser feito em duas formas: escrita e oral. Isto quer dizer que, além de entregar um trabalho escrito previamente ao professor orientador, o aluno também deve elaborar e fazer uma apresentação oral em data específica, para uma banca examinadora formada por entre 3 e 6 professores, dependendo da instituição de ensino.

A chamada banca examinadora deverá assistir à apresentação e avaliar os argumentos usados pelo aluno aos questionamentos colocados. Vale lembrar que a comprovação de plágio (cópia) é considerada fraude e, sim, pode reprovar qualquer aluno, mesmo que tenha chegado ao fim do curso.

Quais são os tipos de TCCs?

Existem vários tipos de TCCs, que podem ser feitos de acordo com a finalidade do aluno, formato exigido pela instituição de ensino e o curso realizado:

  • Revisão bibliográfica;
  • Estudo de caso;
  • Pesquisa de recepção;
  • Plano de negócio;
  • Projeto arquitetônico e/ou urbanístico.

A escolha do tema

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) começa a partir da escolha do tema que será abordado pelo aluno ao fim do curso.

Para isso, o estudante pode levar como critérios a afinidade com o tema, principalmente, já que ele irá passar um longo período escrevendo sobre o assunto escolhido; desejo de inovação na área que cursou; relevância para a sociedade e para a comunidade científica; resposta a uma dúvida ou questão que ainda persiste; ou existência de bibliografia suficiente, para que não haja empecilhos na hora de o aluno fazer as suas pesquisas.

TCC e ABNT: como formatar o Trabalho de Conclusão de Curso

Independente do tipo de TCC ou instituição de ensino que o aluno estudou, a estrutura desse trabalho deve seguir algumas especificações: introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusão e bibliografia. Mas, além disso, outro critério importante é para que a formatação em si (fontes, espaçamento entre linhas, parágrafos, etc.) siga as normas da ABNT, que nada mais é que a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Durante a redação do trabalho escrito, é necessário pesquisar todas essas normas para não fazer feio na elaboração do seu TCC. A boa notícia é que elas podem ser encontradas facilmente na internet.

E aí? Gostou de saber o que significa TCC? Então, compartilhe esse artigo com os seus amigos que ainda não sabem…

Até a próxima!

Comentar