Educação História Língua Portuguesa

Proletariado é outro nome dado para a classe operária ou assalariada. Entenda!

O que significa proletariado

A palavra proletariado surgiu durante a civilização romana para descrever aquelas pessoas que só existiam para servir a pátria gerando filhos (prole) que mais tarde serviriam como mão de obra ou frente de combate.

Tempos depois, o termo começou a ser utilizado para caracterizar aqueles que não possuíam propriedades e nem uma forma de produzir alimentos ou mercadorias a fim de garantir sua subsistência e, para conseguir viver, vendiam-se como mão de obra para a classe mais alta.

Veja também – Significado de épico

Hoje, de acordo com o dicionário da língua portuguesa, a palavra é utilizada para fazer menção àqueles que estão na posição assalariada e seguem um estilo de vida característico dessa situação. Ou seja, no período industrial essa classe aumentava cada vez mais e, por conta de situações precárias e baixos salários, permaneciam sendo proletariados. E essa situação de estende até os dias atuais.

Em outras palavras, proletário é o operário, a mão de obra, o assalariado que precisa trabalhar para quem tem condições de gerar meios de produção e, através de sua remuneração insuficiente, garantir o seu sustento.

Proletariado e capitalismo

Com o surgimento do regime capitalista, onde a produção de mercadoria e a propriedade de terras era o que ditava o capital, uma divisão já característica da humanidade se tornou ainda mais expressiva.

Através desse sistema baseado no capital, a sociedade foi dividida em duas classes: o proletariado e a burguesia.

Burguesia e proletariado

Se por um lado o proletário é uma das características da classe mais baixa, a burguesia poderia ser considerada o seu antônimo, ou seja, o seu oposto.

Burguesia é o nome dado à classe social possuidora do capital (regime capitalista). Nessa classe estão: possuidores de riquezas, comerciantes, donos de terras, banqueiros, industriais, etc.

Sinônimo de proletariado

São considerados sinônimos de proletariado as seguintes palavras:

  • Subordinado, empregado, assalariado, trabalhador, operário, contratados, colaboradores, funcionários, servidores, etc.

Proletariado segundo Karl Marx

Karl Marx, revolucionário socialista, defendia a unificação da sociedade em uma sem classe.

Esse filósofo, sociólogo, economista e jornalista, acreditava que o poder revolucionário estava na mão do proletário, pois tudo que era produzido, provinha da mão desses trabalhadores que eram quase escravizados, pois não recebiam de forma compatível com a qual trabalhavam.

Karl Marx foi quem criou o termo ‘mais valia’ que possuía o significado semelhante ao dito acima, que o trabalhador paga com sua mão de obra um valor extremamente alto se comparado ao que recebe.

Em outras palavras, Marx acreditava que essa geração de lucro não estava relacionada ao trabalho duro e salário justo, mas sim explorado x explorador. Logo, para compreender melhor o que Marx dizia, e para descontrair um pouco, podemos pegar como exemplo um trecho da música Bom Xibom – Meninas

Onde o rico cada vez
Fica mais rico
E o pobre, cada vez
Fica mais pobre
E o motivo todo mundo
Já conhece
É que o de cima sobe
E o de baixo desce

Artigos relacionados:

About the author

Jessica