Língua Portuguesa

O que é gênero? Conceito, definição e exemplos com a palavra. Entenda!

Gênero é o termo um tanto amplo que define, de modo geral, um conjunto de seres ou objetos que possuem a mesma origem ou que são ligados pela sua semelhança ou por uma ou mais particularidades.

Desse modo, em outras palavras, é um conceito generalista que agrega em si todas as particularidades e características que um grupo, classe, seres, coisas têm em comum.

Veja também – Significado de energúmeno

O termo significa, de modo mais popular, aquilo que identifica e diferencia os seres humanos, isto é, os homens e as mulheres, portanto, o gênero masculino e o feminino.

A partir do ponto de vista das ciências sociais e da psicologia, o gênero é entendido como aquilo que diferencia socialmente as pessoas. Nesse âmbito sociológico, o termo pode ser entendido como algo mutável e não limitado.

O conceito biológico para a palavra é uma classificação científica e agrupamento de organismos vivos, que formam um conjunto de espécies com características morfológicas e funcionais, refletindo a existência de ancestrais comuns e próximos. Como por exemplo, o “homo sapiens” é o nome da espécie humana a qual pertence ao gênero “homo”.

Ideologia de gênero

Esse é um conceito que entrou em debate nos últimos tempos, mas, afinal, o que é ideologia de gênero?

O está relacionado com a ideia da identidade de gênero, porque classifica os papéis do gênero como um produto histórico-cultural e político, que foi definido ao longo dos anos e moldado por uma perspectiva de sociedade patriarcal e heteronormativa.

De acordo com esta ideologia, as pessoas nascem iguais e, ao longo da vida, vão construindo a sua própria identidade, seja como homem, mulher ou ambos.

Entenda mais sobre ideologia de gênero

Identidade de gênero

O termo identidade de gênero, por sua vez, define o gênero com que a pessoa se identifica, isto é, se ela se identifica como sendo um homem, uma mulher ou se ela vê a si como fora do convencional, como em não-binariedade e variância de gênero.

Gênero Textual

Existe ainda a definição dentro do âmbito linguístico para o termo.

Portanto, na gramática da língua portuguesa, o gênero pode se referir aos diferentes tipos e classificações de substantivos, por exemplo, os que são “masculinos”, “femininos”, “biformes” ou “heterônimos” e etc.

Gênero Literário

Está relacionado à classificação do âmbito de cada obra, como por exemplo: romântico, barroco, poético, e afins.

Gênero Musical

Assim como o literário, o gênero musical é o termo utilizada para classificar os diferentes tipos de produções musicais, sendo elas, por exemplo: rock, pop, jazz, rap, entre outros.

Sinônimos de gênero

  • Espécie
  • Tipo
  • Forma

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice