Língua Portuguesa

Fascista: conceito, significado e definição

O conceito de fascista surgiu na Itália e faz parte de um dos regimes políticos mais autoritários e disfarçados que existe no planeta. Atualmente, expressões fascistas estão cada vez mais presentes na nossa sociedade. Antes de replicá-las é importante saber o seu real significado. Aprenda agora mesmo sobre fascismo e não passe vergonha.

O fascismo é um regime considerado disfarçado, pois seus líderes surgem de classes operárias ou de pequenas parcelas de burgueses. Ou seja, é mais aceito perante a sociedade e infelizmente mais dominador.

Veja também – Significado de autocarro

Alguns o confundem com a ditadura militar, é preciso entender que eles possuem visões diferentes.

O que é fascismo?

O fascismo é um regime político extremamente autoritário que teve o seu surgimento na Itália. Inclusive a palavra origina-se de uma italiana “fascio”, que significa basicamente “federação” ou “aliança”. Quem fundou o fascismo foi Mussolini, mais precisamente em 23 de março de 1919.

A apresentação oficial como um partido político aconteceu apenas em 1921, desde essa época, a expressão fascista é utilizada para designar doutrinas que possuam como base principal, o anticomunismo, autoritarismo e antiparlamentarismo.

Sua base principal de defesa é de que o Estado, ou seja, o Governo, é completamente autossuficiente e que qualquer forma de liberdade individual deverá ser combatida.

As lideranças consideradas fascistas quando atingem o poder, recebe de bom grado os incentivos financeiros e se impõe perante a sociedade de forma completamente disciplinadora e autoritária.

Suas lideranças surgem da classe operária, mas quando atingem o poder não permitem que organizações se formem para defender essa mesma classe operária, ou seja, não existe luta de classe e muito menos sindicatos para defenderem-nas.

Isso pode parecer um absurdo, mas infelizmente é assim que acontece e o pior é que infelizmente são os mais prejudicados na sociedade que acabam sendo iludidos com falsas promessas.

Fascista

Quais são as diferenças entre fascismo e ditadura?

Apesar de possuírem muitas coisas em comum, o fascismo é diferente da ditadura, pois o seu poder baseia-se principalmente em apenas uma única autoridade, ocorre uma organização e manipulação em massa. Os membros que compõem essa organização provêm da classe operária de um país e principalmente da pequena burguesia, seja ela rural ou urbana.

Ou seja, para entender melhor, ela surge do povo ameaçado pelas intempéries do sindicalismo comunista e pelo grande capital

A característica principal que define um movimento fascista é a sua luta contra movimentos com ideologias democráticas, surgidos na época da Revolução Francesa. Outra característica marcante é também a sua luta furiosa e engajada contra qualquer tipo de concepção liberal e socialista.

Foi em 1945 que houve a queda dos estados com visões fascistas, por causa das atrocidades que cometiam, por conta disso o movimento foi perdendo a força e grandes mobilizações deixaram de acontecer. Existem ainda alguns grupos minoritários chamados de neofascismo que ainda estão presentes nesses antigos estados fascistas.

Ao contrário do fascismo, a ditadura militar é um regime completamente político, onde as Forças Armadas de um país tomam conta do poder e o concentram em suas mãos. Neste regime, o povo não pode participar das decisões tomadas pelas instituições estatais.

O poder na ditadura não se concentra em apenas uma única autoridade, mas sim em uma força nacional, dividida em vários setores.

Características principais do fascismo

Você que começou a estudar agora e quer entender melhor o que seria um regime fascista, depois de ler as suas principais características, vai ter mais facilidade de identificar algum movimento com esses ideais.

Uma das principais características de um movimento com ideologias fascista é que ocorre uma supervalorização do sentimento de nacionalismo, ou seja, o cidadão se vê obrigado a proteger o seu país e a contar com a segurança da defesa nacional para qualquer eventualidade.

A população é manipulada e controlada graças a elementos religiosos e militares, que são usados o tempo todo para conter as pessoas.

Os regimes chamados de fascistas utilizam a perseguição contra os seus inimigos. Isso acontece através dos meios de violência e censura contra qualquer tipo de pessoa que seja oponente ao regime implantado.

Fascista

Conheça 3 características do fascismo

Conheça a seguir 3 características principais desse movimento fascista:

1 – Apoio ao militarismo

Uma das características marcantes do fascismo é a utilização da força para conquistar seus objetivos. Essa força é marcada muitas vezes pela violência. Por conta disso, quando um governo é fascista, o investimento nas Forças Armadas é bem grande.

2 – Perseguição a artistas e intelectuais

Como a população operária é completamente dominada pelo governo fascista, todos que forem contrários ao regime serão perseguidos e mortos.

Por causa dessa perseguição, na maioria das vezes, os artistas e intelectuais são os que mais sofrem, pois possuem a capacidade de questionar determinadas atitudes e influenciar o povo a pensar.

3 – Uso da religião para manipulação

Tanto o nazismo na Alemanha, como o fascismo na Itália, a religião era usada para transformar as pessoas em devotas do movimento.

Mussolini era um ateu convicto, mas quando percebeu que poderia utilizar os preceitos religiosos para manipular as massas, começou a incorporá-los em seus discursos.

Veja como foi o movimento fascista na Itália

Com a crise que surgiu e o aumento considerável da absorção do movimento comunista, o fascismo se estabeleceu e teve a sua origem confirmada. Com o excesso de revoltas, crises econômicas e guerras, a Itália acabou sendo conduzida a formar grupos com ideais fascistas.

Foi em outubro de 1922 que Mussolini ocupou o poder na Itália, colocando aos poucos outros fascistas em posições importantes de poder dentro do estado. Essa corrupção e violência fascista foi denunciada por Matteoti, importante deputado na época, mas nada fizeram a respeito, ao contrário do que se esperava, esse deputado foi assassinado pouco tempo depois.

O estado se tornou totalitário em 1925, onde proibiu-se a existência de qualquer partido político que não fosse fascista.

Fascismo e Nazismo

O movimento fascista e o nazismo são vistos como um sendo sinônimo do outro, mas assim como na ditadura, eles possuem algumas diferenças.

No nazismo, houve a identificação de uma raça superior chamada de ariana, onde outras raças deveriam ser eliminadas.

A semelhança entre esses dois movimentos se dá por causa da superioridade que eles tiveram em relação a classe operária.

About the author

yasmin