Geral

u.u: o que significa essa “carinha”? Descubra aqui!

As redes sociais são um fenômeno digital e cultural que, segundo alguns especialistas da área, revolucionaram completamente a comunicação. O símbolo u.u, por exemplo, você sabe o que significa?

O mundo industrializado faz com que a linguagem se altere em velocidade, contexto, intimidade e até mesmo o significado. O u.u pode ter mais de uma interpretação, mas antes de conhecer um pouco mais sobre ele, vamos tentar entender como surgiu o fenômeno do internetês.

Mudanças notáveis ​​na escrita

Entre os muitos eventos que podem ser rastreados através do uso destas novas formas de comunicação é, por exemplo, a trema. Ela está diretamente relacionada com a evolução da linguagem e escrita.

Depois que ela passou a não mais ser usada, assim como se deram as alterações na reforma ortográfica, apresentaram-se grandes mudanças nos níveis de semântica, gramatica e morfossintaxe.

Veja também:

No entanto, embora haja tantas modificações ao longo do tempo, alterações e exclusões, nenhuma apresenta qualquer ameaça à unidade da linguagem como tal.

E como parte da modernização das formas de comunicação, veio a supressão das palavras. Assim, ao longo do tempo, ela evoluiu em um script que tende a exagerar os limites da economia de linguagem. Ou seja, a capacidade instintiva do orador pronunciar/escrever certas palavras abreviadas para acelerar a dinâmica do ato de se comunicar.

No caso das redes sociais, a velocidade da escrita, leitura e interação levou os participantes a desenvolver um código de abreviatura que às vezes desafia a compreensão de quem não está relacionado. O u.u é um exemplo claro disso.

Da mesma forma, a princípio, esse tipo de abreviatura não possuía total organicidade, respondendo mais às codificações centralizadas de certos usuários. Com o passar do tempo, e o mesmo fenômeno de superlotação da internet e das redes, foi criado um código de símbolos e comandos, que usuários de redes sociais como Facebook, Messenger, Twitter ou WhatsApp (para citar alguns) gerenciam perfeitamente, podendo encontrar ainda hoje glossários destes, com sua respectiva tradução.

u.u

Emoticons

Talvez, dentro dos novos símbolos, surgiram nomenclaturas e palavras nesse sistema de codificação, que tem origem nas redes sociais. As mais utilizadas são os emoticons.

Como seu nome indica, eles constituem ícones, baseados em faces arredondadas. Com eles são expressos diferentes gestos e uma grande variedade de emoções humanas que podem existir.

Nesse sentido, os emoticons formam uma opção gráfica, através da qual se demonstra um sentimento específico. É quase sempre usado para expressar rapidamente a opinião que se tem sobre um dado evento.

O que significa u.u?

No entanto, não o tempo todo, os usuários dessas redes ou plataformas buscam outras formas de interagir além dos emoticons. Eles buscam por algo que se encaixe perfeitamente no contexto comunicativo que está sendo mantido.

Para isso, as pessoas também têm desenvolvido símbolos tipográficos, composto de letras. Estes símbolos, que em uma determinada ordem, imitam e substituem os rostos sorridentes. Como dissemos acima, um bom exemplo disto é a expressão u.u.

De acordo com várias fontes encontradas sobre ele, as duas letras juntas seriam usadas para se referir ao rosto triste. Contudo, uma de suas nuances acaba se orientando no sentido de decepção. Por isso, em vez de colocar diretamente os dois pontos seguidos por um parêntese de início, para indicar arrependimento ou tristeza, os caracteres usados são u.u.

No entanto, essa expressão ou símbolo pode ter outros significados. Ao longo de seu uso, alguns internautas passaram a digitar as letras não apenas para se referir a algum evento que consideram lamentável ou decepcionante. Agora elas também podem ser entendidas como o equivalente a:

  • “O que você está dizendo?”;
  • “Você está brincando?”;
  • Como a primeira resposta a um comentário que, devido ao seu infeliz conteúdo, atordoa a pessoa com quem ele interage.

Da mesma forma, em algumas regiões da aldeia global, alguns usuários relatam usar este símbolo u.u bem como um gesto gráfico de empatia. Ele pode ser colocado em resposta a quaisquer comentários ou notícias trágicas. Desta forma, quem recebe a notícia, usa o u.u para mostrar que entende como a situação pode ser dolorosa para a outra pessoa.

U.U e mais alguns significados

Como é bem sabido, os símbolos também mudam de acordo com a cultura regional. Por isso acontecem em algo que tende à universalidade, como as redes sociais.

Nesse sentido, o significado de u.u pode ser um exemplo perfeito para explicar essas diferenças. A este respeito, seria suficiente salientar que este sinal, na nossa língua, é uma expressão de tristeza ou decepção, com alguns tons de solidariedade.

Além disso, algumas pessoas de determinados cantos do país, acabam usando o signo de forma um pouco diferente. Ao invés de referirem-se ao que citamos, o descrevem como simbolismo de algo um pouco chato, até mesmo de falta de interesse.

De fato, algumas fontes de vários pontos do Brasil traduzem para “maldição” ou um simples “não me importo”. Portanto, seu uso deve levar em consideração este tipo de diferenças semânticas, a fim de evitar cair em erros e mal-entendidos.

u.u

Exemplos de uso do símbolo u.u

Observe os exemplos abaixo e veja como é possível fazer uso das letrinhas:

  • O jurado daquele concurso é tão sem graça… u.u;
  • Entendo como foi difícil enfrentar o descaso dentro daquele hospital u.u;
  • Ele se acha demais, coitado u.u;
  • Não estou nem um pouco preocupada com a prova porque já li a matéria toda u.u;
  • Espero que não volte a sonhar com monstros u.u.

Outros tipos de emoticons que também fazem sucesso como o u.u

\õ/  ou \o/  – Braços erguidos para cima em sinal de alegria, felicidade;

/o/ – Uma variante do emoticon acima, com os braços erguidos para cima;

😀 – Rosto feliz, sorridente, alegre;

:3 – Rosto bonitinho, que está fazendo carinha engraçada;

:O) – Dando um sorriso com o nariz do palhaço;

*<:-) – Este é um palhaço;

<3 – Formato de um coração;

</3 – Formato de um coração que foi/está partido;

:-\ – Símbolo de confuso, que não entendeu a mensagem em si ou o seu conteúdo;

(@[email protected]) – Este também é o signo de estar confuso, contudo é lido/entendido na mesma posição em que se escreve, é óbvio).

E então? Agora entendeu o que significa u.u, vai usá-lo com mais frequência quando quiser exprimir desdém?

About the author

yasmin