Língua Portuguesa

Exceto: conceito, sinônimos e definições da palavra. Confira!

O que significa exceto

A palavra exceto se origina do latim “excéptus” que significa “aquilo que não se enquadra”, “que está fora da regra” ou “que está excluído”.

Gramaticamente classificado como substantivo masculino, o termo é muito utilizado para indicar a exceção ou subtração de algo. Por exemplo: ‘Todos foram de rosa, exceto Maria, pois estava de azul’.

Veja também – Significado de épico

Nesse exemplo, podemos verificar claramente que Maria não se encaixou no grupo rosa por estar usando a cor azul. Logo, a roupa de Maria foi uma exceção da de todos os outros que ali estavam.

Exceto é uma daquelas palavras da língua portuguesa que deixa muitas pessoas em dúvida quanto a sua escrita, pois nem todos são familiarizados com a junção das letras ‘x’ e ‘c’ em uma só sentença.

Dessa forma, para que você não tenha mais dúvidas quanto a ortografia da palavra, lembre sempre que a escrita correta da palavra é ‘exceto’ e não ‘exeto’, pois essa última não existe no dicionário da língua portuguesa.

Assim sendo, sempre que você quiser se referir a alguém que se diferencia de outras pessoas ou que não se enquadra em alguma situação, por exemplo, pode usar tranquilamente a palavra exceto.

Exceto sinônimo

Para melhor compreender o conceito da palavra, confira alguns de seus sinônimos. São eles:

  • Excluindo, fora, menos, salvante, salvo, afora, tirando, etc.

Frases com a palavra exceto

  • Todos foram convidados, exceto Pedro.
  • Exceto minha professora de história, todos da escola faltaram.
  • Os processos de execução de alimentos foram despachados, exceto aqueles dois que ainda não estão com todos os documentos.
  • Todos choraram com o filme, exceto Joana.
  • Exceto minha irmã, todos os membros da minha família possuem problema na visão.
  • Todo mundo gosta de chocolate, exceto meu avô.

Significado jurídico de exceto

Além dos exemplos já mencionados acima, dentro da área jurídica a palavra exceto pode ser utilizada para impor algum tipo de exceção a um juiz, advogado ou promotor e, dessa forma, impedir que algum deles continue fazendo parte de um julgamento por imparcialidade ou incompetência, por exemplo.

Dentro do âmbito jurídico existem três tipos de exceção. São elas: impedimento, suspeição e incompetência.

Quando alguém se sente lesado de alguma forma e aponta uma situação onde algum representante jurídico é considerado impedido ou o processo começa a gerar suspeitas de irregularidades, o réu pode pedir para que a ação seja eludida ou paralisada.

Sendo assim, a palavra exceto, ou melhor, a exceção de algo, pode ser entendida como a retirada da ação.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica