Língua Portuguesa

Significado de recíproco: veja o conceito e definição da palavra

O que é e o que significa recíproco?

Recíproco significa aquilo que se realiza ao mesmo tempo em que se recebe, uma retribuição entre duas partes. Ou seja, diz respeito a algo que existindo em uma, existe de igual modo na outra.

Definição

  • Origem: Do latim “reciprocus”, que quer dizer “permutado, mútuoalgo que se troca ou retribui entre duas pessoas ou objetos”.
  • SinônimosCorrespondido, mútuo, retribuído, bilateral, correspondente, mutual, alternativo.
  • Antônimos: Solitário, unilateral, isolado, parcial.
  • Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino.

Entenda melhor o significado de recíproco

O significado de recíproco está relacionado a algo que se dá na mesma quantidade em que se recebe, dentro da relação entre duas partes. Ou seja, algo que exista de um lado na mesma proporção que também exista no outro. O conceito pode ser aplicado em relações de amizade, amor, raiva ou qualquer outro interesse em comum, referentes a objetos ou grupos de pessoas.

Veja também:

Significado de recíproco - Infográfico

Por exemplo, quando uma pessoa diz “prezo muito por sua amizade” e obtém a resposta de outra com a expressão “a recíproca é verdadeira”, isso significa que esta última corresponde à amizade da outra, que o sentimento é verdadeiro e semelhante.

Para você fixar melhor e entender ainda melhor o que significa recíproco, no caso da expressão “ódio recíproco”, o ódio em questão é compartilhado por duas ou mais partes em uma relação, tal como a expressão “amor recíproco” estaria relacionada a um amor correspondido.

Além disso, um acordo recíproco também tem a ver com algo bilateral, ou seja, é um acordo que interessa às duas partes envolvidas. O princípio da reciprocidade entre países, por exemplo, estabelece o igual tratamento entre cidadãos, simplificação de processos, a igualdade de direitos, entre outros fatores, visando uma fácil integração dos cidadãos (migrantes) de um país em outro.

Um exemplo perfeito de ato recíproco é o abraço. É claro que existem alguns casos onde apenas uma pessoa abraça a outra, mas, normalmente, o abraço é correspondido, isto é, ele é recíproco.

Frases de recíproco no amor e amizade

Significado de recíproco

  1. Apenas seguir em frente. Primeiro, porque nenhum amor deve ser mendigado. Segundo, porque todo amor deve ser recíproco.
  2. Há só uma felicidade nesta vida, amar e ser amado. (George Sand)
  3. Se me perguntarem qual o sentimento que considero mais bonito ou mais importante, vou abrir um sorriso e dizer: o correspondido! (Martha Medeiros)
  4. A pessoa ideal é simplesmente aquela que você ama e que também ama você.
  5. No amor e na amizade, o essencial é a reciprocidade.
  6. Antes de entrar no amor verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar. (Tati Bernardi)
  7. Faça o que você sente que deve fazer. Reciprocidade não acontece por obrigação e sim por sintonia.
  8. Escolha as pessoas que escolhem você.
  9. Agradeça por ser essa imensidão de amor e reciprocidade. Triste mesmo é não sentir nada.
  10. Recíproco é colo, é abraço, é olho no olho. Amor recebido e não cobrado.
  11. Você tem que aprender a se levantar da mesa quando o amor não está mais sendo servido.
  12. Jamais desperte sentimentos em alguém se não for capaz de retribuir da mesma maneira.
  13. Para dar certo não adianta você cuidar, se importar e amar… se não for recíproco, será em vão.
  14. Reciprocidade é a melhor resposta, tanto pro amor, quanto pra indiferença.
  15. A gente não cansa de amar, a gente cansa de não ser amado.
  16. Desapegue-se do que não é recíproco.
  17. Onde não existir reciprocidade, não se demore.
  18. Sou feito o amor. Onde há espaço, cresço. Se me sufocam, padeço. Quando me procuram, apareço. Se há reciprocidade, floresço.
  19. A beleza até atrai, mas a reciprocidade encanta bem mais.
  20. Firme seus pés apenas onde houver reciprocidade.

Recíproco em inglês

Muitas pessoas perguntam como se escreve e fala a palavra recíproco em inglês. Traduzindo do português para o idioma inglês, recíproco é o mesmo que “mutual” ou “reciprocal”, como podemos ver no exemplo a seguir:

  • “I loved Carla so much, but unfortunately the feeling was not reciprocal/mutual.”(“Eu amava muito a Carla, mas, infelizmente, o sentimento não era mútuo/recíproco”).

Recíproco do Índice Ponderal

Outro tipo de uso na palavra recíproco é dentro da área de nutrição, quando falamos em Recíproco do Índice Ponderal (RIP). Este se trata de instrumento que serve para medir o nível de obesidade que surge simultaneamente ao Índice de Massa Corporal (IMC).

Neste caso, é possível encontrar o valor do RIP a partir da fórmula: divide-se a altura (em centímetros) pela raiz cúbica do peso do indivíduo (em quilogramas).

Diferente do IMC, que é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura do indivíduo (em metros) ao quadrado, o Recíproco do Índice Ponderal tem sido considerado mais adequado pelos profissionais de nutrição por levar em conta o peso em quilos na proporção cúbica, semelhante à maneira em que acontece a variação de peso de um ser humano.

Significado de recíproco em Matemática

Já dentro da disciplina de Matemática, o significado de recíproco está relacionado a quando, dentro de uma operação, o resultado da multiplicação de dois números é igual a 1 (um). Por exemplo, quando você multiplica 4 por 1 (4×1), o resultado é igual a 1. Isto quer dizer que 4 e 1/4 são números recíprocos.

E aí? Deu para entender direitinho o significado de recíproco? Conhece alguém que também precisa tirar essa dúvida? Então, não deixe de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a descobrirem o que significa essa palavra…

Até mais!

Veja também:

About the author