Língua Portuguesa

Significado de recíproco: veja o conceito e definição da palavra

O que é?

Recíproco significa aquilo que se realiza ao mesmo tempo em que se recebe, uma retribuição entre duas partes. Ou seja, diz respeito a algo que existindo em uma, existe de igual modo na outra.

Definição

  • Origem: Do latim “reciprocus”, que quer dizer “permutado, mútuoalgo que se troca ou retribui entre duas pessoas ou objetos”.
  • Sinônimos: Correspondido, mútuo, retribuído, bilateral, correspondente, mutual, alternativo.
  • Antônimos: Solitário, unilateral, isolado, parcial.
  • Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino.

Entenda o que significa a palavra recíproco

A palavra recíproco está relacionada a algo que se dá na mesma quantidade em que se recebe, dentro da relação entre duas partes. Ou seja, algo que exista de um lado na mesma proporção que também exista no outro. O conceito pode ser aplicado em relações de amizade, amor, raiva ou qualquer outro interesse em comum, referentes a objetos ou grupos de pessoas.

Por exemplo, quando uma pessoa diz “prezo muito por sua amizade” e obtém a resposta de outra com a expressão “a recíproca é verdadeira”, isso significa que esta última corresponde à amizade da outra, que o sentimento é verdadeiro e semelhante.

Para você fixar melhor e entender o conceito real dessa palavra, no caso da expressão “ódio recíproco”, o ódio em questão é compartilhado por duas ou mais partes em uma relação, tal como a expressão “amor recíproco” estaria relacionada a um amor correspondido.

Além disso, um acordo recíproco também tem a ver com algo bilateral, ou seja, é um acordo que interessa às duas partes envolvidas. O princípio da reciprocidade entre países, por exemplo, estabelece o igual tratamento entre cidadãos, simplificação de processos, a igualdade de direitos, entre outros fatores, visando uma fácil integração dos cidadãos (migrantes) de um país em outro.

Um exemplo perfeito de ato recíproco é o abraço. É claro que existem alguns casos onde apenas uma pessoa abraça a outra, mas, normalmente, o abraço é correspondido, isto é, ele é recíproco.

E aí? Deu para entender direitinho o que é e o que significa recíproco? Conhece alguém que também precisa tirar essa dúvida? Então, não deixe de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a descobrirem o significado dessa palavra…

Até mais!