Língua Portuguesa

Paráfrase: o que é e para que serve? Entenda aqui!

A paráfrase diz respeito a uma nova maneira de se interpretar, traduzir ou apresentar um texto. É uma forma original de expressar alguma coisa que já foi dita, demonstrada ou refletida em outro texto.

A paráfrase serve para simplificar o entendimento de uma ideia, apresentar uma nova versão ou detalhar um texto anterior por meio de novas interpretações e abordagens. Por exemplo, a partir de um poema, é possível criar outro parafraseando o texto original, mas mantendo a essência da obra.

Veja também – Significado de delator

Atualizar um texto antigo, dar novos significados a uma ideia ou reafirmar os pontos principais de uma obra também são objetivos do uso da paráfrase.

Um texto escrito em linguagem atual pode facilitar o entendimento de uma obra antiga, um poema ou canção pode ganhar uma nova interpretação, uma peça teatral pode ganhar uma nova interpretação.

O que é paráfrase?

Paráfrase é um recurso utilizado para criar uma nova versão de uma obra literária, ampliar os conceitos apresentados em um texto, explicar a tese defendida originalmente por outro autor ou até para se criar uma nova visão de uma ideia.

Ela serve para facilitar a compreensão de uma ideia, apresentando o conceito por meio de novas palavras ou formato. Neste sentido, pretende-se explicar a tese defendida em um discurso, texto ou obra literária utilizando novas palavras ou estilo literário.

A paráfrase pode ser realizada a partir de uma transcrição dos pontos fundamentais do texto, no qual o novo texto mantém a essência, trocando-se apenas as palavras, ou também é possível criar-se uma obra totalmente nova mantendo a essência.

A ligação entre o texto primário e a nova apresentação recebe o nome de intertextualidade. Ela é uma das características da paráfrase pois garante a influência das ideias principais de um texto sobre outro de maneira original. Para isto, é comum a utilização de recursos como alusão, tradução, versão, plágio, conotação e paródia.

Conceito e significado

A palavra paráfrase é um substantivo feminino que designa uma interpretação, comentário, explicação ou tradução. Também podemos entender o conceito como o ato de transcrever a essência de um texto utilizando outras palavras.

Originada no grego, paraphrasis, significa “maneira adicional de expressar-se” ou a repetição de uma sentença recriando o foco da ideia por meio de outras palavras. Neste sentido, a paráfrase serve para reafirmar a tese defendida no texto.

Isto pode ocorrer utilizando partes do texto original ou mudando completamente as palavras utilizadas, desde que se mantenha a ideia principal. Trata-se de um jeito diferente de se transmitir uma ideia de uma forma original ou similar ao conteúdo original.

Parafrasear significa apresentar uma ideia, descrever uma cena, de uma maneira diferente, utilizando outras palavras e abordagens, de modo a criar um novo formato, dirimir dúvidas ou gerar interpretação para um conteúdo original.

Esta técnica é muito comum na reedição de livros antigos, poemas famosos, músicas consagradas e outros tipos de textos. Neles, o autor cria uma nova versão da ideia, apresenta uma maneira diferente de refletir sobre a ideia original sem distorcer a essência do texto.

Paráfrase

Tipos de paráfrase

A paráfrase pode ser utilizada de formas distintas, dependendo da técnica literária ou necessidade do autor. Basicamente, existem dois tipos de paráfrase: a reprodutiva e a criativa.

A paráfrase reprodutiva é o formato no qual ocorre a tradução, quase que literal, de um texto como uma notícia, um resumo de novela ou a descrição de um jogo. Neste tipo de paráfrase, é comum repetir-se quase todas as palavras do texto original.

Já na paráfrase criativa, o foco principal do texto é mantido, porém, ocorre um distanciamento da maneira como ele foi apresentado originalmente. Na paráfrase criativa, o autor utiliza novas estruturas de linguagem, formatos e até estilo literário.

A paráfrase pode ser criada também a partir de formatos diferentes. Por exemplo, a partir de um quadro, pode-se criar uma canção; um poema pode ser criado inspirando-se em um conto e assim por diante.

Características do bom uso de paráfrase

Um dos principais objetivos da paráfrase é a simplificação do conteúdo apresentado originalmente em outro texto. Com isto, procura-se tornar mais clara e objetiva a ideia fundamental do texto original.

Para que a paráfrase seja utilizada de forma eficiente, é necessário ater-se a algumas exigências, entre elas:

  • Manter a ordem das ideias apresentadas no texto que a nova obra está parafraseando;
  • Apresentar todas as ideias e informações fundamentais do texto original;
  • Não omitir julgamentos ou opiniões sobre a obra inicial;
  • Criar uma nova apresentação das ideias originais, se possível com novas palavras.

Seguindo estas orientações, a paráfrase servirá, além de “traduzir” a obra original, também para se criar uma nova obra inspirada nas frases do texto que foi parafraseado.

Para que a paráfrase seja bem construída, é fundamental que o texto primário seja lido e relido com atenção para se perceber os pontos principais. Neste trabalho, é necessário identificar os dados essenciais da obra, a estrutura, formato, gênero e estilo literário.

Exemplos de uso de paráfrase

Como vimos, a paráfrase é o recurso de reescrever ou apresentar novamente as ideias de um texto, utilizando-se de outras palavras, sinônimos ou estratégias que mantêm a essência da reflexão original.

Diariamente temos acesso a textos que parafraseiam outros conteúdos de maneira original ou simplesmente transportando os pontos principais da ideia ou informação.

Vamos acompanhar alguns exemplos que deixarão mais claro os usos da paráfrase:

Texto original

“Nossa, quanta dor nas pernas. Depois do jogo me dá uma vontade enorme de descansar. ”

Paráfrase

“Caramba, como me dói os membros. Após a partida, fico com um desejo gigantesco de relaxar. ”

Texto original

“A prefeitura decidiu atrasar os vencimentos dos funcionários públicos aposentados por falta de recursos. “

Paráfrase

“O governo municipal determinou a alteração de data para o pagamento da aposentadoria dos servidores em razão da crise orçamentária. “

Texto original

“Desejo que este amor cresça em mim, que sua presença se sinta ao meu redor e que tuas palavras me renovem. ”

Paráfrase

“Espero que este sentimento floresça em meu coração, que à minha volta todos percebam a sua presença e que suas ideias transformem a minha vida. “

About the author

yasmin