Expressões em inglês Geral

Best friends: o que significa esse termo tão usado?

Best friends

Best Friends é um termo utilizado para chamar uma pessoa de melhor amigo(a). Ele é traduzido literalmente do inglês.

Definição:

  • Origem: Do inglês “Best Friend”, que quer dizer, literalmente, “melhor amigo”.
  • Sinônimos: Irmão/Irmã, best, BFF, BF.
  • Classe gramatical: Expressões em inglês.

Saiba mais sobre o que significa best friends

Best friends é um termo que estourou nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, especialmente entre o público formado por crianças, adolescentes e jovens adultos. É, literalmente, o equivalente a “melhor amigo”. Ele costuma ser utilizado para se referir a uma pessoa muito próxima e confiável que alguém tem em seu círculo social.

Apesar de ser uma expressão em inglês, o termo se popularizou bastante no Brasil, principalmente entre as meninas. É normal que elas se chamem de best friends ou somente de best, para encurtar. Ainda existem algumas variações, como BFF (“Best friends forever” ou “melhor amiga para sempre”, em português) ou BF, sigla para best friends.

O conceito de best friend não está ligado ao tempo de amizade, ainda que muitos amigos que foram feitos há anos sejam considerados os melhores por uma pessoa. Existem best friends que precisaram de somente alguns meses de amizade para estabelecerem laços mais fortes se comparados a outras pessoas do círculo social. É uma relação social voluntária e íntima.

As formas como o cérebro se comporta com a bestfriend é semelhante ao de um relacionamento amoroso, mostrando como este laço afetivo é forte e age dentro das pessoas. Tanto que a única diferença significativa é a ausência da paixão, estado altera a forma como o cérebro humano se comporta por um tempo determinado.

Best friends

O sentimento é tão íntimo que está no mesmo nível que as relações familiares – podendo, inclusive, supera-las. Por isso, é bem natural que best friends sintam-se à vontade quando visitam a casa um do outro.

Quando essa relação se inicia na infância, há ainda o sentimento de pertencimento àquela família. Você nunca viu aquela pessoa que é tão próxima do best friend que nem precisa dele para se sentir confortável diante de seus pais?

Na relação entre pessoas que são best friends tudo é feito de forma gratuita e recíproca. Eles são responsáveis por compartilharem histórias, experiências, medos, segredos, incertezas e desejos. Neste tipo de relação não há julgamento entre as pessoas Porém, quando uma delas erra, a outra não se sente incomodada em apontar os erros e apoiar para que a situação seja resolvida. Existe uma empatia aguda pelo outro.

Uma das condições para que uma amizade se torne a melhor que se tem é aceitar o outro exatamente do jeito que ele é, quase como um sentimento de amor fraternal despretensioso, passando por todas as divergências no caminho.

Ainda que as formas como melhores amigos se comportem tenha variação de acordo com as mudanças do mundo e das culturas em que eles estão inseridos, três aspectos são comuns desde sempre e independentemente do lugar: ajuda mútua, reciprocidade e confiança.

O conceito de amizade é entendido por crianças já aos nove meses de idade, mas é na fase de transição entre a adolescência e a vida adulta que o significado de best friend realmente se consolida na vida de uma pessoa.

Quando se está na adolescência, inicia-se o processo de “ruptura” com a família. Ou seja, o adolescente passa a se preparar para se tornar independente. Neste momento ele solidifica em seu círculo de amizade aquelas pessoas que serão as mais próximas no futuro.

Estudos mostram que a maioria dos best friends são feitos na escola ou na faculdade. Sendo assim, são poucos os casos em que a vida profissional vai ser a responsável por te garantir aquela amizade para o resto da vida.

Um best friend é tão importante que estudos mostram que não ter uma pessoa muito próxima em sua vida é tão prejudicial à saúde quanto fumar ou consumir álcool em excesso. Isso porque somos seres sociáveis e dependemos de relações interpessoais para nos desenvolvermos.

Best friends

Conhece aquele ditado: “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”? Saiba que ele está correto. Uma pesquisa realizada por estudiosos da universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, comprovou que amigos respondem de formas semelhantes a estímulos neurais. Ou seja, através do estudo do cérebro é possível descobrir quem é seu melhor amigo de verdade.

A dúvida agora é saber se pessoas que possuem formas similares de pensar são atraídas umas pelas outras ou se a amizade profunda entre dois amigos é capaz de moldar o cérebro com o tempo.

Apesar de serem poucos os estudos já realizados, especialistas acreditam que uma condição para que alguém seja seu melhor amigo é ser do mesmo sexo. O fenômeno da amizade entre homens e mulheres é algo novo e ainda existem resquícios de atração e tensão sexual.

Para que homens e mulheres possam formar uma amizade sem algum tipo de sentimento parental ou de casal, é necessário algum tempo até que a atração involuntária estimulada pelo cérebro deixe de existir.

Os avanços tecnológicos têm mudado a forma como as pessoas se relacionam e isso tem impacto direto em como as amizades, incluindo os best friends, são feitos. Antes das redes sociais, o número de pessoas que se conhecia e que se mantinha contato era consideravelmente reduzido. Portanto, as relações mais próximas eram fortificadas a ponto de se ter um melhor amigo de verdade.

Como as redes sociais permitem que haja interação com um número infinito de pessoas, teme-se que as relações pessoais estão ficando mais superficiais, o que é o oposto do significado de best friend. Em um estudo recente, 49% dos jovens brasileiros (de 16 a 20 anos) consideraram o celular o seu melhor amigo.

De acordo com essas pessoas, elas preferem passar mais tempo interagindo com o aparelho eletrônico do que saindo com amigos, familiares ou pessoas importantes.