Expressões em inglês Tecnologia

Inbox é a popular caixa de entrada de e-mails, mas pode ter outros significados

Inbox

Em inglês, a palavra “inbox” significa “dentro da caixa”. Contudo, ao ser traduzida para o português, a palavra acabou sendo conhecida pelos brasileiros como “caixa de entrada”.

O termo é traduzido para o português desde que o e-mail era a forma de comunicação mais convencional no país. Há duas décadas, a palavra aparecia como “caixa de entrada”, contudo, atualmente o termo em inglês ultrapassou a sua tradução, sendo usado organicamente.

De fato, a palavra se popularizou nas redes sociais, sobretudo no Facebook, durante a última década. Hoje, nas redes sociais, a “mensagem inbox” é utilizada como sinônimo de uma “mensagem privativa”. Em outras palavras, uma conversa “em particular” entre os usuários.

Isto é, ela costuma ser usada quando há a intenção de iniciar uma conversa exclusiva, seja com um único usuário ou com um grupo deles. Assim, a comunicação se desenvolve sem que para tanto os conteúdos das mensagens se tornem públicos.

Inbox do Facebook

O termo estrangeiro “inbox” é aplicado especialmente à rede social Facebook. No site de relacionamento, as mensagens privativas – ou “inbox” – são enviadas por intermédio do aplicativo conhecido como Messenger.

Ou seja, ao contrário das publicações da linha do tempo – visíveis a amigos e demais usuários-, as mensagens privativas – inbox –  são acessíveis exclusivamente àqueles que participam da conversa.

Por exemplo, o termo é bastante utilizado quando um anúncio é feito em público por um usuário da rede. Nestes casos, é comum que informações complementares sejam fornecidas aos usuários que entrarem em contato “via inbox”.

Em suma, existem quatro maneiras de enviar uma mensagem via inbox para alguém. São elas:

  1. No computador, o primeiro modo é clicando sobre o nome do usuário, no canto direito da página do Facebook. Desse modo, é possível também verificar, no Messenger, o status do usuário. Por exemplo, se o usuário estiver online, um círculo verde aparecerá ao lado do seu nome.
  2. No canto superior, à direita da página, do lado das notificações, haverá um ícone em formato de balão de fala. Assim, para entrar em contato via inbox com outro usuário, basta clicar sobre o mesmo. Ao clicar, será possível visualizar todas as mensagens privativas trocadas com o usuário.
  3. Por fim, o modo mais simples de iniciar uma conversação via inbox é acessando o próprio perfil. Uma vez nele, basta clicar em “mensagem” para iniciar o diálogo de forma confidencial.
  4. Ainda existe um quarto modo alternativo, por meio da instalação do aplicativo “messenger”. Este recurso é destinado aos dispositivos móveis, isto é, android e IOS. Dessa maneira, é possível ter um acesso direto e em tempo real às conversas privadas.

Inbox

Inbox do Instagram

Assim como no Facebook, é possível enviar mensagens privativas para outros usuários no site Instagram. Contudo, no site em questão, a inbox é chamada por uma variação, que pode ser considerado um sinônimo. Ou seja, diferentemente do Facebook, no Instagram as mensagens privativas são conhecidas pelos usuários como “direct”.

Para iniciar um diálogo privado no aplicativo do Instagram, é necessário clicar na flecha do lado superior direito. Além disso, também é possível começar um diálogo acessando o perfil do usuário e clicando em “mensagem”.

Inbox do WhatsApp

Outro modo de enviar mensagens privativas é através do WhatsApp, o popular aplicativo de mensagens instantâneas. Ou diálogos podem ser feitos de usuário para usuário ou em grupos. Para começar um diálogo privado com alguém via WhatsApp, é necessário ter o número de celular da pessoa em questão. Além disso, para enviar mensagens, é preciso que a pessoa também seja usuária do WhatsApp.

Inbox e outbox

Uma outbox (caixa de saída) é onde as mensagens de e-mail enviadas são armazenadas temporariamente. Ou seja, enquanto você está compondo uma mensagem, a maioria dos programas de email salva automaticamente um rascunho da sua mensagem na caixa de saída.

Essa é uma medida preventiva para casos em que a página é fechada acidentalmente ou algum comando é pressionado por engano. Nestes casos, você não perderá a mensagem que estava escrevendo. Afinal, poderá encontrá-la como “rascunho” na caixa de saída da sua caixa de e-mails.

Assim, a mensagem é então armazenada na caixa de saída até ser enviada com sucesso ao destinatário. Depois que a mensagem é enviada, a maioria dos programas de e-mail move a mensagem para a pasta “enviadas” ou “mensagens enviadas”.

Embora os termos “caixa de saída” (outbox) e “mensagens enviadas” sejam frequentemente usados ​​como sinônimos, tecnicamente eles têm significados diferentes.

Ao contrário da caixa de entrada (inbox), que geralmente está cheia de emails, a caixa de saída geralmente não contém nenhuma mensagem. Exceto, claro, se o rascunho não foi efetivado, ou seja, retomado e enviado ao destinatário. Contudo, quando todas as mensagens já foram enviadas, as mensagens são transferidas para a pasta mensagens enviadas.

Você pode pensar em uma (outbox) caixa de saída de e-mail como algo similar a caixa de um escritório. As correspondências a serem entregues são temporariamente colocadas na caixa de saída até que o carteiro (ou o encarregado das correspondências do escritório designado) as recolha e leve para os correios.

No entanto, as mensagens de email da caixa de saída (outbox) geralmente são entregues imediatamente. A menos que uma conexão com o servidor de email de saída não esteja disponível.

Inbox

Frases comuns que utilizam o termo inbox

Me chama no inbox;

Deixei uma mensagem no seu inbox;

Seu inbox está cheio de mensagens;

Para mais informações, mande mensagem via inbox;

Meu inbox está aberto para dúvidas.

Sinônimos de inbox

  • Caixa de entrada (E-mail)
  • DM (Twitter)
  • Direct (Instagram)
  • Bate papo privado
  • Correio de mensagem

Inbox do Gmail

Inbox do Gmail, criado pela Google, foi um aplicativo de e-mail direcionado aos sistemas operacionais iOS e Android. Além disso, o aplicativo também era compatível com os navegadores Safari, Firefox e Chrome.

O Inbox foi lançado no ano de 2014, com o propósito de investir melhorias na organização e otimizar a produtividade do e-mail. Como, por exemplo, o agrupamento de e-mails similares em uma única pasta, além de outros recursos vinculados à marca. Apesar disso, em 2019, o aplicativo foi descontinuado.