Geral

Luta: o que significa? Origem, conceito, definição

Luta

Luta é um termo que faz parte do dia a dia de milhões de pessoas em todas as partes do mundo, e seu significado pode ir além das disputas esportivas bastante conhecidas e praticadas no Brasil e em outros países.

Hoje você vai conhecer o significado da palavra luta, sua origem, as lutas mais conhecidas e exemplos de utilização da palavra luta em algumas frases.

Qual é o significado de luta?

Por definição a palavra luta é um substantivo feminino que pode ter diversos significados literais, como o combate entre dois atletas sem armas.

Em uma definição mais ampla a palavra luta tem como significado a ação de combater algo ou alguém, com ou sem o uso de armas.

Outros significados de luta

A palavra luta também é muito utilizada em sentido figurado como o esforço feito por duas pessoas, ou mesmo um grupo de indivíduos para vencer outras pessoas, ou a ação de duas forças totalmente opostas.

Também é atribuído o significado a essa palavra a ideia de luta pela vida, como ocorre na natureza onde as espécies estão em uma luta constante por sua sobrevivência.

Qual é a origem da palavra luta?

A palavra luta tem sua origem no termo em latim “lucta”, derivado do primitivo “LUITA” que significa esforço, luta, dedicação.

“Luctare”, ou lutar, por sua vez é um termo de origem desportiva que significa o combate entre duas pessoas com ou sem armas.

Qual a origem das lutas?

A luta é um dos esportes mais antigos praticados em todo o mundo. Existem relatos de que lutas já eram realizadas pelos egípcios na época dos faraós, além de registros de combates entre lutadores em diversas culturas antigas na Índia e China, por exemplo.

Na Grécia antiga as lutas eram tão importantes que fizeram parte das modalidades que disputavam os Jogos Olímpicos, e durante muito tempo esse tipo de combate foi bastante popular, sendo disputado em feiras e circos.

É difícil afirmar quando e onde foi disputada a primeira luta, mas sabe-se que esse esporte teve como principal influencia os combates realizados nas guerras, onde guerreiros se enfrentavam corpo a corpo.

Luta

Tipos de lutas mais conhecidas

Existem centenas de tipos de lutas espalhadas por todos os cantos do mundo, algumas delas extremamente antigas e populares até os dias de hoje.

Veja alguns dos tipos de luta mais conhecidas em todo o mundo:

Luta greco-romana

Também conhecida como luta olímpica, a luta greco-romana é praticada em todos os continentes.

Originada na Grécia antiga, essa categoria de luta tinha como pontos fortes a força física e a estratégia como qualidades determinantes para que um lutador pudesse ter sucesso.

As lutas são realizadas em dois tempos de 3 minutos, onde o principal objetivo dos lutadores é fazer com que o seu oponente encoste os dois ombros no tapete onde a luta é realizada.

Quando isso acontece o lutador que impôs o “encostamento” ao adversário é declarado como o vencedor da disputa.

Judô

O judô é uma arte marcial criada no Japão no século XIX, que deriva do Jujútsu, que existe no Japão desde o século XVI.

Muito praticado no Brasil graças a forte imigração japonesa, o judô tem como objetivo aplicar o “golpe perfeito” no adversário, conhecido como ippon.

O ippon acontece quando o lutador derruba seu adversário com os dois ombros no tatame, conseguindo assim uma vitória imediata.

Além da luta em si, o judô carrega e ensina aos seus praticantes o seu código moral, que é baseado em:

  • Coragem;
  • Honestidade;
  • Respeito;
  • Honra;
  • Autocontrole;
  • Amizade;
  • Cortesia;
  • Modéstia.

O judô é uma das poucas lutas que podem ser praticadas por pessoas de qualquer idade, tipo físico e gênero sem que isso represente alguma desvantagem ou risco para os praticantes.

Jiu-jitsu

Talvez a arte marcial mais conhecida em todo o mundo nas últimas décadas, o jiu-jitsu, assim como o judô é conhecido por permitir que qualquer pessoa possa se tornar um praticante da chamada “arte suave”.

O jiu-jitsu é considerado como a arte marcial perfeita, onde suas chaves de braço e torções que levam o oponente ao solo são as marcas registradas desse tipo de luta, que acabou ganhando o mundo.

Nas últimas décadas o jiu-jitsu cresceu muito, principalmente em função dos grandes campeonatos e lutadores consagrados, e o número de adeptos que procura essa arte marcial como forma de defesa pessoal é cada vez maior.

No Brasil os maiores expoentes do jiu-jitsu são os membros da família Gracie, a mais famosa dinastia de lutadores de todo o mundo, repleta de campeões que se tornaram verdadeiras lendas do esporte.

Caratê

Mais uma arte marcial bastante praticada no Brasil, que teve sua origem nas ilhas de Ryukyu, agora Okinawa, no Japão.

O karatê é uma arte marcial que utiliza socos, cotoveladas, golpes de joelhos e pontapés para vencer o adversário, e também é muito utilizado por pessoas que querem aprender técnicas de defesa pessoal através das artes marciais.

Esse tipo de luta ganhou muita popularidade nos anos 60 e 70, quando os filmes de artes marciais se espalharam pelo mundo, aumentando assim a curiosidade e a procura desse esporte pelas pessoas do Ocidente.

A palavra karatê significa “mãos limpas” e o objetivo do esporte é que sejam utilizadas todas as partes do corpo da maneira mais eficaz possível, sempre com o objetivo da auto-defesa.

Luta

Exemplos de frases com a palavra luta

Confira algumas frases onde a palavra luta é utilizada tanto no sentido literal quanto em seu sentido figurado.

Sentido literal

“A luta entre o brasileiro e o americano será muito disputada.”

“O jiu-jitsu é uma luta que pode ser praticada por qualquer pessoa.”

“Os guerreiros espartanos lutaram até a morte.”

Sentido figurado

“João luta diariamente para conseguir o sustento de sua família.”

“Milhares de pessoas vão à luta todos os dias em busca de novas oportunidades de emprego.”

“O desmatamento na Amazônia é tão crítico que os animais lutam diariamente pela própria sobrevivência.”

Conclusão

Como você viu, a palavra luta pode ser utilizada tanto literalmente quanto em sentido figurado, ajudando a identificar tanto combates entre pessoas quanto situações do dia a dia e desafios que qualquer pessoa pode enfrentar.

Além disso, a luta como esporte acompanha a humanidade a muito tempo, e sua evolução constante fez com que alguns tipos de luta se tornassem extremamente populares no mundo todo.