Uncategorized

O que é “docente”? Qual seu significado?

Docente

Quando estamos na escola ou na universidade, às vezes, escutamos a palavra docente. Você sabe qual é o seu significado? De onde ela vem? E como deve utilizá-la? Aqui explicaremos para você não ter mais dúvidas.

Mas quem é o docente?

Essa palavra faz referência ao professor. Ser docente é aquele que dá aula, independente da matéria e do conteúdo. Entretanto, não é um professor de dança. Pois para ser docente é preciso ter formação acadêmica e/ou pedagógica.

Ele é responsável pela instrução da população. E quando pensamos nela é impossível não pensarmos em ciência. Por isso o ensino está vinculado às pesquisas científicas, sejam elas no campo da medicina, das ciências exatas ou das artes.

Com isso espera-se ter cidadãos mais qualificados e instruídos, que poderão colaborar na construção de uma sociedade melhor. O docente deve transformar a existência de seus alunos a partir do conhecimento que lhes transmite.

Provavelmente, todos aqueles que frequentaram a escola tiveram um professor que lhes foi uma boa referência. Infelizmente podemos ter muitas lembranças ruins. Mas devemos nos apegar às boas recordações e usar esse professor como exemplo para conduzir nossas condutas.

Os professores também podem fazer parte de associações e organizações que representam sua classe. Além dos conhecidos sindicatos, também fazem grupos para a discussão de melhores maneiras de dar aula, de aperfeiçoar a didática.

Bem como podem se reunir para ver quais são os conteúdos que devem ser lecionados em cada etapa da educação.

Tudo o que é ensinado tem de ser autorizado por um grupo de professores. Para assim garantir uma boa educação e que os conteúdos sejam minimamente os mesmos para todos.

Em complementariedade a função do docente está o discente. Esses são os que alunos. Aqueles que devem escutar o que o professor tem a dizer e recebem o seu conhecimento.

Normalmente escutamos a palavra corpo discente. Seu significado é um conjunto de alunos que possuem uma certa representatividade dentro de uma faculdade, universidade ou escola. Nas universidades podem se organizar em centros acadêmicos ou diretórios acadêmicos e nas escolas nos grêmios.

Docente

Quais são as atividades de um docente?

Entre as atividades de um docente estão dar aula. Mas não é somente isso. Costumeiramente achamos que um professor só trabalha quando está na sala de aula. Essa é uma ideia errada e que se propaga para desmerecer o trabalho de um docente.

Um professor trabalha com a preparação da aula, realização de atividades, correção e participa de reuniões e conselhos para melhorar o ensino.

Por isso, em muitos locais um professor recebe um valor a mais para preparar aula. Além de seu salário referente a quantidade de aulas que leciona.

Um professor universitário ainda tem de fazer orientações de trabalhos de conclusão de curso, mestrados e doutorados.

Também pode realizar pesquisas com a produção de artigos que aumentarão a sua excelência acadêmica e da universidade em que trabalha.

Outros cargos que um professor pode ter é assumir uma diretoria ou mesmo a reitoria da universidade. Essas são atividades que devem ser reconhecidas. Um professor não dá somente aulas. Mas faz muitas outras atividades para que a escola, a faculdade ou a universidade possam se manter.

Um docente não deve somente transmitir o conhecimento. Mas também observar a sala para evitar que haja qualquer tipo de bullying. Devem também para verificar que esses estão tendo uma boa apreensão do conteúdo.

As atividades dos docentes tem modificado principalmente com o uso de tecnologia. O professor tradicional está sendo revisto hoje em dia.

Como hoje temos acesso a informação muito fácil, os docentes passaram a rever seus métodos para manterem sua atividade necessária. Vale ressaltar que somente um professor poderá dizer se tal conhecimento é verdadeiro ou não. E também é ele quem poderá te melhor instruir em algum assunto.

Assim como até mesmo a leitura tem se modificado com os ebook e o formato em PDF para textos, a educação também sobre alterações. O professor além de precisar entender dessas novas tecnologias também pode realizar várias atividades a distância.

Mas não é incomum universidades já adotarem o ensino a distância ou até mesmo o misturarem com o presencial.

Atividades são realizadas pelos alunos em plataformas da escola ou da universidade para garantir que esses estudem em casa e aproveitem melhor o tempo.

Docente

Os docentes em outros países

Em outros países a atividade dos professores costumam ser diferentes, bem como o quanto são reconhecidos.

No Japão, por exemplo, o Imperador faz a costumeira reverência oriental aos docentes. E é somente a esses que ele se inclina. Isso revela um respeito extremamente alto na cultura japonesa. Um professor também possui salário mais valorizado do que em relação ao Brasil.

Já nos Estado Unidos da América, um professor também recebe mais do que em relação aos docentes brasileiros.

Entretanto, ali existem diferentes expressões para designar quem são os professores universitários e os do ensino escolar. Para o primeiro caso são os professor. Esses devem fazer mestrado e doutorado, dando continuidade a sua formação e não fazendo somente a graduação.

Assim, para os professores da escola utilizamos o teacher. Esses não precisam dar continuidade aos estudos com atividades de pesquisa como os professores universitários.

Conclusões

Nem todo professor é um docente. É preciso ter atenção a isso para não chamar a pessoa pelo termo errado.

Lembre-se que para ser docente é preciso ter a formação universitária em alguma área acadêmica. Ou precisa ter formação pedagógica.

Nunca se deve desrespeitar um docente. Ele é quem deve lhe transmitir o conhecimento seja na escola ou na universidade. Caso haja algum descontentamento com a didática dele, tente abrir uma conversa. Afinal, assim poderemos resolver melhores os problemas.

Ele deve ter uma boa interação com o aluno. E entender o ambiente em que os dois trabalham juntos. Muitas vezes deve se colocar no lugar dele para entender seus problemas e verificar se são dificuldades de ensino, falta de atividades e/ou problemas pessoais.

Um docente é uma pessoa comum e deve ser respeitada como qualquer outra. Assim como também não pode desrespeitar ninguém.