Geral

Significado de liberdade: saiba a definição e sentido dessa palavra

O que é?

Liberdade diz respeito ao direito de agir de acordo a partir da vontade própria, isto é, do livre arbítrio, sem depender de terceiros e desde que não prejudique algo ou alguém.

Definição:

  • Origem: Do grego eleutheria, que quer dizer “poder” ou “liberdade de movimento”. No latim, a palavra liberdade é conhecida a partir do termo libertas, que significa “independência”.
  • Sinônimos: Autonomia, independência, livramento, emancipação, autodeterminação, soberania, iniciativa.
  • Antônimos: Submissão, dependência, dominação, subordinação, controle, sujeição, imposição, obediência, escravidão, servidão, limitação, prisão.
  • Classe gramatical: Substantivo feminino.

Entenda melhor o conceito da palavra liberdade

A definição da palavra liberdade está diretamente relacionada à independência, ou seja, à sensação de ser livre e não depender de ninguém. Neste caso, estamos falando do direito de agir de acordo com a própria vontade e livre arbítrio, desde que, é claro, não prejudique outro alguém.

Além disso, o conceito de liberdade também representa o conjunto de ideias liberais e direitos do cidadão, dentro de uma sociedade. Já no ramo da filosofia, liberdade diz respeito à independência do ser humano, isto é, o poder de espontaneidade e autonomia que um homem ou mulher podem ter.

Apesar dessa definição, a definição de liberdade ainda é considerada bastante questionável, já que em alguns meios e situações ela pode não funcionar desta maneira na prática, como é o caso da liberdade de expressão das mídias de comunicação, por exemplo. Não é à toa que vários filósofos e pensadores realizaram estudos e dissertaram sobre o conceito da palavra, dentre eles, Marx, Sartre, Kant, Descartes, entre outros grandes nomes da filosofia e sociologia.

Dentro do meio jurídico, a palavra liberdade também é bastante usada para definir diferentes situações em que um indivíduo se encontra perante a justiça, como é o caso da chamada liberdade condicional, que acontece quando um indivíduo foi condenado por algum crime ou ato ilícito e ganha o direito de responder a sua pena em liberdade, de forma parcial ou inteira.

No mesmo ramo, também existe a chamada liberdade provisória, que é quando um indivíduo que cometeu um crime ou ato ilícito pode ficar livre de forma temporária. Esta pode ser obrigatória, permitida (que pode ser com ou sem fiança) e vedada (como acontece no caso em que se alega envolvimento do indivíduo em crime organizado).

Enquanto isso, outro tipo de liberdade bastante conhecido e, diga-se de passagem, comumente debatido em sociedade é a chamada liberdade de expressão. Em poucas palavras, esta nada mais é que a capacidade e garantia dada a um indivíduo, que lhe permite expressar as suas crenças e opiniões sem ser censurado por isso. Mesmo assim, dentro da lei ainda encontram-se previstos alguns casos de legítima da liberdade de expressão, por exemplo, quando a crença ou opinião tem o objetivo discriminar uma pessoa ou grupo específico a partir de declarações difamatórias e injuriosas.

Por último, por derivar também do termo em latim libertas, a palavra liberdade também pode estar relacionada a um sentido figurado, geralmente usada como sinônimo de franquezaousadia e familiaridade. Veja um exemplo na seguinte frase: “Como você demorou para chegar, tomei a liberdade de preparar o jantar para você”.

E aí? Gostou de saber o significado de liberdade? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Até a próxima…

Leave a Comment