Geral

O que é um diploma? Qual o seu valor? Entenda

Diploma é um documento formal e oficial emitido comumente por alguma instituição de ensino reconhecida, como universidades, escolas e instituições que oferecem cursos técnicos.

É um documento que serve para testemunhar a presença da pessoa e a conclusão da mesma em determinado curso.

Veja também – Significado de cronograma capilar

Segundo o dicionário, é um “documento oficial que concede um direito, um cargo, um privilégio; carta.” Sendo assim, os alunos que possuem um diploma estão permitidos de exercer a profissão em todo território nacional.

Para ter acesso ao diploma, o aluno deverá estar perto de se formar – ou seja, estar matriculado nas disciplinas que faltam para a conclusão do currículo do curso – ou ter concluído um curso devidamente reconhecido e regularizado pelo MEC.

Com um diploma é possível aumentar o salário devido o reconhecimento que o documento possui no mercado. Contudo, há algumas áreas em específico em que o diploma não é cobrado, mas em contrapartida, outras é um pré-requisito para a realização da profissão.

Por ser um documento formal, o diploma conta com alguns padrões de confecção, como por exemplo os dados, como o autor, o destinatário e o escrivão que autentica o documento. O diploma, por esse motivo, apresenta o selo correspondente e dispõe de um original que é arquivado num registo.

Qual a diferença entre diploma e certificado?

O certificado, por outro lado, também é um documento usado para comprovação de conclusão de uma atividade, no entanto não possui tantas formalidade como um diploma.

Ele pode ser concedido pela própria instituição e não precisa de regulamentação e reconhecimento de um órgão específico. Também não é cobrado todas as formalidades em sua confecção.

Sinônimos de diploma

  • Título
  • Patente
  • Documento
  • Carta

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice