Filosofia História Língua Portuguesa

Ideologia é o nome que se dá a um conjunto de ideias. Entenda!

O que é ideologia?

Ideologia é o nome que se dá a um conjunto de ideias, de doutrina ou de pensamentos de grupos de pessoas ou até mesmo de uma só pessoa.

Por seu conceito, esse campo é muito utilizado como objeto de estudos de diversos estudiosos e autores, que, através de pensamentos críticos, consideram que ideologias não são nada mais que forma de manipulação e instrumento de dominação usado para alienar o pensamento humano.

Esse termo foi utilizado de forma relevante para a história pela primeira vez pelos filósofos Antoine de Tracy e Karl Marx. Esse último fazia um paralelo com ideologias, os sistemas sociais, políticos e morais criados pela classe dominante para continuarem no controle da sociedade.

Já no século XX, várias ideologias surgiram ou começaram a se destacar cada vez mais, são algumas delas:

  • Nazista= que ocorreu na Alemanha
  • Comunista= Disseminada na Rússia e países
  • Fascista= como aconteceu na Itália
  • Capitalista= a que está presente na maioria dos países e está relacionada com o lucro e acumulo de capital.
  • Democrática= que surgiu na Grécia Antiga e está relacionado com a participação da sociedade na area politica.
  • Anarquista= que surgiu para defender que a liberdade é não ter interferência ou controle de poder do Estado.
  • Religiosa= tem a ver com doutrinas e crenças religiosas. A que mais marcou a história do mundo foi a da igreja católica, que perseguiu e matou muitas pessoas que se opunham à igreja e à religião no passado.
  • Nacionalista= Tem a ver com o patriotismo
  • Conservadora= Tem a ver com certos preceitos de valores morais e/ou sociais instituídos pela sociedade em detrimento a outras ideologias, como a religiosa, por exemplo

Ideologia de gênero

Esse foi um termo que ganhou muito espaço nas redes sociais ultimamente.

Essa expressão foi utilizada pela primeira vez durante a conferência Episcopal do Peru e 1998. Nesse evento realizado pela igreja católica, o pauta em questão foi mencionar uma linha de pesamento que insistia na oposição da divisão das pessoas de acordo com o gênero masculino e feminino.

Sendo assim, durante a conferência foi discutido que, de acordo com a linha de pensamento discutida, a história de vida de cada indivíduo é que molda o seu gênero e não o sexo biológico.

Veja também: O que é ideologia de gênero

Ideologia na filosofia

Como dito acima, Karl Marx definia a ideologia como sendo uma forma de alienar a consciência humana, pois para ele, é uma forma de mascarar a realidade e permitir que a classe dominador e permaneça no controle. No entanto, Marx acreditava que a expressão também estava relacionada a vários tipos que composições que compõe a consciência humana e, por isso, não é algo que dê para mudar com tanta facilidade.

Já o filósofo Hegel, por sua vez, mencionava o conceito de ideologia como sendo a separação da consciência em relação a ela mesma.

Ideologia na sociologia

No campo da sociologia, o termo é utilizado para explicar o comportamento do indivíduo perante a sociedade ou perante um grupo social. Ou seja, essa linha de pensamento ou ideias das pessoas é o que determina o que um certo grupo faz ou quem permite ser envolvido em seu meio.

Em resumo, podemos entender que pessoas ou grupos que defendem certas ideologias, tentam convencer outras pessoas a defendê-las também, mas quando isso não acontece, a pessoa que não foi convencida pode tornar-se até mesmo um desafeto, sendo, portanto, não aceita dento de determinada bolha ideológica.

Dessa forma, é fácil afirma que existem diversas ideologias, tais como: politica, jurídica, liberal, religiosa, econômica, etc.

Ideologia Cazuza

Uma das músicas mais famosas com o termo, é a canção Ideologia-Cazuza. Confira a letra:

Meu partido

É um coração partido

E as ilusões estão todas perdidas

Os meus sonhos foram todos vendidos

Tão barato que eu nem acredito

Eu nem acredito ah

Que aquele garoto que ia mudar o mundo

Mudar o mundo

Frequenta agora as festas do “Grand Monde”

Meus heróis morreram de overdose

Eh, meus inimigos estão no poder

Ideologia

Eu quero uma pra viver

Artigos relacionados:

About the author

Jessica