Língua Portuguesa

A palavra “currutela” e seu significado: veja aqui!

Currutela é um regionalismo empregado no centro oeste do país, mais frequentemente em Goiás. Nessa região é também um sinônimo de “corruptela”, embora o significado de cada termo, consultando os dicionários, seja diferente.

Esse uso nos mesmos contextos faz com que muitos se confundam sobre o real significado dessas palavras e cause estranhamento principalmente em quem pertence a outras regiões.

Veja também – O que é congruência? Qual significado?

O que viria a ser currutela? Qual a diferença com corruptela? Porque são empregados como se fossem sinônimos mesmo não sendo?

Descubra o significado e todas essas curiosidades a respeito da palavra currutela a seguir.

Prossiga com a leitura!

Os significados de currutela

É importante mencionar que currutela, principalmente em Goiás, tem ao menos dois significados, embora um se origine diretamente do outro. Pode se dirigir a um local muito específico, por isso é preciso ficar atento para não cometer gafes, ou a um local genérico, mas com uma característica em comum.

Tome conhecimento a respeito desses significados a seguir.

Confira!

Currutela: emprego mais popular

Consultando os dicionários disponíveis e a associação que a palavra levanta para os moradores da região brasileira citada, currutela se refere a um local fora das cidades.

Geralmente pequenas vilas a beira de estradas. Essas vilas são motivos de atração para garimpeiros e tropeiros por conterem, entre outras coisas, prostíbulos.

Devido às chamadas casas de tolerância em tais localidades, currutela passou a ser utilizada como sinônimo desses estabelecimentos.

A associação direta a zonas de prostituição também se estendeu a locais assemelhados ou sem distinção para a opinião popular. Um exemplo clássico são as boates.

Segundo significado

No entanto, apesar dos prostíbulos serem o que há de mais conhecido nesses locais, emprega-se currutela como referência a outra característica do ambiente em questão.

Essa característica é o isolamento, a região erma, a localização afastada dos grandes centros urbanos. Como não é raro existir comunidades afastadas, mas costeiras a regiões movimentadas e que não apresentam como principal atração zonas de prostituição, usa-se também currutela para se referir a esses pequenos lugares.

Por isso é comum se referir a uma Vila Central do Garimpo como currutela. O mesmo quanto a pequeno vilarejo localizado ao lado de uma rua movimentada.

Portanto, se receber um convite para visitar uma currutela, considere bem o contexto em que o termo está sendo empregado. O mesmo quando for utilizá-lo na comunicação com um terceiro.

Currutela

Diferença entre currutela e corruptela

Como informado acima, currutela e corruptela são empregados como se tivessem o mesmo significado, por isso, tratados como sinônimos em alguns lugares. Contudo, têm significados diferentes.

Como vimos mais cedo, currutela pode se referir a:

  • Um local ermo frequentado por garimpeiros por causa dos prostíbulos;
  • Aos prostíbulos em si ou atividades comerciais tidas como similares, como boates;
  • A um pequeno vilarejo afastado dos grandes centros.

Já a corruptela não se refere propriamente a nenhum desses locais específicos. Se refere a um ato socialmente condenável. Corruptela é o ato ou processo de corromper um terceiro. Esse terceiro pode ser uma pessoa, ou uma instituição, um sistema.

Por exemplo, subornar o guarda de trânsito é um caso clássico de corruptela. O cidadão, para se livrar de uma multa, pratica um ato para tentar corromper o agente da lei de cumprir com a sua obrigação.

Quando procuradores da república deixam de fazer os procedimentos rotineiros nas investigações de um caso para beneficiar políticos que são claramente favoráveis, corrompem o papel exercido da instituição que representam.

Quando a corte suprema de um país resolve aprovar a aplicação de sentenças condenatórias que claramente ferem os princípios da Carta Magna, corrompem não só a instituição que representam, mas todo o sistema estruturado para zelar pelos direitos inalienáveis de cada cidadão.

O processo de corrupção vale para se referir tanto para quem faz corrupção ativa, como para quem se deixar corromper de forma passiva. Em última instância, corruptela é o mesmo que corrupção.

Nota-se, portanto, que não tem relação com os locais associados à currutela. Ou será que tem? Afinal, porque usa-se “corruptela” como se fosse um sinônimo de “currutela”?

Veja a explicação a seguir.

Causas da confusão

O emprego incorreto e que por vezes gera confusão entre currutela e corruptela se dá em razão de dois motivos.

O primeiro, e talvez o mais previsível, é por causa da semelhança da grafia e pronúncia dos termos.

Logo, no afã de se expressar ou com a dificuldade de pronunciar uma das palavras, se recorre a que parece mais simples de se pronunciar. Provavelmente, como os termos são semelhantes, o ouvinte acaba acreditando que ouviu “currutela” ao invés de “corruptela” ou tem convicção sobre a pronúncia que ouviu, mas acredita que o enunciador quis se referir ao termo mais consagrado.

Enfim, com a recorrência dessa mistura acabou caindo na convenção popular de que as duas palavras se tratam da mesma coisa. No entanto, conforme demonstrado, há diferenças. Porém, há também um elemento que aproxima os dois termos fora a similaridade de pronúncia e de escrita.

Como informado nos tópicos anteriores, currutela está fortemente associado a prostituição, casas de prostituição. Como essa atividade, em especial por questões religiosas, é vista como a “corrupção da carne”, “corrupção da mulher direita” ou expressões do gênero, acaba se ligando ao significado dado a corruptela.

Se corruptela é ato ou processo de corromper uma pessoa, instituição ou padrão, por isso em última instância associada simplesmente como corrupção, prostituir-se também acaba, no entendimento popular, sendo mais um caso cabível para se empregar o termo.

Logo, corruptela torna-se uma forma de se referir à corrupção em suas mais variadas formas e uma forma simplificada de referir ao um local em que “se pratica corrupção”. No caso em questão, a corrupção da carne.

Considerações finais

Gostou deste conteúdo sobre os significados de currutela? Caso sim, pedimos o seu apoio curtindo, compartilhando ou deixando a sua opinião (mesmo que seja apontando uma falha. Críticas construtivas são sempre bem vindas). O seu apoio é de vital importância para o nosso trabalho e faz toda a diferença. Aproveitamos a deixa para convidá-lo a ler mais assuntos como o deste post consultando mais de nosso conteúdo.

About the author

yasmin