Língua Portuguesa

O que significa metáfora? Entenda a definição e sinônimos aqui

Metáfora significado

Você já notou como alguns termos são usados em sentidos diferentes no nosso cotidiano? Por exemplo, quando alguém diz: “Impossível caminhar na avenida neste horário. É um formigueiro!”, neste caso, o formigueiro em questão não é aquele no sentido literal (denotativo), como está escrito no dicionário, referente a um grupo de formigas.

Trata-se do uso conotativo da palavra, ou seja, quando ela está sendo empregada em um sentido figurado. É o que chamamos de figuras de linguagem, como é o caso da palavra metáfora, que você vai conhecer melhor o significado hoje.

A metáfora é um termo importantíssimo para nossa comunicação, estando presente na música, poesia e até em simples diálogos no dia a dia. Para se ter uma ideia, pesquisas indicam que o ser humano costuma usar, em média, quatro metáforas por minuto durante uma conversa.

Mas você realmente sabe o ela quer dizer? Tem dúvidas se está empregando-a corretamente ao escrever ou falar? Continue lendo esse artigo e descubra a real definição da palavra na Língua Portuguesa!

O que é metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem. Ela é amplamente utilizada, na fala e na escrita, para estabelecer uma transferência do significado de determinada palavra para outra, a partir de uma comparação não explícita. Lembra quando falamos ali em cima sobre o uso de um mesmo termo em dois ou mais sentidos diferentes? Pois bem! Esta é exatamente a função da metáfora na Língua Portuguesa.

Veja um exemplo: “Aquele homem é um gato!”. Neste caso, a metáfora acontece porque, implicitamente, o ‘homem’ é comparado a um ‘gato’, ou seja, significa que ele é bonito, fofinho, encantador.

Como você pode notar, trata-se de um tipo de comparação, mesmo sem a presença de uma conjunção comparativa. Com a metáfora, é possível comparar sem precisar utilizar um conectivo, (por exemplo “como”), que poderia ser encaixado naturalmente na frase.

Outros exemplos: “Aquela moça é uma flor”. Nesse exemplo, a palavra ‘flor’ carrega o significado de meiga, delicada, bonita, cheirosa, e não ao órgão de reprodução de uma planta, como diz o real conceito da palavra no dicionário.

Para você fixar melhor: “Ela me encarou e seu olhar era pedra.”, onde ‘pedra’ tem sentido figurativo e representa a ‘rigidez’ e ‘dureza’ do olhar em questão, e não que este é uma pedra, literalmente.

Metáfora X Metonímia

Apesar de se tratarem de duas figuras de linguagem, metáfora e metonímia não são a mesma coisa! Enquanto a metáfora é usada para transferir o significado de uma palavra para outra, de modo que possam ser utilizadas em sentidos diferentes, a metonímia está mais relacionada a uma troca de um termo por outro quando estes possuem similaridade, ou seja, aproximação/contiguidade.

Por exemplo: O rapaz bebeu o copo inteiro”. Na frase em questão, o rapaz não bebeu o copo, mas sim o conteúdo que estava dentro do utensílio.

Em outras palavras, a metonímia pode ser dita como a substituição de palavras que possuem uma associação de sentido entre si.

Veja mais exemplos: “A viagem à Lua representou um avanço para o homem”. Na frase, a palavra ‘homem’ foi empregada no lugar de ‘humanidade’ como uma forma de representar os seres humanos como um todo. Ainda, quando se diz: “Ela adora ler Machado de Assis”, o nome do autor substituiu os nomes das obras que a pessoa gosta de ler.

E para você fixar ainda melhor o que é uma metonímia: “Lá em casa, eu só uso Bombril”, o que quer dizer que a marca substituiu o produto, que é a palha de aço.

Qual é a diferença entre metáfora e comparação?

Muitas pessoas costumam confundir metáfora com comparação, por serem bastante parecidas, mas também são palavras com funções diferentes. E não é para menos!

Até mesmo alguns especialistas classificam alguns exemplos de metáfora como espécies de “comparação implícita”, ou seja, implícita porque não traz consigo o termo conectivo característico em uma comparação, de fato, como é o caso de “talcomoqualassimparecia”, entre outros.

Comparação nada mais é que uma forma de confrontar características ou ações de alguns elementos, o que pode ser feito de maneira simples ou símile, ou seja, quando dos elementos são de categorias ou universos distintos.

Para você conseguir distinguir uma metáfora de uma comparação, basta lembrar que, nesta última em questão, sempre aparecerá uma palavra de conexão entre os dois termos, tais como os que falamos anteriormente (tal, como, qual, assim, parecia, etc.).

Veja um exemplo: “Meu filho parece um anjo!”, onde uma mãe compara o filho às características de um anjo.

Outros exemplos: “O rapaz é inteligente como você”, onde o rapaz é comparado a alguém inteligente igual ele.

Observe que nos dois exemplos acima, apareceram os termos ‘parece’ e ‘como’, o que evidenciam frases de comparação, e não de metáfora.

Anote aí para não esquecer!

Sinônimos de metáfora

Imagem, figura, comparação, símbolo, representação, alegoria, translação, tropo.

Definição de metáfora

  • Origem: do grego metaphorá (transporte)
  • Separação silábica: me-tá-fo-ra
  • Classe gramatical: substantivo feminino
  • Plural: metáforas

Entendeu direitinho o que é uma metáfora? Compartilhe esse post nas suas redes sociais para que outros amigos também tirem essa dúvida!

Até a próxima…

Comentar