Expressões em inglês Geral Tecnologia

O que é uma hashtag? Entenda o significado e função desse símbolo!

Hashtag é um termo inglês bastante inserido nas redes sociais, o qual diz respeito à uma de palavra-chave antecedida pelo símbolo “#”, o que os brasileiros conhecem como “jogo da velha” ou “quadrado”. A hashtag é como um link que pode ser listado por motores de busca na Internet, como o Google. Isto é, o usuário poderá buscar por determinado assunto, através da procura pela respectiva hashtag na própria rede social ou em um site de buscas.

O termo não tem uma tradução exata para o português, mas todo bom entendedor da Internet o conhece.

Qual é a função da hashtag?

As hashtags são utilizadas principalmente para agrupar conteúdos publicados nas redes sociais, e a partir disso criar uma interação dinâmica do conteúdo com os outros integrantes da rede social, que estão ou são interessados no assunto publicado.

Inserindo uma hashtag em uma publicação, o conteúdo passa a ficar disponível para qualquer pessoa que acesse a mesma hashtag acerca do tema, permitindo-a comentar, compartilhar ou curtir o conteúdo.

Em outras palavras, a hashtag é uma forma de categorizar os conteúdos para que eles sejam acessados de maneira mais rápida e fácil.

Veja também – O que significa ranço? Entenda a origem de uma das gírias mais populares nas redes

Origem

As hashtags surgiram e se tornaram populares originalmente no Twitter, que que categoriza os assuntos mais populares do momento (as palavras chaves mais usadas) através dos Trending Topics.

Nos dias atuais, o uso foi ampliado para outras redes sociais, como o Facebook, Instagram, Pinterest e Youtube. E vai além de uma ferramenta para organizar os conteúdos publicados, as hashtags transformaram-se também em “armas publicitárias” entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing.

Como usar a hashtag?

O uso das hashtags são bastante intuitivos, uma vez que você está inserido em um ambiente de redes sociais. Como são palavras que facilitam o acesso à determinado tema, elas podem ser utilizadas no final do conteúdo do post, ou livremente, o objetivo mesmo é categorizar a postagem e torná-la ainda mais acessível.

E para utilizar basta digitar o símbolo popularmente conhecido como “jogo da velha”, “#”, e em seguida escrever a sua palavra-chave que definam o conteúdo da sua postagem. Lembre-se de que os espaços não são identificados, por isso escreva todas as palavras juntas.

Hashtag mais usadas

As mais populares no Brasil e no mundo podem ser encontradas no Instagram e no Twitter. Entre as principais, então:

  • #instagood – Uma das mais famosas do Instagram, quer dizer, de modo geral, que o usuário sente orgulho da foto que fez e publicou.
  • #tbt Sigla em inglês de Throwback Thursday. Em português, quer dizer “voltar no tempo”. Normalmente, na quinta-feira os usuários postam fotos de quando uma pessoa era jovem, criança ou bebê.
  • #photooftheday – “Foto do dia”, em inglês.
  • #instamood – Fotos que representam o seu estado de humor.
  • #ootd – Significa Outfit Of The Day, em inglês. “Look do Dia”, em português.
  • #follow – Seguir.
  • #instadaily – Foto publicada no Instagram que revela um pouco do cotidiano do usuário.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice