Geral

O verdadeiro significado da palavra “amizade”

Significado da palavra amizade

Ninguém consegue viver no mundo de maneira saudável se não tiver sentido, pelo menos uma vez, o verdadeiro significado da palavra amizade. Os amigos sempre existiram e, segundo os especialista de saúde mental, eles são importantíssimos para que tenhamos uma vida mais saudável. Conheça o significado dessa palavra tão na moda hoje em dia e confira as dicas para preservar os amigos na sua vida!

Cultivar amigos verdadeiros hoje em dia não é uma tarefa muito fácil. Ter pessoas importantes na sua vida que possam estar ao seu lado em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins, é importantíssimo para que você consiga levar uma vida mais saudável.

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, ter amigos pode ser um dos remédios para quem sofre de algum distúrbio psicológico como depressão, síndrome do pânico, entre outros.

Mas você sabe o que significa, de fato, a palavra amizade? Entenda a seguir de onde ela surgiu e o que ela significa.

O que significa a palavra amizade?

Amizade tem um significado muito especial. Ela indica uma relação de afeto entre pessoas do mesmo sexo ou não, sem nenhuma intenção sexual. Os sentimentos que envolvem esses tipos de relação são de proteção, lealdade, afeto, amor, companheirismo.

A amizade engloba laços mais fraternos. Quando vivenciada em sua forma mais pura, nunca vai existir nenhum tipo de interesse sexual relacionado.

Esse tipo de relação de afeto mútuo pode ser desenvolvido em diferentes ambientes como o trabalho, escola, passeios, faculdade, amigos em comum, entre outras situações. As pessoas podem se conhecer nos lugares mais diversos, inclusive pela internet, em redes sociais como o Facebook.

As bases principais desse tipo de relacionamento são sempre pautadas na reciprocidade. É muito importante termos amigos e podermos contar com eles em qualquer situação.

Um desabafo, uma conversa sem compromisso num final de tarde, tomando um café, pode ser a melhor terapia para um indivíduo em sofrimento.

Quem quer ter amigos e fazer das amizades sua principal fonte fortalecedora deve ficar atento, pois nessa relação deve-se ter uma troca saudável.

Saiba escolher as pessoas e os ambientes para que deles nasçam uma amizade construtiva.

Diversos especialistas do comportamento humano afirmam que devemos nos relacionar com pessoas bem melhores do que nós, para podermos aprender e crescer como indivíduos. Então, não se contente com pessoas que tenham os defeitos semelhantes aos seus e que você queira melhorar.

Significado da palavra amizade

Em que dia se comemora a amizade?

A amizade é tão importante para o ser humano que foi determinado um dia para comemorar esse sentimento fraterno. A amizade é comemorada no dia 20 de julho.

Esta data foi criada por um argentino com o intuito de homenagear o homem que conseguiu pisar na lua, exatamente nesse dia (20 de julho), mas no ano de 1969.

Em um ato muito bonito, esse argentino enviou cartas para o mundo todo, divulgando essa data. Desde então, comemora-se o dia da amizade no mundo todo.

A mensagem principal desse argentino foi conscientizar a humanidade que o homem só conseguiu ir tão longe da Terra graças a união dos homens. Se você parar para pensar, é um significado muito bonito.

Quanto mais amigos, menos dor sentimos

Essa é uma informação muito importante. Construir uma amizade e usufruir dos seus benefícios te ajuda a sentir muito menos dores. De acordo com pesquisas recentes, pessoas que cultivam uma amizade até o final de suas vidas vivem muito mais felizes e sem dores.

E não importa se a sua amizade é com pessoas da sua família ou não. Ter a presença de amigos na sua vida, aumenta a seu nível de felicidade e, consequentemente, a produção de endorfina e serotonina.

Os mais afetados com os benefícios que a amizade proporciona ao corpo físico são as pessoas da terceira idade. É na terceira idade que as relações de afeto são mais importantes. E para esse público, tanto faz se as amizades são compostas por familiares ou não.

Para os idosos, é muito mais importante saber que eles têm um amigo próximo do que um familiar ausente. Nas pesquisas realizadas, o grau de felicidade em saber que algum amigo os esperava para uma visita era muito grande, quase imensurável.

A conclusão que se chega é de que as amizades são muito mais importantes à medida que envelhecemos do que quando somos jovens. Só para reforçar, tanto faz como as relações de afeto com a família eram.

A amizade e o quarteto da felicidade

O quarteto da felicidade é composto por substâncias muito importantes para a saúde do corpo: endorfina, dopamina, serotonina e oxitocina. Segundo pesquisadores, a amizade contribui para a produção desses elementos tão importantes para a felicidade.

Significado da palavra amizade

Conheça, a seguir, cada um dos componentes que a amizade ajuda a produzir e manter o seu corpo saudável.

1 – Endorfina

Esses hormônios produzidos pela hipófise são os mais importantes para a sensação de felicidade. As endorfinas são as morfinas do corpo, agem como um analgésico natural, reduzindo todos os sintomas e dores provocadas pelas doenças.

2 – Serotonina

Infelizmente, de acordo com a OMS, o número de pessoas com depressão vem aumentando drasticamente a cada ano. Acredita-se que cerca de 300 milhões de pessoas já apresentem algum sinal de depressão.

Ter uma amizade pode ser um antídoto para que a tristeza não esteja presente na sua vida.

A serotonina é muito importante no combate à depressão, uma vez que contribui para que os níveis de satisfação e bem-estar sejam aumentados.

3 – Ocitocina ou oxitocina

Este importante hormônio é produzido no hipotálamo e tem, como principal função, promover as contrações musculares uterinas. As mulheres são as mais afetadas.

A ocitocina faz com que a empatia em relação às pessoas aumente. Segundo pesquisas, ter amigos próximos contribui para a produção desse tipo de hormônio.

4 – Dopamina

A dopamina faz com que tenhamos amor pela vida. Baixos índices de dopamina no organismo fazem as pessoas ficarem apáticas, sem objetivos reais na vida.

É ela que nos dá a motivação para vivermos felizes e com propósitos na vida. Essa substância é ativada no cérebro, por exemplo, quando encontramos aquele amigo com quem marcamos uma reunião.