Tecnologia

WhatsApp: definição, significado e muito mais

O WhatsApp é um aplicativo desenvolvido para a troca de mensagens instantâneas entre usuários conectados à internet através de smartphones.

Através do aplicativo os usuários podem compartilhar mensagens de texto, fotos e vídeos com qualquer pessoa, bastando que o destinatário aceite receber esses arquivos, mesmo não estando entre os seus contatos registrados na memória do telefone.

História

Lançado oficialmente em 2009 o WhatsApp é um projeto dos veteranos do Yahoo!, uma das primeiras e mais importantes empresas a oferecer serviços de internet.

O grande diferencial apresentado pelo aplicativo, e que fez com que rapidamente ele caísse nas graças dos usuários foi a forma como o software utiliza os contatos telefônicos salvos na memória dos telefones.

Após fazer o download do aplicativo, os usuários não precisam criar contas nem adicionar contatos ao próprio aplicativo começar a comunicação. O próprio WhatsApp analisa todos os contatos salvos no seu telefone e identifica quais deles já estão cadastrados no aplicativo e adiciona automaticamente essas pessoas na sua própria lista de contatos.

No primeiro semestre de 2012 o número de mensagens trocadas pelos usuários dentro do aplicativo passou saltou dos 2 bilhões para os 10 bilhões em agosto do mesmo ano.

Esse crescimento fez com que o Facebook fizesse uma oferta de compra do aplicativo em 2014 no valor de 16 bilhões de dólares. Os fundadores aceitaram a oferta e além da venda da empresa conquistaram também lugar no conselho administrativo do Facebook.

Em 2015 o WhatsApp registrou mais de 900 milhões de usuários, número que meses depois ficaria para trás, quando a empresa superou a marca de 1 bilhão de usuários. Esse número foi atingido por pouquíssimos serviços, entre eles o próprio Facebook.

Substituto do SMS

Com todo o crescimento do WhatsApp, logo o aplicativo passou a ser visto como um substituto natural do serviço tradicional de SMS.

Por ser muito mais prático e econômico, já que não existe nenhum custo adicional para o envio de mensagens instantâneas, o número de pessoas que deixou de utilizar a maneira convencional até então diminuiu drasticamente.

Essa migração dos usuários é muito semelhante a ocorrida com o surgimento do Skype e a mudança na forma com que passaram a ser feitas ligações internacionais.

Algumas curiosidades sobre o WhatsApp

Confira algumas curiosidades que circulam pela internet sobre o WhatsApp.

  • Estima-se que o aplicativo gera cerca de 1 milhão de novos usuários por dia;
  • O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do WhatsApp, perdendo apenas para a Índia;
  • Diariamente são compartilhadas cerca de 700 milhões de imagens pelos usuários;
  • Cerca de 40 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias através do aplicativo;
  • O Facebook já teria acumulado um prejuízo de mais de 200 milhões de dólares com o WhatsApp. O problema seria o fato de o aplicativo não exibir anúncios e cobrar apenas de algumas empresas pelo serviço;
  • Aponta-se que cerca de 80% dos smartphones no Brasil utilizam o WhatsApp;
  • Enquanto as empresas de desenvolvimento de software e aplicativos mais conhecidas possuem centenas de funcionários, o WhatsApp conta com um time de cerca de 50 pessoas apenas trabalhando em todas as áreas da empresa.

WhatsApp web

Essa é a ferramenta que permite que os usuários utilizem o serviço de mensagens instantâneas também em computadores.

Essa opção foi lançada em 2015 e possibilitou que os usuários utilizassem essa versão no navegador Google Chrome inicialmente.

A utilização dessa ferramenta é bem simples.

Basta acessar o site do WhatsApp Web e fazer o pareamento do celular com o navegador utilizando um código QR Code.

Isso fará com que o aplicativo seja aberto no seu navegador, e todos os seus contatos e conversas estarão disponíveis, assim como no smartphone.

Para utilizar a versão web é preciso que o celular tenha uma conexão com a internet.

WhatsApp Business

A versão do WhatsApp voltada totalmente para empresas foi lançada no início de 2018, inicialmente apenas em alguns países, entre eles o Brasil.

Esse aplicativo está disponível apenas para Android por enquanto, e para se cadastrar sua empresa basta preencher um cadastro rápido.

Segurança de dados

Apesar de surgirem sempre questionamentos sobre a segurança dos dados compartilhados através do WhatsApp o seu sistema de criptografia é considerado um dos mais seguros.

O aplicativo utiliza uma tecnologia de criptografia de ponta a ponta que é considerada extremamente segura pelos usuários.

Com esse sistema as únicas pessoas que conseguem acessar dados de uma conversa são a pessoa que enviou a mensagem e o seu destinatário.

Nem mesmo o próprio WhatsApp tem acesso a esse conteúdo, que passa pelos servidores da empresa como se fosse um envelope fechado.

Esse envelope só pode ser aberto pelos usuários envolvidos na conversa, onde cada um possui uma chave única que permite que apenas esses usuários possam acessar determinado conteúdo.

Para dar mais segurança e privacidade aos usuários o WhatsApp nem mesmo armazena as trocas de mensagens entre os seus usuários. Isso faz com que seja necessário realizar os backups de suas conversas na memória do aparelho ou na nuvem.

Esse sistema de criptografia de ponta a ponta também funciona normalmente no WhatsApp Web, mesmo sendo utilizado em computadores.

Isso faz com que o WhatsApp seja extremamente seguro em todas as plataformas onde ele pode ser utilizado.

Conclusão

O WhatsApp faz parte da vida de mais de 1 bulhão de pessoas ao redor do mundo para os mais diversos fins.

Enquanto muita gente utiliza o aplicativo para manter contato com familiares distantes, o número de pessoas que faz do WhatsApp uma forma de ganhar dinheiro vem aumentando a cada dia, onde é possível vender praticamente tudo.

Para isso os grupos que podem ser formados no aplicativo são uma excelente alternativa para quem está procurando alternativas para superar dificuldades financeiras e o desemprego.

Também não faltam os grupos do pessoal do trabalho, do futebol, da balada e das piadas, de onde pipocam centenas de mensagens durante o dia todo, fazendo com que você passe horas do seu dia de olho nas conversas.