Língua Portuguesa

O que quer dizer dirimir? Qual o significado?

Dirimir é um verbo de pouco uso no cotidiano. Agora você poderá adicionar essa palavra ao seu vocabulário. Nesse artigo mostramos os seus significados e suas aplicações em frases para que você não tenha mais nenhuma dúvida.

Significados da palavra

Na língua portuguesa, dirimir é um verbo transitivo direto. Ou seja, sempre é preciso complementar a oração quando usar esse verbo.

A palavra vem do latim, de dirimere. Sua pronúncia deve ser com o som de um r só. Dizer dirrimiré uma pronúncia errada.

Dirimir é o ato de anular, de resolver e acabar. Também pode significar o ato de impedir alguma ação totalmente.

Veja também – Significado de ergonomia

Usamos a palavra dirimir também enquanto significado de suprimir.

Ou seja, você pode aplica-la em várias situações. Apresentaremos algumas dela para que os exemplos te ajudem a entender melhor.

São seus sinônimos: obstruir, anular e resolver.

E seus antônimos: complicar, dificultar e confundir.

Exemplos em frases com dirimir

Aqui apresentamos alguns exemplos com o suo para palavra para facilitar o entendimento.

  • Ele dirimiu o que ela tinha acabado de construir.

O significado da palavra aqui é de destruir. Ou seja, ele destruiu algo que ela havia acabado de fazer.

  • Ela resolveu dirimir os documentos para que pudesse cancelar a compra do imóvel.

Dirimir também pode ter o significado de anular. Nesse caso, ela cancelou os documentos para que pudesse fazer outras coisas. Como comprar um imóvel.

  • Ele dirimiu minhas dúvidas sobre meus direitos em relação à herança.

Ou seja, alguém resolveu, solucionou as dúvidas de uma pessoa sobre seus direitos a uma herança.

  • A Princesa Isabel dirimiu a escravidão quando assinou a Lei Áurea.

O termo também pode ter o significado de abolir, terminar e revogar. Nesse caso, a Princesa Isabel foi a responsável legal pelo término da escravidão de negros no Brasil.

  • Sem maiores explicações, ele dirimiu nosso compromisso.

Ou seja, ele cancelou o compromisso com alguém sem dar qualquer satisfação.

dirimir

  • Vamos dirimir esses problemas de matemática. Caso tenha alguma dúvida, solucionarei para você.

Outro de seus significados e uso pode ser esclarecer, solucionar e resolver. Assim, no exemplo acima, trata-se de resolver um problema de matemática.

  • É preciso dirimir o vazamento. A água vai invadir a casa inteira se continuar assim.

No exemplo acima, trata-se de fazer cessar, de interromper, de acabar com um vazamento que ocorreu em uma casa.

  • Você não pode entrar aqui. Não é permitido. Vou dirimir a sua entrada a qualquer custo.

Neste último exemplo, o significado da palavra dirimir está em impedir, impossibilitar e obstruir a passagem de alguém. Este termo também diz respeito a uma certa intransigência. Em impedir totalmente que algo aconteça

Portanto, a palavra dirimir possui inúmeros significados. Pode ser usada de diferentes maneiras. Para compreender o seu significado é preciso ter atenção ao contexto em que ela é aplicada.

Assim, também é fundamental que você pronuncie a palavra corretamente. A seguir veremos alguns termos que podem causar confusão com a palavra tendo em vista a sua pronuncia parecida.

Não confunda dirimir com diminuir, diferir e dirigir

Como a palavra dirimir não é muito utilizada nas conversas cotidianas, é possível que não a compreendamos quando alguém a pronuncia.

Aqui apontamos algumas palavras que são semelhantes a ela, entretanto, não são sinônimos. E sim, possuem significados completamente diferentes e que levam a outras significações.

Podemos confundir com facilidade, até mesmo digitar e escrever errado dirimir. Um dos erros constantes é trocar por diminuir.

Entretanto, dirimir não possui qualquer afinidade com essa palavra. Seu significado é completamente diferente.

Diz respeito não a apequenar algo, mas a acabar, a cessar, interromper. Se você escutar diminuir no lugar de dirimir poderá fazer uma grande confusão em sua conversa.

Outra palavra semelhante é diferir. Que faz referência a fazer diferenciações. Neste caso, também não há qualquer semelhança com a palavra dirimir.

Não há qualquer significado próximo. Mas significa dissolver, até mesmo desfazer, mas jamais diferenciar. Assim, também tome cuidado com esses termos. Também poderão causar confusão em diálogos que você mantiver.

Dirigir também é uma palavra semelhante. Entretanto, significa conduzir. E a palavra dirimir não possui qualquer relação com o termo. Mas estaria em acabar. Um significado completamente da palavra.

dirimir

Dirimir e seu uso no direito

Esta palavra é muito utilizada no direito. É comum que em sessões judiciárias o termo seja utilizado.

Por vezes, refere-se a vontade de duas partes que estão em conflito de acharem uma solução.

Assim, um exemplo comum é quando ocorre uma simples batida de carro. Neste caso, o juiz pode oferecer uma negociação para acabar com o caso. Ou seja, pretende dirimir a situação.

Outros exemplo é quando um consumidor aciona o PROCON, sigla referente a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor. Quando as partes são convocadas para deporem, o juiz pode apresentar medidas para dirimir o caso.

Como resolver que a empresa precisa indenizar o consumidor. Ou até mesmo propor um acordo entre os dois.

Assim, em um julgamento, boa parte das vezes trata-se de dirimir uma determinada situação. Ou seja, em como solucionar. Como fazer que as partes se entendam minimamente. Pode ter o significado até mesmo de acabar uma diferença que torna a existência em conjunto das duas partes impossíveis.

Um exemplo de aplicação em frase podemos destacar:

  • Para dirimir o caso do assassinato, o juiz convocou novas testemunhas. Quando elas depuseram não havia dúvidas de que ele era inocente;
  • Os advogados queriam uma solução. Já estavam cansados de estenderem a sessão e não ter qualquer resolução. Por isso, propuseram um acordo para dirimir o caso.

Assim, em ambos casos, a palavra tem o significado de encontrar uma solução. De tentar resolver o que se está julgando. De cessar o julgamento para eu se encontre a melhor resolução para todas as partes.

Considerações finais

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa palavra, já pode utilizá-la.

Mas atente-se para os seus significados para que não tenha maiores problemas. No mais, você já pode aproveitar os benefícios de expandir o seu vocabulário e usar a palavra dirimir sempre que necessário.

About the author

yasmin