Língua Portuguesa

O que é algo épico? O que significa a palavra?

A palavra “épico” é utilizada para classificar um ato heroico, que pode ter acontecido realmente ou apenas ser fruto da imaginação. Por exemplo, quando dizemos “a equipe conquistou o título depois de uma campanha épica”, estamos nos referindo aos grandes desafios que foram superados, ao extremo esforço necessário, a conquista improvável.

Algo épico é toda situação que demandou grandes feitos para ser realizada, que exigiu empenho além do normal, que surpreendeu pelo resultado final, que merece ser recontada, que transmite ideias e valores como superação, motivação e conquista.

Veja também – Significado de prosperidade

Épico é tudo aquilo que se torna inesquecível em razão da maneira como foi desenvolvido. É o resultado inesperado, imprevisível ou impensável que só foi possível após a superação de várias etapas, que exigiu o máximo dos envolvidos e, que ao final além da vitória trouxe reflexões e aprendizados.

Épico: conceito e definição

A palavra “épico” é um adjetivo que relata, em versos, uma ação heroica. Também é usada para se descrever aquilo que é relativo, ou próprio, de epopeia ou de heróis. O poema “A Ilíada” é um relato épico, da Grécia Antiga, que narra o período final da Guerra de Troia.

Derivada do latim “epicus” que significa algo forte ou memorável e do grego “epos”, que significa “fala, canção ou palavra”. A palavra “épico” é usada para designar tudo aquilo que é extraordinário, que é muito intenso e significativo, uma proeza ou um ato histórico.

São sinônimos de épico as seguintes palavras: nobre, heroico, epopeico, fabuloso, sublime, grandioso, extraordinário, memorável, proeza, inesquecível, histórico, retumbante, fantástico, etc.

Usamos a expressão “algo épico” para nos referirmos à um conjunto de acontecimentos que demonstram uma conquista ou realização que precisa ser relembrada e comemorada. Geralmente, acontecimentos épicos ficam registrados para história por meio de versos, livros, filmes e outras manifestações que destacam este momento.

Algo épico é o momento glorioso que coroa a vitória do herói. É aquilo que fará com que o personagem, real ou da ficção, seja lembrado e reverenciado por seus atos, bravuras, luta, superação e vitória.

As vitórias do piloto de fórmula 1 Ayrton Senna sob forte chuva, ou quando exausto ao final ele quase não consegue levantar o troféu da vitória, são exemplos de momentos épicos que marcaram a história deste esporte e que serviram para criar o mito do piloto.

épico

Significados do uso da palavra épico

Respeitando o sentido da palavra, podemos utilizar a expressão “algo épico” em diferentes contextos com o intuito de fazer referência à algo memorável ou extraordinário. Na cultura existem diferentes classificações de filmes, livros, peças teatrais e outros gêneros artísticos tidos como épicos.

Um filme épico é aquele que relata a história de heróis que defendem ou trazem conquistas para o grupo à qual pertencem. Neste tipo de filme, são criados gigantescos espetáculos para dar conta do tamanho da história épica que está sendo contada. Estes acontecimentos podem ser resultados do trabalho solidário de um indivíduo ou da força coletiva de um grupo que superou imensos desafios e conquistou algo improvável.

Já na literatura o gênero épico, que também é conhecido como epopeia, é caracterizado pela descrição da jornada de um herói para alcançar o seu objetivo. São grandes relatos de guerras, atos heroicos, viagens e outros acontecimentos em que o herói foi posto em confronto com seus medos e dificuldades, mas que após grandes batalhas (reais ou psicológicas) ele alcança a vitória.

Existem algumas divisões entre este gênero literário, são elas o épico (histórias), o lírico (poesias), dramático (teatro) e o épico imagem (reproduções). Em todos, podemos observar a presença de alguns elementos como: o relato progressivo dos fatos, a divisão da história em partes, como capítulos, a existência de ações heroicas e a grandiosidade dos cenários, recursos linguísticos e características dos personagens.

Alguns bons exemplos de obras épicas são “Os Lusíadas”, de Luís de Camões; “Odisséia” de Homero; “Eneida” de Virgílio; “Paraíso Perdido” de Milton.

O amor épico, que também foi muito retratado em obras de diferentes épocas, é todo aquele que se caracteriza pela intensidade do sentimento expressado pelos amantes. Nestes relatos, o amor profundo e verdadeiro foi o combustível para se vencer os obstáculos na tentativa de se unirem definitivamente. Apesar do final trágico, “Romeu e Julieta” é um dos grandes exemplos de amor épico.

Em toda história gloriosa existe o chamado herói épico, ele é o protagonista dos fatos narrados e o responsável pelas ações extraordinárias, que superando todas as expectativas, culminou com a superação dos desafios. Ele deve possuir virtudes e dificuldades que ao mesmo tempo o diferencie e o aproxime dos demais mortais. É a expressão da força do seu caráter em prol de um objetivo.

Também na música usamos a expressão “épico” para explicar algo grandioso. O estilo musical rock progressivo, muitas vezes é chamado de rock épico em razão das inúmeras influências de outras vertentes como música clássica, sinfônica, eletrônica, entre outras.

épico

O resultado são composições que apresentam melodias e letras com grande detalhamento, longos tempos de execução e uma infinidade de sons e ritmos oriundos destas grandes influencias. Um dos grupos mais cultuados deste gênero era o Pink Floyd.

As trilhas sonoras de filmes também se beneficiaram deste gênero musical. Filmes de diferentes segmentos como ação, suspense, terror e ficção utilizaram-se de composições grandiosas chamadas de trilhas épicas. Além de aumentar a dramaticidade dos acontecimentos narrados elas serviram para eternizar estes filmes no imaginário popular.

Filmes premiados como “Star Wars”, “Bem-Hur”, “Titanic”, “Senhor dos Anéis”, “O Poderoso Chefão”, “Matrix”, “Gladiador”, “2001”, “Três Homens em Conflito”, “Rocky O Lutador”, além de clássicos tornaram-se épicos também por causa de suas trilhas sonoras.

Portanto, utilizamos a expressão “algo épico” para determinarmos todo relato de um acontecimento histórico ou ficcional que tenha sido ao mesmo tempo dramático e fantástico. Que o seu desenrolar tenha destacado as qualidades e a superação de um herói e que ao final o resultado tenha se torando um feito histórico.

Épico é tudo aquilo que foge do rotineiro, do esperado, do comum e se revela grandioso e determinante para a mudança da história.

About the author

yasmin