Geral

Significado de relacionamento: saiba o verdadeiro conceito dessa palavra

O que é?

Relacionamento é a ligação ou conexão afetiva, social ou profissional entre pessoas ou algo. Em geral, ele acontece de acordo com a maneira como estas se comunicam ou se tratam.

Definição:

  • Origem: Do latim relatio, que quer dizer “relação” e está associado ao “ato trazer alguma coisa de volta” ou de “relatar ou narrar alguma situação”.
  • Sinônimos: Convivência, contato, trato, convívio, relação, caso, união, ligação.
  • Antônimos: Desunião, afastamento, desentendimento, reclusão, introspecção, rompimento, ruptura.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino.

Entenda mais sobre o que significa relacionamento

Relacionamento diz respeito ao ato de estabelecer uma ligação ou conexão com alguém ou alguma coisa. Também refere-se à forma de tratar, de conviver, de se conectar com outras pessoas, de forma negativa ou positiva. Normalmente, um relacionamento acontece a partir da forma como as pessoas ou coisas se comunicam ou se tratam entre si.

Quando as pessoas gostam de se comunicar e se tratam bem, diz que elas têm um bom relacionamento. Já no caso dos indivíduos que se tratam ou comunicam-se mal, é válido dizer que existe um mau relacionamento.

Um relacionamento pode acontecer entre pessoas através de uma ligação afetiva (namoro, amizade, parentesco, etc.), social (apenas para criar contatos com outros indivíduos) ou profissional (a trabalho ou estudos). No entanto, o que todos eles possuem em comum é a convivência, atitudes e comunicação, que podem ser recíprocas ou não.

Veja também: O que significa recíproco?

Por esta razão, quando uma das partes não corresponde aos atributos necessários para uma boa convivência, o relacionamento torna-se algo difícil. Isso porque um bom relacionamento exige empatia, confiança, harmonia e respeito entre ambas as partes. Quando há a deficiência de qualquer um desses requisitos, diz-se que existe um mau relacionamento entre os indivíduos.

Veja também: O que significa empatia?

Relacionamento interpessoal

Existe também uma outra forma de relacionamento, chamada de interpessoal. Trata-se da maneira como os indivíduos se relacionam com os outros, seja na vida pessoal, social ou profissional, e na forma como estas estabelecem uma comunicação entre si.

Este conceito está relacionado à capacidade de interação e à competência de saber aceitar os outros indivíduos como eles são. Por isso, é bastante comum o conceito de relacionamento remeter principalmente à relações amorosas entre casais, neste caso, quando se usa a palavra isoladamente, como no exemplo “Poxa, o meu relacionamento não vai nada bem”.

Ainda dentro do contexto afetivo, esse termo também é usado para definir as diversas formas de se relacionar com alguém, tais como “relacionamento sério”, “relacionamento aberto”, “relacionamento à distância”, “site de relacionamentos”, entre outras.

Gostou desse artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também o vejam…

Até a próxima!