Geral

Respeito: qual o real significado da palavra?

A palavra respeito é muito usada no dia a dia, mas poucos são os que colocam seu significado em prática. Prova disso é que se cada indivíduo respeitasse a individualidade, religião, orientação sexual e opção política de cada um, o mundo seria um lugar bem melhor.

Mas afinal, qual o real sentido da palavra respeito? Será que você realmente sabe o que essa pequena palavra significa e o poder que ela possui de mudar as coisas ao seu redor.

Se não tem certeza do real significado, veja a seguir um pouco mais sobre o assunto de forma detalhada e aprenda a usar essa palavra de forma correta em sua vida no dia a dia.

Mas afinal o que é respeito?

De acordo com o dicionário, a palavra respeito nada mais é que um substantivo do gênero masculino que possui origem latina, mais especificamente no termo respectus. Trata-se de um tipo de sentimento positivo, referente à ação ou um efeito de respeitar, admitir a diferença, ter apreço e consideração.

A palavra respeito ainda pode ser vista como uma forma de admiração, podendo ser apenas sentida ou demonstrada pela confiança em alguém, o qual possui boas ideias e qualidades.

Mas quando estudamos a fundo a palavra respeito, observamos que o significado dessa palavra no original derivado do latim, tem sentido de “olhar outra vez”. Isso dá a ideia de que algo deve ser julgado da forma certa, no momento em que algo merece realmente ser reconhecido.

Na prática então a palavra respeito também pode ter o significado de uma forma de prestação de culto, elogio, veneração, ou até mesmo realizar um tributo a uma pessoa, como pode ser percebido na frase: “Eu a respeito”.

Quando se coloca em prática o ato de respeitar, essa também é uma forma de demonstrar uma compaixão de forma positiva a uma pessoa ou religião. Isso porque essa palavra também pode ser analisada como uma forma de conduta ou ato que demonstre apreço ou consideração por algo ou alguém.

A importância do respeito

Quando falamos em valores humanos, o respeito também se torna um dos temas mais importantes para que haja uma boa interação social. Se a pessoa tem respeito, ela é impedida de cometer qualquer ato mesquinho ou perigoso contra outro indivíduo.

Quando o respeito está presente, é possível que o indivíduo sinta empatia por alguém ou algo, podendo ser sobre assunto religioso ou não. O respeito também pode ser usado para ressaltar as qualidades de outra pessoa.

Isso porque em muito casos quando uma pessoa se comporta de forma rude, muitos a condenam como uma pessoa desrespeitosa. Esse tipo de coisa é o oposto de quando você respeita algo ou alguém, o que é visto como algo bonito,

O respeito também é visto por muitos como uma forma positiva de obediência e cumprimento de algumas regras, como por exemplo, respeito às leis do município, estado ou país.

Além disso, quando você ouve alguém dizer que determinada pessoa fez um discurso com muito respeito sobre um tema importante como diferentes religiões, crenças e condutas, isso quer dizer que essa pessoa falou de forma compassiva e ajustada.

Lembrando que o respeito não pode ser confundido com a tolerância, uma vez que a tolerância não é exatamente um sentimento positivo.

A palavra respeito pode ser usada para falar sobre uma pessoa que realizou algo de forma correta, mas pode também ser usada para algo ou pessoa que foi afirmada no passado, podendo ser uma promessa ou uma lei.

Quando há respeito entre pessoas, ele ainda pode ser visto como um comportamento de temor ou submissão. Como no exemplo dessa frase que diz: “Ela o respeita tanto que chega a ser submissa às suas vontades”!

Vale dizer que, ao respeitar a decisão ou ação de outra pessoa, isso não quer dizer que você concorda plenamente com sua atitude, mas que você consegue viver de forma respeitosa, sem confrontar ou descriminar por ela ter feito algo diferente de suas escolhas.

O que é respeito mútuo

Agora, o respeito mútuo pode ter definição como um envolvimento de respeito entre duas pessoas ou um grupo, sendo considerado o mesmo que o respeito recíproco.

Ele é muito visto em ambiente familiar ou educacional, sendo esses dois grupos os responsáveis por criar adultos que sejam mais solidários e civilizados, capazes de agir e se comportar em ambientes sociais sem grandes conflitos.

O respeito mútuo é, portanto, uma das bases principais para a boa convivência humana, podendo ser considerado algo essencial na construção de uma sociedade civil, na qual se tem justiça e educação, com diferentes grupos sociais, econômicos, culturais e étnicos.

Como visto, podemos dizer que o respeito acaba sendo uma espécie de “barreira”, se tornando um limite aos atos que um indivíduo possa ter contra o outro.

Quando se respeita alguém é possível evitar determinados erro. Como visto nessa frase: “Ele sempre foi fiel, porque a respeitava como esposa e mulher”!

Sinônimos de Respeito

A palavra respeito, assim como muitas palavras da língua portuguesa possui sinônimos. Os seus são:

  • Consideração;
  • Afeição;
  • Reverência;
  • Apreço;
  • Estima;
  • Saudação;

Expressões populares com a palavra respeito

Por fim, chegamos aqui a algumas expressões onde a palavra pode ser empregada. A ideia é facilitar o entendimento sobre as possibilidades de uso do termo em si. Veja:

“Com todo o respeito” – essa expressão é muito usada no momento em que alguém deseja expressar que não está concordando com a opinião de outra pessoa, porém, dizendo isso com uma forma educada. Um exemplo: “Com todo respeito senhor; não estou convencido de que sua opinião é a mais correta.

  • “A respeito de” – bem parecida com a expressão “com respeito à”, esse termo pode ser usado como a expressão relativo à, servindo para indicar pessoa ou situação muito importante e respeitável.
  • “Diz respeito à” – já essa expressão pode ser usada para se referir a alguém ou a algo.
  • “Em respeito de” – essa expressão pode ser usada para comparar algo.

Como você pode ver, existem diferentes formas de usar a palavra respeito em frases, mas no dia a dia o ideal é usar a favor de seu semelhante, respeitando sua individualidade como um todo e evitando conflitos desnecessários.

Veja outros termos: