Língua Portuguesa

O que quer dizer prosperidade? Qual o conceito?

Prosperidade é o prêmio no final do caminho, o troféu a ser levantado, a notícia a ser celebrada. É o que motiva todos a correr a mesma corrida, enfrentar os obstáculos, a cultivar esperança de uma vida melhor.

Prosperidade é a promessa da qual se sustentam boa parte das religiões como consequência de um mundo renovado em paz e justiça.

Veja também – Significado de recepção

Prosperidade é o olhar para frente, o futuro promissor, o progresso, o avançar ininterrupto e sempre exitoso.

Costumamos ouvir muita essa palavra “prosperidade”. Ela começa a ficar gastar a cada período eleitoral na reprodução de discursos escritos a 200 mãos e em plataformas de governo – isto quando há plataforma de governo, isto quando há ideias para uma plataforma de governo, isto quando há preocupação de se apresentar uma plataforma de governo.

Ela é também comum em cultos dominicais, em livros de autoajuda e expansões empresariais.

Existe um equívoco que boa parte das pessoas comete ao sempre se associar prosperidade com dinheiro, com a busca por dinheiro ou o ganho objetivo. Mas, como já expresso, isso é um erro, uma noção equivocada e provavelmente ocorre por sempre utilizar o termo nesse contexto de lucro.

Mas, o que é prosperidade, afinal de contas? Como pode ser definida? Qual a origem do seu termo? Como alcançar a prosperidade?

Tiraremos todas essas dúvidas nos próximos tópicos. Saiba mais sobre prosperidade a seguir!

A definição de prosperidade

Prosperitate ou prosperare: esses são os termos dos quais se deriva a prosperidade. São provenientes do latim e o significado para o nosso idioma seria o equivalente a “obter aquilo que deseja”.

Dissecando ainda mais os termos, vemos que são uma composição de “pro” e “spes”, sendo um significado “a favor” e o segundo “esperança”.

prosperidade

Com essas informações, depreende-se que prosperidade pode ser entendida como a qualidade ou estado daquilo que é próspero, afortunado, bem-sucedido.

E se atentando ao significado do termo latino “obter aquilo que deseja”, vê-se que associar sempre a palavra a dinheiro e lucro não é o mais correto, porque nem tudo o que se deseja é dinheiro, mas ocorre que boa parte do que precisamos ou queremos necessita de dinheiro, especialmente em se tratando de uma sociedade que estimula o consumo, que idealiza no consumo uma fonte de felicidade, de autorrealização.

Mas uma pessoa pode se sentir próspera mesmo sem ganho financeiro, com o autodesenvolvimento, a aquisição de conhecimento, a conquista de um grande amor, o fortalecimento espiritual. Prosperidade é progressão, o sentimento de satisfação, sentimento que pode se concretizar de diferentes formas.

Tudo é uma questão de perspectiva, de autoconhecimento, de prioridades. O que pode ser o bastante para um, pode não ser o bastante para outro.

O alcance da prosperidade começa ao se fazer uma autoavaliação, um exame interno, aliado a experiências de vida, para se compreender o que realmente te faz pleno, o que realmente significa prosperidade para você.

Prosperidade enquanto bens materiais

A forma mais difundida do conceito de prosperidade está mais conectada, como apontamos anteriormente, com a ideia de riqueza material, de aquisição de bens.

Essa sensação se dá ao atingir algumas metas, bater algumas marcas cruciais que significarão importantes incrementos ao poder de renda.

Por exemplo:

  • Obter um aumento de salário como reconhecimento dos serviços prestados;
  • Ser aprovado em um concurso público, o que significa um bom salário, benefícios e a sonhada estabilidade;
  • Fazer uma venda milionária;
  • Fazer um excelente investimento em ações.

A percepção de prosperidade com o adquirir de bens de modo que seja socialmente bem aceito está atrelado à ideia progresso por meio do esforço pessoal, como uma recompensa pela dedicação ao trabalho ou a um trabalho.

prosperidade

Prosperidade enquanto riqueza espiritual

No pensamento cristão, a prosperidade é consequência natural para aqueles que perseveram na , que cumprem todos os requisitos e mandamentos, que seguem a conduta determinada por Deus via escrituras sagradas.

Chama-se esse tipo de prosperidade dentro da cultura cristã como “prosperidade de Deus”. Não ocorre de maneira simultânea, mas sim como consequência de uma conduta dentro dos padrões estabelecidos.

Esse tipo de pensamento, de expectativa quanto ao alcance de prosperidade, está presente na maioria das religiões. Ao seguir todas as regras estipuladas como as benéficas para o plano de ordem divina, para o plano espiritual, todos os objetivos de interesse da pessoa seriam alcançados de forma gradual, como demonstração de que segue o caminho correto, que está acolhida pelas forças protetoras da religião por ser obediente às regras impostas.

Normalmente, dentro das seitas religiosas, o passo a passo para um caminho da prosperidade consiste em 4 etapas:

Dízimo

Pela lógica religiosa, contribuir para a fonte de onde se tira o seu bem é uma forma de retribuir ao universo e possibilitar que outras pessoas encontrem o caminho da graça. No caso de religiões onde não se tem uma igreja ou espaço físico a se manter, a contribuição é voltada para as pessoas mais necessitadas.

Prudência com o dinheiro

É praticamente consenso entre as religiões de que não é saudável ser displicente com gastos, não ter um bom controle financeiro que auxilie nos momentos de crise. Por isso, se orienta que se economize sempre 10% da renda para evitar eventuais contratempos futuros.

Comprar para dois

A prosperidade estaria relacionada ao senso de oportunidade, em ser sábio com o gasto com dinheiro, aproveitar oportunidades para abastecer sua casa de provimentos, cuidando para não causar desperdício, sempre tendo uma quantidade a mais para as ocasiões de imprevistos.

Planejamento financeiro

Novamente o cuidado, o zelo com o dinheiro, a diligência para se gastá-lo com sabedoria, com prudência. Para isso, é importante fazer um planejamento financeiro para colocar na ponta do lápis todos os ganhos e as despesas para organizar as suas finanças da melhor maneira possível.

About the author

yasmin